Chris Rankin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chris Rankin
Nome completo Christopher William Rankin
Nascimento 8 de novembro de 1983 (33 anos)
Auckland, Nova Zelândia
 Reino Unido
Atividade 2001-presente
IMDb: (inglês)

Christopher William Rankin (Auckland, 8 de Novembro de 1983), é um ator neozelandês que reside actualmente na Inglaterra. Um dos seus principais papéis foi o de Percy Weasley no filme Harry Potter. Ele trabalha como irmão revoltado de Rony Weasley que sempre defende o Ministério da Magia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Christopher William Rankin nasceu no dia 8 de novembro de 1983 em Auckland, Nova Zelândia, onde morou até completar seis anos, idade na qual ele e sua famí­lia se mudaram para a Inglaterra. Foi aos 11 anos, como membro da companhia de teatro juvenil de sua escola, em Norfolk, que ele descobriu sua paixão por atuar. Enquanto esteve no colégio, Chris tomou parte em diversas produções, tas quais, “Grease”, “O Senhor das Moscas”, “My Fair Lady”, “O Rei e Eu” e até mesmo em uma versão do livro de C.S. Lewis “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”. Fez também uma aparição de última hora em “Os Miseráveis”, para substituir um dos membros do elenco que adoecera. Nota-se, desde então, certa simpatia do ator por musicais, ele mesmo admite adorar cantar e “simplesmente não conseguir parar”.

Em agosto de 2000, ele conseguiu o papel de Percy Weasley na série cinematográfica dos livros de Harry Potter, foi o começo de sua carreira profissional no cinema (sua estréia oficial nos teatros foi em “João e o pé de Feijão”, no Norwich Theatre Royal). Desde então, ele divide seu tempo entre longas, palco e televisão.

Assim como Rupert Grint, Chris Rankin também já era grande fã da série de J. K. Rowling antes mesmo de se candidatar a um papel nos filmes. De fato, o ator possui três porquinhos da Í­ndia chamados Fred, George (Jorge em Português-Brasileiro) e Dumbledore, e já comentou estar muito ansioso pela chegada do sétimo e último livro.

Além de trabalhar com cinema, ele também já trabalhou “no” cinema. Chris vendeu ingressos, limpou o chão e fez vários outros trabalhos rotineiros para os funcionários da rede UCI britânica. Seus pais acreditavam ser bom para o rapaz ter um emprego “normal” para que adquirisse mais maturidade e responsabilidade.

Em janeiro de 2004, ele e o diretor Jim Rymer fundaram a Companhia de Teatro Painted Horse. Em sua primeira produção, “Hedda Gabler”, Chris fez o papel de Wilert Loevborg. Trabalhou também em “Salomão” – que saiu em turnê pela região leste da Inglaterra, durante o ano de 2005. Na televisão, sua primeira aparição foi no drama de três partes “The Rotter’s Club”, produzido pela Company Pictures para a BBC.

Em 2007, Chris voltou ao cinema, mais uma vez no papel de Percy Weasley, no quinto filme da série Harry Potter (ele não esteve presente no anterior, Cálice de Fogo). Também interpretou Jack o Estripador, no audiolivro “Outono de Terror”, escrito por Neil Story.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2012 Life Outside desconhecido
2011 Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II Percy Weasley
The Stone
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I Percy Weasley
2007 Harry Potter e a Ordem da Fênix
2004 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2003 A Taste of Honey Geoff
2002 Harry Potter e a Câmara Secreta Percy Weasley
2001 Harry Potter e a Pedra Filosofal

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2006 Victoria Cross Heroes Henry Evelyn Wood (1 episódio) documentário
2006 Explode, Chapter Two: Into the Fold Chris Haines
2005 The Rotter's Club Waring 1 episódio
2004 Ministry of Mayhem Ele mesmo
2004 Smile Ele mesmo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.