Camila Bordonaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Camila Bordonaba
Camila Bordonaba
Camila Bordonaba em 2007.
Nome completo Camila Bordonaba Roldán
Nascimento 4 de setembro de 1984 (39 anos)
El Palomar, Buenos Aires
Nacionalidade argentina
Estatura 1,63 m
Ocupação atriz
cantora
compositora
modelo
filantropa

Camila Bordonaba Roldán (El Palomar, 4 de setembro de 1984) é uma ex atriz e cantora argentina mais conhecida por interpretar Marizza Pía na telenovela argentina Rebelde Way.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Camila é filha de Nora Roldán e Juan Carlos Bordonaba que já haviam tido filhos antes, Rodrigo e Melina, nasceu na província de El Palomar, que fica em Buenos Aires.

Começou sua carreira na televisão em 1987 aos 3 anos de idade, em um dos programas para crianças de mais sucesso até agora, Cantaniño.

Desta forma Camila começou a trabalhar na televisão, atuando, dançando e cantando.

Quando completou 8 anos, decidiu que queria atuar e tentar convencer seus pais de inscrevê-la numa escola de teatro.

Em 1996, com 12 anos, terminando o primário, decidiu realizar o casting para Chiquititas, produzido por Cris Morena e sendo selecionada entre milhares e milhares de candidatos. Na novela interpretava a Pato e depois interpreta Camila, personagem que também estará no filme da novela; Chiquititas - Cantinho de Luz (Chiquititas, Rincón de Luz).

Assim, Camila se converte em uma das melhores atrizes adolescentes da Argentina e sua vida muda. Camila trabalha durante 5 anos consecutivos em Chiquititas fazendo televisão e teatro, tudo ao mesmo tempo. Em 1998, Camila começa o secundário no Liceu N° 8 de Mataderos, Murguiondo 1568 (colégio municipal onde Camila estudava pela manhã).

Quando completou 10 anos, decidiu que queria atuar e tenta convencer seus pais de inscrevê-la numa escola de teatro.

Em 2001, Camila Bordonaba junto com seus companheiros e amigos de Chiquititas filmam o filme da novela, Chiquititas - Cantinho de Luz (Chiquititas, Rincón de Luz) produzida por Cris Morena, protagonizado por Romina Yan e Facundo Arana.

Em 2002 Cris Morena convoca Camila para sua nova super produção: Rebelde Way, onde dará vida a Marizza, a mais rebelde e transgressora do Elite Way School, lugar onde se desenrola a história. Este papel seria muito importante já que é ele que lhe faria conhecer a Argentina e outros países do mundo.

Esta novela se transforma em um grande êxito na Argentina e em outras partes do mundo como Israel e Espanha entre outros países.

Mas Camila não era só protagonista da novela, também formava uma banda composta pelos ex-companheiros de Chiquititas: Felipe Colombo, Luisana Lopilato e Benjamín Rojas, com o nome de Erreway.

A banda tem muito êxito e vende mais de 100.000 cópias, com o qual posteriormente se filma un filme que, de algum modo, põe fim à novela, chamado ErreWay: 4 Caminos (Erreway: 4 Caminhos).

Depois é convocada para a série El Patrón de la Vereda, onde interpreta uma garota que se apaixona por um homem mais velho que ela (Gustavo Bermudez) e onde também participam alguns de seus antigos companheiros de Rebelde Way, como Jazmin Beccar Varela e Pablo Heredia.

Em Julho de 2006, visita a Espanha com seu amigo e companheiro de Rebelde Way, Felipe Colombo, já que a banda e a série conseguem grande êxito no país. Posteriormente, em Dezembro de 2006, Camila, Felipe e Benjamín realizaram uma turnê pela Espanha de 1 a 7, que consta 5 shows, terminando a turnê em Madrid com grande êxito.

Em 2007 tem um papel na série Son de Fierro, interpretando Karina Andurregui, onde participou seu companheiro de Erreway, Felipe Colombo.

Atualmente largou a carreira de atriz e se dedica a um projeto filantropo chamado "Arcoyrá".

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 1998 namorou seu colega de elenco de Chiquititas e Rebelde Way, Benjamín Rojas. Em 2002 começou a namorar com Carlos "Chochi" um dos membros da produção de Erreway até que em 2007 colocaram um ponto final na relação.

Abriu um centro cultural em junto com seus amigos e com a ajuda de Felipe Colombo. Pouco tempo depois, Camila decidiu não viver mais em Buenos Aires, deixando esse espaço para seus amigos que a ajudaram a montar o espaço e passou a chamar Teatro Mandril. A partir de então, começou a viajar pela Argentina com seu motorhome, Teodoro, acompanhada por seus amigos. Vivia em El Peladero, um espaço independente situado nos arredores de Bahía Blanca. Se encarregando de realizar diversas tarefas comunitárias, como plantar sua própria comida.

Camila e Benjamín Rojas são padrinhos de Aurora, filha de seu companheiro de Erreway, Felipe Colombo.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Formato
1987 a 1992 Canta Niños Camila Bordonaba Seriado
1996 a 1998 Chiquititas Patricia "Pato" Paz Telenovela
1999 a 2001 Chiquititas Camila Bustillo Telenovela
2002-2003 Rebelde Way Marizza Pía Spirito Andrade Telenovela/Seriado
2004 Floricienta Paloma / Julieta Telenovela/Seriado
2005 El Patrón de la Vereda Sisí Telenovela
¿Quién es el Jefe? Juíza Seriado
2006 Gladiadores del Pompeya Violeta Allende Telenovela
2007-2008 Son de Fierro Karina Andurregui Telenovela
2008 Atracción x4 Malena Lacalle Telenovela


Teatro[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Formato
1997-2001 Chiquititas Pato/Camila Obra Teatral
2001 Chiquititas Camila Bustillo Obra Teatral
2002 Rebelde Way Ela mesma Concertos com a banda Erreway
2011 Una noche en el castillo Produtora Obra Teatral

Filmes[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Formato
2001 Chiquititas: Rincón de Luz Camila Bustillo Musical
2004 Erreway: 4 Caminos Marizza Pía Spirito/Andrade Cinematográfica
2011 Penumbra Victoria Terror

Referências

  1. «Benjamín Rojas y Felipe Colombo: los ex galanes de Rebelde Way se prueban como rockeros». www.lanacion.com.ar (em espanhol). 13 de novembro de 2013. Consultado em 4 de fevereiro de 2019