Chapter One: The Vanishing of Will Byers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Chapter One: The Vanishing of Will Byers"
"Capítulo Um: O Desaparecimento de Will Byers" (BR)
1.º episódio da 1.ª temporada de Stranger Things
Informação geral
Direção The Duffer Brothers
Escritor(es) The Duffer Brothers
Produção
  • Matt Duffer
  • Ross Duffer
  • Shawn Levy
  • Cindy Holland
  • Iain Paterson
  • Matt Thunell
  • Dan Cohen
  • Emily Morris
  • Brian Wright
Canção(ões)
  • Kyle Dixon
  • Michael Stein
Direção de
fotografia
Tim Ives
Duração 48 minutos
Transmissão original 15 de julho de 2016 (2016-07-15)
Cronologia
"Chapter Two: The Weirdo on Maple Street"
Lista de episódios de Stranger Things

"Chapter One: The Vanishing of Will Byers" é o primeiro episódio da primeira temporada da série de televisão estadunidense de ficção científica e suspense Stranger Things. Foi lançado junto com a temporada completa, em 15 de julho de 2016, através do serviço de streaming Netflix. O episódio foi escrito, dirigido e produzido por Matt e Ross Duffer, também criadores da série, e gira em torno do misterioso desaparecimento do estudante Will Byers, enquanto um misterioso laboratório realiza experimentos sobrenaturais e paranormais com seres humanos, a aparição de uma criatura monstruosa e uma garota com poderes telecinéticos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O episódio começa com um cientista fugindo dentro do laboratório da fictícia cidade rural de Hawkins, no estado de Indiana, em novembro de 1983. Ao tentar escapar por um elevador, o cientista é morto brutalmente por uma criatura misteriosa.

Enquanto isso, nos subúrbios da cidade, o estudante do ensino fundamental Mike Wheeler (Finn Wolfhard) está no porão de sua casa com seus melhores amigos, Dustin Henderson (Gaten Matarazzo), Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) e Will Byers (Noah Schnapp). Ambos estão jogando um tabuleiro de Dungeons & Dragons, quando são interrompidos por Karen Wheeler (Cara Buono), mãe de Mike, insistindo que era muito tarde e que seus amigos deveriam ir para casa. No caminho, Dustin e Will apostam uma corrida de bicicleta, mas acabam se separando em ruas diferentes. Will acaba chegando perto de um bosque, que fica próximo ao Laboratório Nacional de Hawkins, até que uma figura misteriosa em meio às sombras o assusta, fazendo-o cair da bicicleta. Will percebe que alguma coisa está chegando perto e foge para sua casa, mas ao entrar, não encontra ninguém. Ao espiar pelo olho mágico da porta e vê uma criatura se aproximando, Will se esconde em um galpão de ferramentas no quintal de sua casa e pega uma espingarda para se proteger. Ao tentar carregar a arma, ele percebe que alguma coisa estava atrás dele e a lâmpada começa a piscar intensamente, até que a mesma se apaga e Will desaparece subitamente.

Na manhã seguinte, a mãe de Will, Joyce Byers (Winona Ryder), e seu irmão mais velho Jonathan Byers (Charlie Heaton), percebem que ele não está em casa. Joyce telefona para a casa de Mike para saber se Will dormiu lá, mas Karen a informa que Will fora embora na noite anterior. No Hawkins Middle School, a escola do ensino fundamental, Mike, Dustin e Lucas ficam preocupados com o sumiço de Will, até que dois valentões, Troy Walsh (Peyton Wich) e James Dante (Cade Jones), aparecem e fazem piadas com eles. Paralelo a isso, na escola de ensino médio, a Hawkins High School, a irmã mais velha de Mike, Nancy Wheeler (Natalia Dyer) tem um encontro secreto no banheiro com Steve Harrington (Joe Keery), o garoto popular do colégio, e fazem planos para se encontrarem mais tarde. Depois, Nancy se encontra no corredor com sua melhor amiga, Barbara "Barb" Holland (Shannon Purser).

Joyce vai até a delegacia e se encontra o chefe de polícia Jim Hopper (David Harbour), para registrar o desaparecido de Will. Hopper, inicialmente, tem duvidas sobre as alegações de Joyce, pois não havia relatos assim na cidade há muitos anos e que considerava Hawkins uma cidade pacata. Contudo, Joyce insiste em dizer que Will não fugiria de casa ou algo do tipo, e sua primeira intuição seria se comunicar com seu ex-marido, Lonnie (Ross Partridge), e questionar se Will estava com ele. No laboratório, o renomado cientista e diretor do laboratório, Dr. Martin Brenner (Matthew Modine), junto com uma equipe de cientistas vestem roupas de proteção e entra em uma área em quarentena, onde examinam algum tipo de matéria aparentemente biológica espalhada pelas paredes.

