Clemens von Pirquet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Clemens von Pirquet
Nascimento 12 de maio de 1874
Morte 28 de fevereiro de 1929 (54 anos)
Viena
Cidadania Áustria
Alma mater Universidade de Innsbruck
Ocupação imunologista, professor universitário
Empregador Universidade de Viena
Título barão
Causa da morte veneno

Clemens Peter von Pirquet, Freiherr (barão) von Pirquet (Viena, 12 de maio de 187428 de fevereiro de 1929) foi um cientista e pediatra austríaco, mais conhecido pelos seus contributos no campo da bacteriologia e da imunologia.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Estudou teologia na Universidade de Innsbruck e filosofia na de Louvain, antes de se inscrever na de Graz. Aí se graduou como médico em 1900, começando a praticar na clínica pediátrica de Viena.

Em 1906 ele reparou que os doentes que tinham recebido previamente injecções de soro de cavalo ou da vacina para a varíola tinham reacções mais rápidas e graves a uma segunda injecção. Juntamente com Béla Schick, cunhou o termo alergia (do grego allos que significa "outro" e ergon que significa "reacção") para descrever esta reacção de hípersensibilidade.

Pouco depois, as observações realizadas com a varíola levaram Pirquet a compreender que a tuberculina, que Robert Koch isolara em 1890 da bactéria que causa a tuberculose, podia conduzir a uma reacção semelhante. Mantoux desenvolveu as ideias de Pirquet no teste de Mantoux, no qual a tuberculina é injectada sob a pele, que se tornou um teste de diagnóstico para a tuberculose em 1907.

Em 1909 ele tornou-se professor no Hospital Johns Hopkins, recusando uma proposta para assumir um lugar no Instituto Pasteur de Paris. Em 1910 regressou à Europa para trabalhar em Breslau (agora Wrocław) e depois em Viena.

A 28 de Fevereiro de 1929, Clemens von Pirquet e a sua mulher suicidaram-se.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Wagner, Richard. Clemens von Pirquet: his life and work. Baltimore: Johns Hopkins Press, 1968.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]