Chancy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Chancy
Comuna da Suíça

Brasão de armas
Ponte em Chancy
Administração
Cantão Genebra
Comunas
limítrofes
Avully e Avusy a Norte e Esta. A Oeste com a França
Prefixo telefónico 41(0)22
Língua oficial francês
Demografia
População 1 139 hab.
Densidade 212 hab./km²
Geografia
Coordenadas 46° 9′ N 5° 58' E
Altitude 428 m
Área 5.36 km²
Website oficial Chancy.ch
Localização


Chancy é uma comuna suíça do Cantão de Genebra que tem Avully e Avusy a Norte e Esta. A Sul a e Oeste a França, mas com o País de Gex a Oeste e a Alta Saboia a Sul, e com o Rio Ródano a fazer de fronteira natural a Este.

Chancy tem a particularidade de ser a comuna mais a Sudoeste do cantão e o local onde o Ródano deixa o território Helvético .

Segundo o Departamento Federal de Estatísticas, Chancy ocupa uma superfície de 5.36 km2 com uma cobertura agrícola de 32 % e unicamente 11 % habitável.

Como todas as comunas com fronteira com o País de Gex, Chancy sofreu das guerras entre os senhores de Genebra e os de Gex tendo passado de um ao outro segundo as influências. Além disso era na altura um ponto de passagem importante entre Genebra e Lyon na estrada que passava pelo Fort-l'Ecluse, pois era por lá que se acedia à margem direita do Ródano. Essa a razão porque depois da passagem por barco, que era perigosa porque num desfiladeiro, se tem vindo a construir pontes desde 1424 e o último em ferro foi construído em 1907.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chancy