Chambois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Chambois
12º Donjon
12º Donjon
Brasão de armas de Chambois
Brasão de armas
Chambois está localizado em: França
Chambois
Localização de Chambois na França
Coordenadas 48° 48' 21" N 0° 6' 22" E
País  França
Região Blason region fr Normandie.svg Normandia
Departamento Blason département fr Orne.svg Orne
Área
- Total 8,3 km²
Altitude 110 m
Altitude máxima 156 m
Altitude mínima 89 m
População (2010) [1]
 - Total 420
    • Densidade 50,6 hab./km²
Código Postal 61160
Código INSEE 61083

Chambois é uma comuna francesa no departamento da Orne. A cidade destaca-se pela sua torre normanda datada do século XII e fez parte da Bolsa de Falaise em 1944.

Torre Normanda[editar | editar código-fonte]

A torre normanda ou Donjon foi construída no século XII. É uma das raras torres de base quadrangular remanescentes na Normandia.

Falha de Falaise[editar | editar código-fonte]

Chamois foi palco de uma das mais sangrentas e decisivas batalhas da Batalha da Normandia, em Agosto de 1944, que também ficou conhecida como Bolsa de Falaise ou Falha de Falaise. Aqui, a 90ª Divisão de Infantaria (Estados Unidos) encontrou o 10º Regimento de Dragões da 1ª Divisão Blindada (Polônia) (Polonês 1 Dywizja Pancerna) na noite de 19 de agosto de 1944.

Por dois dias, poloneses e americanos defenderam a cidade contra assaltos contínuos lançados pelas esmagadoras forças inimigas (compostas principalmente por remanescentes do VII Exército Alemão), que fizeram milhares de prisioneiros. A batalha terminou quando o apoio aéreo aliado finalmente destruiu o que restava das forças alemãs.

O Memorial de Coudehard – Montormel [1], na vizinha Colina 262, preserva a memória da Bolsa de Falaise.

Video-games[editar | editar código-fonte]

No jogo Call of Duty 3, o jogador faz parte de uma série de missões nas quais os aliados avançam para o Falaise Gap em direção a Chambois. A Batalha de Chambois é o capítulo final do jogo.

No jogo Company of Heroes, o jogador é requisitado para tomar e defender uma série de pontes contra os ataques alemães em Chambois. Isto culmina com as forças americanas se juntando com soldados canadenses e poloneses.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chambois
  1. «Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013». www.insee.fr (em francês). INSEE. Dezembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2013