Carlos Calvo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Calvo
Carlos Calvo
Nascimento 26 de fevereiro de 1824
Montevidéu
Morte 2 de maio de 1906
Paris
Sepultamento Cemitério da Recoleta
Cidadania Argentina
Ocupação advogado, historiador, diplomata, político, escritor

Carlos Calvo (26 de fevereiro de 1824, Montevideu2 de maio de 1906, Paris) foi um jurista, diplomata e historiador que se educou e atuou na vida pública da Argentina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Montevideu no Uruguai mas foi cedo levado para Buenos Aires onde estudaria Direito e se especializaria em Direito internacional.

Como diplomata, Carlos Calvo representou durante muito tempo o Paraguai e Argentina na Alemanha, Bélgica, França, Grã-Bretanha, Rússia e Áustria.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Na França, em 1863 publicou sua obra mais importante, Derecho internacional teórico y práctico de Europa y América, em dois volumes e pouco antes de uma versão francesa. Nela expõe o princípio que logo se conheceria como "Doutrina Calvo". O livro foi muito bem acolhido pelos especialistas, e em 1887 a primeira edição em francês se ampliou para 6 volumes.

Entre 1862 e 1869 publicou em castelhano e francês quinze volumes sobre protocolo e diplomacia de países sulamericanos, e entre 1864 e 1875 os seus Annales historiques de la révolution de l'Amérique latine, em 5 volumes. Em 1885 foi destinado a Berlim, onde publicou Dictionnaire du droit international publique et privat.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.