Circulação pulmonar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ver também Circulação do sangue


Heart-and-lungs.jpg

Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.

Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

O sangue, pobre em oxigênio, entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.

O sangue, rico em oxigênio, passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.

Na pequena circulação, o sangue arterial (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pela artéria pulmonar. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares(com sangue rico em oxigênio).

Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.