Carro Presidencial dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cadillac One
GPA02-09 US SecretService press release 2009 Limousine Page 3 Image.jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
Carro Presidencial dos Estados Unidos
Produção 2009
Fabricante Cadillac (grupo General Motors)
Modelo
Carroceria Limousine
Modelos relacionados Cadillac DTS
Cadillac Escalade
Cronologia
Cadillac DTS 2005


O Carro Presidencial dos Estados Unidos (em inglês: Presidential State Car) ou simplesmente Cadillac One é o veículo oficial do Presidente dos Estados Unidos utilizado em cerimônias formais. Ao longo da história da presidência americana, o Cadillac Um já foi modificado várias vezes para acomodar melhor o presidente. Ao modelo do carro, geralmente um Cadillac, são adicionados vários equipamentos de segurança e alta tecnologia. Atualmente, o automóvel do presidente norte-americano é um Cadillac limousine modificado, apelidado de Cadillac One em referência ao avião presidencial, Air Force One. O código secreto para o veículo é "The Beast"."[1]

Modelo Atual[editar | editar código-fonte]

O atual veículo presidencial norte-americano foi fabricado pela General Motors e entrou em serviço no dia 20 de janeiro de 2009. A aparência do veículo é associada ao Cadillac DTS, entretanto o chassi foi insipirado pelo Chevrolet Kodiak. O jornal britânico The Guardian divulgou que o valor total do veículo seria de 300 mil dólares. O carro apresenta características atribuídas ao Cadillac Escalade.

O veículo foi totalmente equipado com acessórios de segurança elaborados pelo Serviço Secreto, que incluem: pneus run-flat, blindagem, vidros balísticos e sistema de iluminação fluorescente. O carro pode acomodar até 7 pessoas, sem contar com o motorista. Uma placa de vidro separa o motorista dos passageiros. Durante as viagens em território americano, o carro porta duas bandeiras do Presidente dos Estados Unidos no capô e, quando de visitas de estado, a limousine passa a portar a bandeira americana ao lado da bandeira do país visitado. O carro presidecial é transportado pelo Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea.

O consumo de combustível deste veículo é de cerca de 30 litros/100 km, ou seja, nas unidades utilizadas nos EUA, 8 milhas por galão[2][3][4][5].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sheryl Gay Stolberg (June 11, 2007). «Bush in Europe was a man on the run». International Herald Tribune [S.l.: s.n.] Consultado em 29 de janeiro de 2008  Verifique data em: |date= (ajuda)
  2. «Details Of Barrack Obama's Presidential Car». November 23, 2009. Consultado em 23 Março 2011  Verifique data em: |date= (ajuda)
  3. «Obama's presidential Car specification-The Luxurious Tank». 3 Março 2009. Consultado em 27 Março 2011 
  4. «Obama's Car on Obama Inspires Me web site». Consultado em 27 Março 2011 
  5. «Cadilac One – Obama Limo on Otozonecarreview». Consultado em 27 Março 2011 

Ver também[editar | editar código-fonte]