Saltar para o conteúdo

Caramuru - A Invenção do Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.101.102.142 ( modificação suspeita : -87), para a edição 23142398 de Xqbot
Linha 32: Linha 32:
* [[Pedro Paulo Rangel]] .... Dom Jayme
* [[Pedro Paulo Rangel]] .... Dom Jayme
* [[Diogo Vilela]] .... Heitor
* [[Diogo Vilela]] .... Heitor
algumas pessoas ai ;d


== Curiosidades ==
== Curiosidades ==

Revisão das 23h18min de 5 de junho de 2011

Caramuru - a invenção do Brasil
 Brasil
2001 •  cor •  85 min 
Género comédia
Direção Guel Arraes
Roteiro Guel Arraes
Jorge Furtado
Elenco Selton Mello
Camila Pitanga
Deborah Secco
Tonico Pereira
Débora Bloch
Idioma português

Caramuru - a invenção do Brasil é uma minissérie e um filme brasileiro do gênero comédia, escrito e dirigido por Guel Arraes e Jorge Furtado.

Sinopse

O filme tem como ponto central a história de Diogo Álvares, artista português, pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira — a do Caramuru. Antes, porém, Diogo é responsável por uma confusão envolvendo os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Contratado por Dom Jaime, o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, ele acaba sendo joguete de uma francesa, Isabelle, que vive na corte em busca de ouro, poder e bons relacionamentos. Ela rouba-lhe o mapa e o artista é deportado. Na viagem, Diogo conhece Heitor, um degredado cult, quase precursor do que hoje em dia se conhece como mochileiro. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Atahyde naufraga. Mas Diogo consegue chegar ao Brasil e o infortúnio acaba sendo um auxílio para dar início à história de amor entre ele e Paraguaçu, a índia que conhece ao chegar ao novo mundo, ao paraíso bíblico sonhado. Mais tarde, a história do náufrago iria se espalhar, assim como a lenda de que ele foi o primeiro rei do Brasil.

O romance entre o descobridor e a nativa é, de fato, a história do triângulo amoroso entre Diogo, Paraguaçu e sua irmã Moema. Os três viviam em perfeita harmonia, sob os olhares do cacique Itaparica, chefe dos índios tupinambás, personagem com várias características da personalidade brasileira — nosso cacique é preguiçoso, malandro e, principalmente, engraçado. Até o desembarque oficial dos portugueses, quando a harmonia do novo mundo é interrompida pelos colonizadores. Diogo volta à Portugal para ser "condecorado" rei. Apaixonadas, Paraguaçu e Moema mergulham no mar atrás da caravela, mas só Paraguaçu chega à embarcação. Ela e Diogo continuam sua história de amor, com todos os impactos da cultura europeia na vida de uma linda índia.

Elenco

algumas pessoas ai ;d

Curiosidades

Muitas brincadeiras com as palavras e uso de gírias modernas nos diálogos dificultam o entendimento para públicos em geral que não são brasileiros.

Ver também

Predefinição:Portal-cinema

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.