The Duffer Brothers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Matt Duffer e Ross Duffer
Matt (esquerda) e Ross (direita) na San Diego Comic-Con, em 2017.
Nascimento 15 de fevereiro de 1984 (35 anos)
Durham, Carolina do Norte,
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americanos
Cônjuge Ross:
Leigh Janiak (c. 2015)
Ocupação Roteiristas, diretores, produtores
Período de atividade 2005–presente

The Duffer Brothers, mais conhecidos no Brasil como Os Irmãos Duffer, (Durham, 15 de fevereiro de 1984) são os irmãos gêmeos americanos Matt Duffer e Ross Duffer, criadores da série Stranger Things da Netflix. Eles escrevem, dirigem e produzem séries de ficção científica e horror para o cinema e televisão. Também são conhecidos pelo filme de suspense Hidden e escreveram episódios para a série Wayward Pines.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois dos Irmãos Duffer escreverem e dirigirem vários curtas-metragens, seu roteiro para o filme de terror pós-apocalíptico, Hidden, foi adquirida pela Warner Bros. Pictures em 2011, logo depois que se formaram na faculdade. Os irmãos dirigiram o filme em 2012, que foi lançado em 2015. O diretor M. Night Shyamalan leu o roteiro e contratou-os como escritores/produtores na série de televisão Fox, Wayward Pines.

Stranger Things[editar | editar código-fonte]

A partir de sua experiência na televisão, eles iniciaram a idéia para fazer Stranger Things, que Dan Cohen apresentou para Shawn Levy. Com a produtora 21 Laps de Levy a bordo, a série foi rapidamente escolhida pela Netflix, e se passa na Indiana nos anos 80, sendo uma homenagem à cultura pop dos anos 80, inspirada e esteticamente informada pelos trabalhos de Steven Spielberg, John Carpenter, Stephen King e George Lucas, entre outros.

A série foi lançada em 15 de julho de 2016, com elogios esmagadores, especificamente por sua caracterização, ritmo, atmosfera, atuação, trilha sonora, direção, escrita e homenagem aos filmes de gênero dos anos 80 e, posteriormente, ganhou milhares de fãs online. O agregador de críticas Rotten Tomatoes atribuiu à série uma classificação de aprovação de 95%, com base em 82 críticas, com uma pontuação média ponderada de 7,96/10. O consenso crítico do site declara: "Excitante, comovente e às vezes assustador, Stranger Things atua como uma homenagem viciante aos filmes de Steven Spielberg e à televisão dos anos 80". Em 31 de agosto de 2016, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada de nove episódios, lançados em 27 de outubro de 2017. Em dezembro de 2017, a Netflix renovou a série para uma terceira temporada de oito episódios, lançados em 4 de julho de 2019.

Em 30 de setembro de 2019, a Netflix renovou a série para uma quarta temporada, que ainda está sem previsão de estreia. Além do anuncio de renovação, a Netflix anunciou que assinou um contrato de anos com os Irmãos Duffer para a produção de novos filmes e séries.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Os Irmãos Duffer nasceram em Durham, Carolina do Norte. Eles começaram a fazer filmes na terceira série usando uma câmera de vídeo Hi8 que foi um presente de seus pais. Eles se mudaram para Orange, California para estudar cinema na Universidade Chapman.

Ross Duffer no painel de Stranger Things na San Diego Comic-Con em 2017.

Ross Duffer se casou com a diretora Leigh Janiak em Palm Springs em dezembro de 2015. O casal se conheceu em 2006 em uma produção em Los Angeles, onde ele era estagiário e ela era assistente do produtor.[1] Desde 2016, Matt Duffer está namorando a cabeleireira e maquiadora do departamento de Stranger Things, Sarah Hindsgaul.[2][3]

Matt Duffer no painel de Stranger Things na San Diego Comic-Con em 2017.

Em março de 2018, os Irmãos Duffer foram acusados de abuso verbal no set de Stranger Things por uma ex-colega que trabalhou na produção. Ela afirmou em suas redes sociais que não voltaria para a terceira temporada da série porque os Irmãos Duffer criaram um ambiente de trabalho hostil para as mulheres. Os irmãos negaram essa alegação e uma investigação feita pela Netflix não encontrou nenhuma irregularidade. Os irmãos já haviam sido criticados por convencer a atriz adolescente Sadie Sink a realizar uma cena de beijo que não estava no roteiro. No entanto, Sadie disse que não se opôs.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Série Data de exibição Créditos Notas
Criadores Produtores Executivos Escritores Diretores
Wayward Pines 2015–2016 (Fox) Não Sim Sim Não
Stranger Things 2016–presente (Netflix) Sim Sim Sim Sim Criadores

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lindsey, Craig (July 9, 2016). "Durham's Duffer Brothers land on Netflix"The News & Observer. Retrieved August 1, 2016.
  2. Sneider, Jeff (December 1, 2011). "Warners buys spec from recent grads"Variety. Retrieved August 1, 2016.
    1. «Leigh Janiak, Ross Duffer». The New York Times. Consultado em April 19, 2018  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
    2. «Sarah Hindsgaul on Instagram» 
    3. «Sarah Hindsgaul on Instagram»