Carabineiros do Chile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carabineiros do Chile
Roundel of Carabineros de Chile.svg
Distintivo
País  Chile
Subordinação Ministério da Defesa Nacional/Interior
Missão Gendarmaria
Denominação Segurança Interna e Ordem Pública
Criação 27 de abril de 1927
Patrono Nossa Senhora do Carmo
Marcha Parada de los Grandes Hombres
Secunderabad
Grito de Guerra Ordem e Pátria
Orden y Patria

Carabineiros do Chile (em espanhol: Carabineros de Chile) é a instituição de polícia ostensiva (uniformizada) militar do Chile. É responsável, ainda por atuar na área de defesa civil naquele país.

Foi criada em 27 de abril de 1927, seu nome deriva dos corpos de cavalaria que portavam uma arma denominada carabina.

É a instituição encarregada de garantir a soberania, a ordem pública e o respeito às leis. Seu atual general-diretor é José Bernales Ramírez e o lema da instituição é "Ordem e Pátria" (Orden y Patria).

Depende do Ministério da Defesa Nacional, vinculando-se administrativamente por meio da Subsecretaria de Carabineiros e coordena-se para o controle da ordem pública com Ministério do Interior através de seus dirigentes regionais (Intendentes e Governadores).

A corporação possui uma divisão de polícia judiciária chamada "Policia de Investigaciones".

História[editar | editar código-fonte]

Suas origens remontam aos vigilantes noturnos conhecidos como "Dragones de la Reina" (Dragões da Rainha) cuja criação se deu em 1758, e foram denominados Dragões do Chile em 1812, bem como a outras instituições polícia e vigia locais.

Ao longo do tempo, cidades como Santiago e Valparaíso criaram suas próprias forças policiais, e em 1881 o governo nacional criou a "Policía Rural", voltada para o policiamento das áreas rurais do país. Entretanto, essas forças policiais dependiam das autoridades locais, que acabavam por influennciar negativamente em sues trabalhos, tirando a autonomia necessária para seu trabalho. Em 1896, ainda foi criada a "Policía Fiscal" para atuar em diversas cidades do país.

Veículos do Grupo de Operações Policiais Especiais

Em 1903, forma-se a primeira instituição com o nome de carabineiros - o Cuerpo de Carabineiros-, na região de Araucanía (cuja área, na época, era muito maior que atualmente) e no ano de 1908 funda-se a "Escuela de Carabineros", destinada a formação dos policiais que nela trabalhariam.

Em 1927, o presidente Carlos Ibáñez del Campo uniu a Polícia Fiscal, a Polícia Rural e o Corpo de Carabineiros formando os Carabineiros do Chile, agora sob direção nacional. Ibañez tornou-se, também, seu primeiro diretor geral.

Sob a liderança do General Cesar Mendoza Duran, os Carabineiros participaram do golpe estado de 1973, que derrubou o presidente Salvador Allende. Mendoza veio se tornar, posteriormente, diretor geral da corporação. Seus líderes foram membros da Junta de Governo Militar, ao longo de todo o governo, que durou entre 1973 e 1990, normalmente encarregado da administração do Ministério da Educação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carabineiros do Chile