Cardo-das-vinhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCardo-das-vinhas
Cardo-das-vinhas com abelhas
Cardo-das-vinhas com abelhas
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Cirsium
Espécie: C. arvense
Nome binomial
Cirsium arvense
(L.) Scop.

O cardo-das-vinhas, cardo-hemorroidal ou cardo-rasteiro[1] (Cirsium arvense) é uma planta do género Cirsium, nativa da Europa, Ásia e norte de África, considerada espécie invasora e daninha no Brasil, Canadá e Estados Unidos.

É uma planta perene herbácea com raizes subterrâneas que lançam talos, alcançando 1-2 metros de altura. As folhas são muito espinhosas e lobuladas de até 20 cm de largura e 2–3 cm de largura. As inflorescências terminais têm um diâmetro de 1–2 cm e cor rosa púrpura. As sementes têm 4–5 mm de comprimento e possuem um penacho que facilita a sua disseminação pelo vento.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Um pintassilgo a comer sementes de cardo-das-vinhas.

As sementes são um alimento importante para os pintassilgos e pintarroxos, e em menor escala para outros fringilídeos.[2] A sua folhagem serve de alimento a mais do que 20 espécies de lepidópteros, incluindo a borboleta bela-dama, e a Ectropis crepuscularia, e várias espécies de afídeos.[3][4][5]

Usos[editar | editar código-fonte]

Tal como outras espécies da família Cirsium, as raízes são comestíveis, ainda que raramente usadas, principalmente devido a sua tendência a originar flatulência em algumas pessoas. A raiz primária é considerada a mais nutritiva. As folhas são também comestíveis, ainda que os espinhos tornem a sua preparação para alimentação demasiadamente trabalhosa para valer a pena.[6]

Referências

  1. «Jardim Botânico UTAD | Espécie Cirsium arvense». Jardim Botânico UTAD. Consultado em 26 de novembro de 2022 
  2. (em inglês) Cramp, S., & Perrins, C. M. (1994). The Birds of the Western Palearctic. Vol. VIII: Crows to Finches. Oxford University Press, Oxford.
  3. (em inglês) Lepidópteros da Finlândia: Cirsium arvense
  4. (em inglês) The Ecology of Commanster: Cirsium arvense
  5. (em inglês) Flora Ecológica das Ilhas Britânicas: Phytophagous Insects for Cirsium arvense
  6. (em inglês) Plantas do futuro: Cirsium arvense
Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cardo-das-vinhas