Catedral da Assunção (Thurles)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Catedral da Assunção
Cathedral of the Assumption
Vista da igreja
Estilo dominante Revivalismo românico
Arquiteto J.J McCarthy
Início da construção 1865
Fim da construção 1879
Religião Igreja Católica
Diocese Arquidiocese de Cashel e Emly
Website Site oficial
Geografia
País Irlanda
Região Condado Tipperary
Local Thurles
Coordenadas 52° 40' 49" N 7° 48' 32" E

Catedral da Assunção (em inglês: Cathedral of the Assumption) é a igreja mãe da província metropolitana de Munster e catedral da Arquidiocese de Cashel e Emly em Thurles, Condado Tipperary, na Irlanda, sé do arcebispo de Cashel e fica no local onde de antigas capelas, as únicas igreja católicas na cidade. Depois da Reforma Inglesa, muitos ativos da arquidiocese, incluindo a catedral na Rocha de Cashel foram tomadas pela Igreja da Irlanda. James Butler II (r. 1774–1791)[1], a ser nomeado pela Santa Sé, mudou sua residência e cátedra de Cashel para Thurles, onde seus sucessores continuam até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

Depois da apropriação dos ativos da igreja pela Igreja da Irlanda, a maior parte da população que ainda seguia o catolicismo romano foi obrigada a procurar outros locais de devoção. Da época da Reforma Inglesa em diante, os arcebispos nomeados por Roma transformavam em catedral a casa em Tipperary onde se escondiam das forças da coroa. Esta situação perdurou até o final do século XVIII, quando algumas das medidas mais duras das Leis Penais foram relaxadas.

Em 1857, o arcebispo Patrick Leahy revelou seu plano para substituir a "Grande Capela" (em inglês: Big Chapel), que era utilizada como igreja paroquial da cidade desde então, por, nas palavras do arcebispo Bray, "uma catedral digna da Arquidiocese de Cashel e Emly".

As obras começaram em 1865 e o impressionante edifício revivalista românico, com sua fachada baseada na Catedral de Pisa, Itália, foi consagrado pelo arcebispo Thomas Croke em 21 de junho de 1879.

Na Igreja da Irlanda, a história catedral na Rocha de Cashel foi fechada aos cultos em 1721 e uma nova catedral foi completada em 1784 — a Catedral de São Pedro, a Rocha.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O arquiteto foi J.J McCarthy e Barry McMullen conduziu as obras. J.C. Ashlin foi o responsável pelas paredes externas, as grades e a maior parte do acabamento.

O edifício conta com diversas importantes características arquitetônicas, como uma impressionante rosácea, um batistério e sua mais importante obra de arte, um sacrário de Giacomo della Porta, um pupilo de Michelangelo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Wikisource-logo.svg "Cashel" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catedral da Assunção (Thurles)