Cinja Tillmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cinja Tillmann
Cinja Tillmann
Tillmann no Circuito Alemão de 2018
Informações pessoais
Nome completo Cinja Tillmann
Modalidade Voleibol de praia
Nascimento 13 de julho de 1991 (32 anos)
Senden, Alemanha
Nacionalidade alemã
Compleição Peso: 70 kg • Altura: 1,75 m
Medalhas
Competidora da  Alemanha
Campeonatos Mundiais
Bronze Roma 2022 Dupla
World Tour Finals
Prata Doha 2023 Dupla
Campeonato Europeu de Voleibol de Praia
Prata Jūrmala 2020 Dupla
Campeonato Europeu Sub-20
Ouro Catania 2010 Dupla

Cinja Tillmann (Senden, 13 de julho de 1991) é uma jogadora de voleibol de praia alemã que foi medalhista de ouro na edição do Campeonato Europeu de Vôlei de Praia Sub-20 de 2010 na Itália, além do vice-campeonato na edição do Campeonato Europeu de 2020, na Letônia.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Os primeiros passos no voleibol indoor deu-se em sua terra natal no ASV Senden, no ano de 2009 transferiu-se para o USC Münster e competiu na posição de levantadora, integrando o time B do clube na segunda divisão nacional, também jogando no time na primeira divisão.

Nas quadras ainda esteve em atividade na temporada de 2015 passou a atuar no TSV Bayer 04 Leverkusen, disputando a a segunda divisão, e obtendo o título da Região Norte; já no período de 2016-17 atuou pelo TV Gladbeck.[1]

Nas areias sua estreia foi ao lado de Teresa Mersmann, que em 2009 finalizaram na nona posição no Campeonato da Europa Sub-20 em Kos. Disputou no ano seguinte a edição do campeonato nacional na categoria Sub-20, quando esteve atuando com Isabel Schneider, e sagrou-se campeã; no mesmo ano disputou o Campeonato Europeu Sub-20 na Catania ao lado de Christine Aulenbrock e conquistam o ouro e disputaram naquele mesmo ano o Campeonato Mundial Sub-20 em Alanya.[2]

Em 2011 com Teresa Mersmann finalizou em quinto lugar no Campeonato da Europa Sub-23 no Porto, mesma posição obtida com Victoria Bieneck no Campeonato do Mundo Sub-21 em Halifax. No âmbito nacional, destacou-se com Teresa Mersmann e terminaram a temporada nacional de 2011, obtendo o terceiro posto na edição de 2012,[3] neste mesmo ano disputaram a edição do Campeonato Mundial Universitário em Maceió, avançaram em duas fase eliminatórias, mas, devido a sua parceira esteve doente, desistiram da continuidade e finalizaram no décimo sétimo posto geral, ao final de 2012 mudaram de parceria.

Em 2013 retomou a parceira com Christine Aulenbrock, representando o Hamburger SV, disputaram o Campeoonato Mundial Sub-23 realizado em Mysłowice, terminando na quinta colocação. No Circuito Alemão de Vôlei de Praia de 2013 (Smart Beach Tour), conquistaram as posições: vice-campeã em Binz e Norderney, o quarto lugar em Mannheim, o quinto lugar cada em Kühlungsborn e St. Peter-Ording e o sétimo lugar em Hamburgo, terminando na , válido pelo Circuito Mundial.

Após pausa na carreira por parte de sua parceira Aulenbrock, passou a competir ao lado de Katharina Schillerwein na temporada de 2014, e conquistaram a Supercopa Smart Beach Tour, obtendo as posições no campeonato nacional: vice-campeã em Binz, terceiro em Nuremberg, quinto em Münster e sétimo em Colônia, terminando no sétimo posto geral. Sagraram-se campeãs também na Beach Cup em Dresden ao vencerem a dupla Jana Köhler e Anni Schumacher. No Circuito Europeu de 2014 foram quartas colocadas na etapa Satélite em Antalya e em terceiro na de Vaduz.

Com a parceira de Katharina Schillerwein obteve melhores êxitos em 2015, vencendo cinco etapas do campeonato nacional, em Hamburgo, Dresden, Binz, St. Peter-Ording e Nuremberg, sendo um novo recorde quebrando o que foi estabelecido em 2001, finalizando no geral em quinto lugar; já pela etapa Satélite CEV venceram em Timișoara, na Romênia.

Iniciou o ano de 2016 ao lado de Katharina Schillerwein, terminaram em nono no Circuito Alemão, também conquistaaram o título da Supercopa Smart Beach em Münster. Obteve o terceiro lugar no Satélite CEV em Ankara, quando jogou provisoriamente com Sandra Seyfferth. Na sequência conquistou o titulo do Satélite CEV de Barcelona com Sandra Ittlinger, já em 2017 com Schillerwein em Vilnius e Mersin. Juntas ficaram na quinta posição geral no circuito nacional de 2017 e Schillerwein se aposentou das areias.

E no final de 2017 retomou a dupla com Teresa Mersmann até o final de 2018. Conquistaram no Circuito Mundial o título do Torneio de 1 estrela em Baden, Áustria, e o torneio de três estrelas em Tóquioem 2018, e no tres estrelas de Haiyang sagrou-se vice-campeã com Isabel Schneider. Conquistaram o bronze no Circuito Alemão (Techniker Beach Tour) ao vencerem as etapas de Münster, Nuremberg e Kühlungsborn.

A partir de 2019 formou dupla com Kim Behrens, venceram juntas duas etapas do Circuito Alemão (Techniker Beach Tour), terminando com o terceiro lugar geral; ainda terminaram na décima sétima posição no Torneio quatro estrelas de Xiamen, Jinjiang e Espinho, mesmo posto obtido no Campeonato Mundial de Hamburgo, sendo que no Campeonato Europeu em Moscou, obtiveram a nona posição.

Mantem um relacionamento com Thomas Kaczmarek e foi sua técnica até 2020.No Circuito Alemão de 2020 juntamente com Kim Behrens alcançou o terceiro lugar e no mesmo ano sagraram-se vice-campeãs no Campeonato Europeu em Jūrmala.A partir de 2021, passou a competir com Svenja Müller, ma no primeiro evento de Cancun, categoria quatro estrelas, do circuito mundial, atuou com Chantal Laboureur e finalizaram na quarta posição.

Títulos e resultados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Maximilian Lazar (15 de junho de 2016). «Vom heißen Sand geht's nun in die Halle». www.derwesten.de (em alemão). Consultado em 21 de abril de 2021 
  2. «Cinja Tillmanns Sommermärchen geht weiter». echo-muenster.de (em alemão). 13 de julho de 2010. Consultado em 21 de abril de 2021. Cópia arquivada em 17 de setembro de 2013 
  3. «Teresa Mersmann und Cinja Tillmann holen bei Deutscher Meisterschaft Bronzemedaille». Westfälische Nachrichten (em alemão). 27 de agosto de 2012. Consultado em 21 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]