Careto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o vírus de computador, veja Careto (informática).
Um conjunto de caretos no Carnaval de Podence.

Careto é um personagem mascarado do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. É um homem que usa uma máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas de amarelo, vermelho ou preto. Numa outra versão, a máscara, feita de madeira de amieiro decorada com chifres e outros apetrechos, é usada em Lazarim.

Origens[editar | editar código-fonte]

Pensa-se que a tradição dos Caretos tenha raízes célticas, de um período pré-romano. Provavelmente, está relacionada com a existência dos povos Galaicos (Gallaeci) e Brácaros (Bracari) na Galiza e no norte de Portugal.

Traje[editar | editar código-fonte]

O careto usa fatos às riscas, com capuz, de cores garridas, feitos de colchas com franjas compridas de vermelha, verde e amarela. Carrega bandoleiras com campainhas e enfiadas de chocalhos à cintura. Da sua indumentária faz também parte um pau ou cacete.

Citando o sítio oficial dos Caretos de Podence:[1]

Os Caretos usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos. A rusticidade do ambiente é indissociável desta figura misteriosa.

Festas[editar | editar código-fonte]

A festa dos caretos faz parte de uma tradição milenar que é celebrada em Portugal no Entrudo. Em Trás-os-Montes é celebrado em várias aldeias dos concelhos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros (especialmente Podence) e Vimioso, e no Alto Douro em Lazarim no concelho de Lamego.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pinela Tiza, António.Inverno Mágico. Ritos e Mistérios Transmontanos. Ed. Èsquilo. ISBN 972-8605-46-3
  • Costa, Luís Filipe. 2017.Caretos de Podence: História, Património e Turismo.Poética Edições. ISBN 978-989-99696-6-7

Referências

  1. O Careto - Traje Caretos de Podence.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Careto