A cena corta para uma garota (Millie Bobby Brown) vestida com uma bata de hospital e com a cabeça completamente raspada caminhando pela floresta, até encontrar uma lanchonete, o Benny's Burgers. Ela entra escondida na cozinha e come uma porção de batatas fritas, porém o proprietário do estabelecimento, Benny Hammond (Chris Sullivan), percebe a presença da garota e a persegue.

De volta à Hawkins Middle School, depois da aula de ciências do professor Scott Clarke (Randy Havens), os garotos estão empolgados porque Scott iria mostrar o recém-chegado equipamento de rádio da escola. Hopper os interrompe para questionar os garotos sobre o paradeiro de Will. Após ouvir seus depoimentos, os manda ir direto para casa após a escola e os proíbe de tentar procurar Will, após eles insistirem para ajudar as autoridades.

Em uma cena de flashback, Joyce está na floresta à porta do Castelo Byers, um forte construído por Will nas proximidades de sua casa. Após entrar usando uma senha, ela surpreende Will com ingressos para ver o filme Poltergeist (1982). Will conta que não terá pesadelos, e que não fica mais assustado com filmes de terror. No presente, Joyce e Jonathan estão intensamente procurando por Will.

De volta ao Benny's Burgers, Benny alimenta a garota e tenta conversar com ela, o que se prova inútil, pois ela se mantém em silêncio. Ele percebe que a garota possui uma tatuagem do número onze no braço, e ela por meio de gestos conta que Onze era seu nome. Benny se afasta para fazer uma ligação para a assistência social, pois pensa que ela sofreu alguma forma de abuso e precisa de ajuda. Fora da vista de Benny, Eleven detém, usando apenas sua mente, o movimento de um ventilador cujo ruído a incomodava, revelando seus poderes de telecinesia.

No bosque, Hopper e sua equipe de policiais investigam a estrada e encontram a bicicleta Will, abandonada na floresta. Joyce tenta ligar para a seu ex-marido, mas é atendida por sua nova namorada, Cynthia (Stefanie Butler). Os policiais chegam com a bicicleta de Will. Hopper vasculha ao redor da casa em busca de pistas e é atraído para o galpão no qual Will desapareceu pelo cachorro que estranhamente late para o local. Lá dentro ele encontra uma espingarda carregada e sinais de luta. A lâmpada do cômodo começa a piscar, e Hopper é assustado por outro policial que adentrara no galpão sem que ele percebesse. Ele conta a sua equipe que precisam organizar um grupo de buscas.

Benny, no telefone com a assistência social, os chamam para pegar Onze. Mais tarde, uma mulher, Connie Frazier (Catherine Dyer) e uma equipe, que se diziam ser da assistência social, chegam para buscá-la. Benny convida a mulher para o jantar, e quando ele está de costas, ela atira nele. Na verdade, aqueles agentes eram do laboratório que estavam atrás de Onze, mas ao perceber a presença deles, ela usa suas habilidades telecinéticas para matar-los, e depois escapa. Mike, Dustin, e Lucas se encontram no porão e falam sobre se sentirem inúteis com o inquérito da polícia do desaparecimento de Will. Os meninos decidem se preparar para encontrar Will por conta própria, a contragosto das ordens da polícia. Enquanto isso, Nancy está ficando com Steve em seu quarto as escondidas.

Joyce recebe uma chamada sinistra, uma ligação estática em seu telefone de casa. Joyce diz para Jonathan que ela pode ouvir a respiração de Will e entra em pânico. As luzes da casa começam a piscar e o telefone acaba explodindo com a eletricidade, mas Joyce diz que conseguiu ouvir ruídos estranhos. Mike, Dustin e Lucas saem em direção ao bosque à procura de Will em uma noite de chuva, porém eles acabam encontrando Onze perdida na floresta e o episódio acaba.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente e participação especial[editar | editar código-fonte]

