Centro Cultural de Viana do Castelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Centro Cultural de Viana do Castelo
Arquiteto Eduardo Souto de Moura
Inauguração 14 de julho de 2013
Proprietário atual Câmara Municipal de Viana do Castelo
Website http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/centro-cultural-de-viana-do-castelo
Geografia
País Portugal
Cidade Viana do Castelo
Coordenadas 41° 41' 24.7" N 8° 49' 43.8" O

O Centro Cultural de Viana do Castelo, um projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura, foi inaugurado dia 14 de julho de 2013, depois de atrasos no término da obra. O Centro Cultural de Viana está disponível para receber todo o tipo de eventos culturais e até torneios internacionais. É um projeto localizado na marginal da Foz do Lima, na praça Marques Júnior. Este arrojado projeto, com um fim multiúsos destina-se a ser a sede de eventos culturais, musicais, desportivos e de lazer.

O valor da obra ficou por volta dos 13 milhões de euros, o que inclui arranjos exteriores de 1,1 milhões de euros, acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e um parque para automóveis. O Centro Cultural é constituído por três pisos e tem uma área total de 3.792 m², utilizou 900 toneladas de aço para betão, tendo uma estrutura metálica de 1.200 toneladas.

Tem capacidade para 4 mil pessoas.

Na festa de inauguração participaram 32 associações culturais e desportivas de Viana do Castelo. Mais de 700 artistas presentearam os presentes com atuações de dança, poesia, teatro, música, bombos, folclore e ainda houve manifestações de zumba, judo, esgrima, karaté, entre outras atividades. O palco principal do Centro foi estreado pelo fadista Camané.

Referências[editar | editar código-fonte]


http://www.cm-viana-castelo.pt/