Charlotte Greenwood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charlotte Greenwood
Charlotte Greenwood
Nome completo Frances Charlotte Greenwood
Nascimento 25 de junho de 1890
Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Morte 28 de dezembro de 1977 (87 anos)
Los Angeles, California, Estados Unidos
Ocupação Atriz
Dançarina
Atividade 1915—1956
Progenitores Pai: Frank Greenwood
Cônjuge Martin Broones (1924-1971)
Cyril Ring (1915-1922)

Frances Charlotte Greenwood (25 de junho de 189028 de dezembro de 1977) foi uma atriz e dançarina norte-americana.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida na Filadélfia, Greenwood começou no teatro de vaudeville, e estrelou espetáculos na Broadway, filmes e rádio, ela era mais conhecido por suas longas pernas e chutes altos, e se auto-definia como a "... única mulher no mundo que poderia chutar uma girafa no olho."

Em 1913, o produtor teatral Oliver Morosco a convidou para o papel da rainha Ann Soforth em The Tik-Tok Man of Oz (mais conhecido como Tik-Tok of Oz). Em 1916, Morosco novamente a convidou para a peça teatral So Long Letty. Este papel fez dela uma estrela; ela repetiu-o em 1929 no filme de mesmo nome.

Ela apareceu em diversos filmes de Hollywood, co-estrelando ao lado de artistas célebres como Charles Ruggles, Betty Grable, Jimmy Durante, Eddie Cantor, Buster Keaton, e Carmen Miranda. A maioria de seus melhores trabalhos foram nos palcos, e elogiada por críticos como James Agate, Alexander Woollcott, e Claudia Cassidy. Um de seus papéis mais bem sucedidos foi como Juno no musical de Cole Porter Out of This World, devota da Ciência Cristã Charlotte Greenwood teria recusado o papel de uma "Madre Superiora" no musical The Sound of Music escrito por Rodgers & Hammerstein.[1][2]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Greenwood foi casada duas vezes, primeiro com o ator Cyril Ring, irmão da atriz Blanche Ring, seu segundo marido foi o compositor Martin Broones. A primeira união terminou em divórcio; a segundo com a morte Broones, Charlotte Greenwood não teve filhos em ambos os casamentos. Charlotte Greenwood morreu em Los Angeles, Califórnia, de causas não reveladas, aos 87 anos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Charlotte Greenwood em Down Argentine Way.

Referências

  1. Slide, Anthony. The Encyclopedia of Vaudeville pg 214.
  2. Hayter-Menzies, Grant, Charlotte Greenwood pgs 223 & 248.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hayter-Menzies, Grant. Charlotte Greenwood: The Life and Career of the Comic Star of Vaudeville, Radio and Film. McFarland & Company, Inc., Jefferson, North Carolina and London, 2007. ISBN 978-0-7864-2995-0.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]