  • Noah Schnapp como William "Will" Byers
  • Joe Keery como Steve Harrington
  • Shannon Purser como Barbara "Barb" Holland
  • Joe Chrest como Ted Wheeler
  • Tinsley Price / Anniston Price como Holly Wheeler
  • Rob Morgan como Calvin Powell
  • John Paul Reynolds como Phil Callahan
  • Randy Havens como Scott Clarke
  • Catherine Dyer como Connie Frazier
  • Peyton Wich como Troy Walsh
  • Code Jones como James Dante
  • Mark Steger como O Monstro
  • Chester Rushing como Tommy Hagan
  • Chelsea Talmadge como Carol Perkins
  • Susan Shalhoub Larkin como Florence
  • Chris Sullivan como Benny Hammond
  • David Dwyer como Earl
  • Ross Partridge como Lonnie Byers (voz)
  • Stefanie Butler como Cynthia (voz)

Produção[editar | editar código-fonte]

Escolha de elenco[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2015, foi anunciado que Winona Ryder e David Harbour foram escalados para o elenco principal, interpretando Joyce Byers e Jim Hopper, respectivamente.[1] Em agosto, foi anunciado a escalação de Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Natalia Dyer e Charlie Heaton nos papeis centrais.[2] Em setembro, Cara Buono e Matthew Modine se juntaram ao elenco principal.[3][4] Em seguida, no elenco recorrente, Noah Schnapp, Joe Keery, Shannon Purser e Ross Partridge foram anunciados.[5][6]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em setembro de 2015 em Atlanta, Geórgia, enquanto a cidade de Jackson, no mesmo estado, foi escolhido para ser o cenário da fictícia cidade de Hawkins, no estado de Indiana.[7][8][9]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O episódio recebeu criticas positivas pela crítica especializada. O portal PopMatters observou que o show "captura o medo e os anos 1980 de forma tão brilhante que você pensaria que a Netflix injetou nele algum soro criado por cientistas malucos para garantir o máximo de merecimento".[10]

Os irmãos Duffer ganharam o Primetime Emmy Awards por seu excelente roteiro e direção para o episódio, bem como ganharam o prêmio do Directors Guild of America Outstanding Directorial Achievement por série de drama pelo episódio.[11][12][13]

Referências

  1. Ausiello, Michael; Ausiello, Michael (15 de junho de 2015). «Scoop: Winona Ryder to Headline Untitled Netflix Supernatural Thriller». TVLine (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
  2. Andreeva, Nellie; Andreeva, Nellie (20 de agosto de 2015). «Duffer Bros. Netflix Supernatural Drama Series Sets Young Cast, Gets Title». Deadline (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
  3. Petski, Denise; Petski, Denise (1 de setembro de 2015). «Cara Buono Joins Netflix's 'Stranger Things'; Dean Cain In 'Lady Dynamite'». Deadline (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
  4. «Netflix's 'Stranger Things' Adds Matthew Modine to Cast (Exclusive)». TheWrap (em inglês). 27 de outubro de 2015. Consultado em 25 de março de 2021 
  5. Petski, Denise; Petski, Denise (1 de setembro de 2015). «Ross Partridge Joins Netflix's 'Stranger Things'; Sarah Carter In 'Hawaii-Five-O'». Deadline (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
  6. R, Kayla; all (28 de outubro de 2016). «Two young Louisiana actors are featured in two buzzed-about Netflix shows». [225] (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
  7. «The Duffer Brothers Talk 'Stranger Things' Influences, 'It' Dreams and Netflix Phase 2». The Hollywood Reporter (em inglês). 1 de agosto de 2016. Consultado em 25 de março de 2021 
  8. «Netflix's Atlanta Filmed 'Stranger Things' Looks Amazing». Project Casting (em inglês). 10 de junho de 2016. Consultado em 25 de março de 2021 
  9. «New Netflix Show 'Stranger Things' Films in Georgia». Dacula, GA Patch (em inglês). 19 de julho de 2016. Consultado em 25 de março de 2021 
  10. «Stranger Things: Season 1, Episode 1 - "The Vanishing of Will Byers"». PopMatters (em inglês). 27 de julho de 2016. Consultado em 25 de março de 2021 
  11. Emmy Nominations 2017: Westworld, Stranger Things, Atlanta Among New Nominees - IGN (em inglês), consultado em 25 de março de 2021 
  12. Littleton, Cynthia; Littleton, Cynthia (11 de setembro de 2017). «Creative Arts Emmy Winners: 'Stranger Things,' 'Westworld,' 'Big Little Lies' Win Big — Complete List». Variety (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
  13. Hipes, Patrick; Hipes, Patrick (11 de janeiro de 2017). «DGA TV Awards Nominations: 'Stranger Things', 'Westworld' & 'Atlanta' On List; Docus Include 'OJ: Made In America'». Deadline (em inglês). Consultado em 25 de março de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre episódio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.