Centro Espacial de Xichang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro de Lançamentos de Satélites de Xichang

Centro de Lançamentos de Satélites de Xichang ou Centro Espacial de Xichang é o centro espacial da República Popular da China, localizado em Xichang, na província de Sichuan, no sudoeste do país. É a base utilizada para o lançamento de satélites geoestacionários e satélites lunares chineses. Também é o local de lançamento da maioria dos satélites comerciais estrangeiros. Xichang está situado em um clima subtropical com temperatura média de 16º Celsius.

O controle de lançamento está situado na cidade de Xichang, a 65 km de distância. O aeroporto de Xichang tem uma pista de pouso de 3.600 m, permitindo receber Boeing 747. Está situado ao norte dos subúrbios de Xichang. A ferrovia Chengdu-Kunming e a rodovia Sichuan-Yunnan ligam o centro de lançamento ao resto do país.

A base de lançamento contém o Centro de Operações, Centro Técnico, Centro de Comunicações, Centro de Comando e de Controle, Estação de Rastreamento, bem como demais instalações de apoio. Esta base de lançamento está subordinada ao Controle Central de Lançamento e Rastreamento de Satélites.

  • Edificações do Centro Técnico:
Edifício de montagem do veículo de lançamento. Utilizado para exame, testes e checagem final do veículo e dos equipamentos de terra. O edifício tem a capacidade de montar um foguete e de receber outro ao mesmo tempo.
Edifício de montagem da nave espacial. Unidade de testes, de abastecimento, montagem do motor de combustível sólido.
  • Nome oficial
Centro de Lançamentos de Satélites de Xichang
Xichang Satellite Launch Centre (XSLC) em ingles
Nome código militar: Base 27
  • Localização do centro:
Latitude: 28.10° N
Longitude: 102.30° E
Altitude: 1,800 m
Mínima Inclinação: 28.0°
Máxima Inclinação: 36.0°