Carlito Rocha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlito Rocha
Dados pessoais
Nascimento 1894
Morte 12 de março de 1981 (87 anos)
Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Profissão Jogador e técnico de futebol

Carlito Rocha, abreviação de Carlos Martins da Rocha (1894Rio de Janeiro, 12 de março de 1981), foi um futebolista e técnico brasileiro. Campeão carioca em 1912 (como jogador) e em 1935 (como técnico) pelo Botafogo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Considerado por muitos como um dos maiores botafoguenses de todos os tempos, nasceu em 1894, ano da fundação do Club de Regatas Botafogo, e ainda jovem, já defendia a camisa do Botafogo Football Club. Arrebatado, em 7 de setembro de 1918, acometido de pneumonia e sob intensa febre, entra em campo para enfrentar o América, o que lhe provocou um estado de coma e longo período de convalescença.

Foi atleta exemplar e dirigente denodado, tendo recebido todos os títulos e homenagens que o clube outorga a seus maiores. Presidente do Botafogo de 1948 a 1951, foi o grande líder da conquista do Campeonato Carioca de 48. Pode ser considerado o iniciador das crendices e superstições botafoguenses. Fez de um cachorrinho mascote, o célebre Biriba, e em dias de jogos, para afastar a má sorte, mandava dar nós nas cortinas da sede.

Morreu em decorrência de problemas cardiovasculares e renais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.