Cenulfo da Mércia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cenulfo
Rei da Mércia

Cenulfo representado numa moeda (manco) de ouro do século IX[1]
Reinado 796-821
Rainha Cynegyth (possivelmente)
Cynegyth
Antecessor(a) Egfrido
Sucessor(a) Ceolulfo
Morte 821
Casa Dinastia C
Pai Cuteberto
Filho(s) Cynehelm
Cuoentrido

Cenulfo (em latim: Cenulfus; em inglês antigo: Coenwulf, Cenwulf, Kenulf ou Kenwulph) foi rei da Mércia de Dezembro de 796 até à sua morte em 821. Era descendente de um irmão do rei Penda, que governou Mércia em meados do século VII. Sucedeu a Egfrido, filho de Ofa; Egfrido só reinou por cinco meses, e Cenulfo subiu ao trono no mesmo ano em que Ofa morreu. Nos primeiros anos do reinado de Cenulfo, teve de lidar com uma revolta em Kent, que tinha estado sob o controlo de Ofa. Edberto Præ voltou do exílio na Frância, para reivindicar o trono de Kentish, e Cenulfo foi forçado a esperar pelo apoio papal antes que ele pudesse intervir. Quando o Papa Leão III concordou em condenar Edberto, Cenulfo invadiu e retomou o reino; Edberto foi preso, estava cego, e foram-lhe cortadas as mãos. Cenulfo também aparenta ter perdido o controlo do reino da Ânglia Oriental, durante a primeira parte do seu reinado, dado haver moedas cunhadas no reinado do rei Edualdo. As cunhagens no tempo de Cenulfo reaparecem em 805, indicando que o reino estava novamente sob o controlo de Mércia. Existem registos de várias campanhas de Cenulfo contra o País de Gales, mas apenas um conflito contra Nortúmbria em 801, embora seja provável que Cenulfo tenha continuado a apoiar os adversários do rei Erdulfo da Nortúmbria.

Cenulfo entrou em conflito com o Arcebispo da Cantuária, Vulfredo da Cantuária sobre a questão de saber se os leigos poderiam controlar casas religiosas, tais como os mosteiros. O colapso do relacionamento entre os dois chegou a um ponto onde o arcebispo foi incapaz de exercer as suas funções por pelo menos quatro anos. Uma solução parcial foi atingida em 822, com o sucessor de Cenulfo, o rei Ceolulfo, mas só em cerca de 826 é que um acordo final foi alcançado entre Vulfredo e a filha de Cenulfo, Cuoentrido, que tinha sido a principal beneficiária das garantias das propriedades religiosas de Cenulfo.

Cenulfo foi sucedido pelo seu irmão, Ceolulfo; uma lenda pós-Conquista afirma que o seu filho Cynehelm foi assassinado a tentar obter a sucessão. No espaço de dois anos, Ceolulfo foi deposto, e a realeza passou definitivamente para fora da família de Cenulfo. Cenulfo foi o último rei de Mércia a exercer um domínio substancial sobre outros reinos anglo-saxões. Uma década depois da sua morte, a ascensão de Wessex começou sob a administração do rei Egbert, e Mércia nunca recuperou a sua antiga posição de poder.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Fontes primárias

Fontes secundárias