Clube Atlético Aliança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aliança
Nome Clube Atlético Aliança
Alcunhas Galo Santanense
Mascote Galo
Principal rival Independente
Santana
Fundação 15 de novembro de 1995 (28 anos)
Estádio Estádio Municipal Antônio Villela
Capacidade 3 000 espectadores
Localização Santana, Amapá, Brasil
Presidente Evandro Freire Gomes
Competição Licenciado
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Clube Atlético Aliança é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santana, no estado do Amapá.

Atualmente encontra-se licenciado do Campeonato Amapaense de Futebol. Seu estádio é o Estádio Municipal Antônio Villela, com capacidade para 3.000 torcedores. Suas cores são azul e amarelo.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 15 de novembro de 1995, o Aliança estreou no futebol profissional com o título do Campeonato Amapaense[1]. Disputou ainda as edições de 1999 (vice-campeão) e 2000 (6º lugar), mesmo ano em que jogou a Copa Norte. Nesta última, terminou em último no Grupo B, que teve ainda Maranhão, River e Rio Negro.

Ausente das competições em 2001, o clube voltou ao futebol um ano depois, terminando o campeonato estadual em 8º lugar, seu pior desempenho na história. Em 2003, ficou na sexta posição.

Em 2004, o Aliança regularizou seu registro na Federação Amapaense de Futebol, mas não participou do Torneio Seletivo para o Campeonato Brasileiro da Série C junto com o Independente (outra das 3 equipes profissionais de Santana) e também não apresentou a documentação de registro juntamente com os demais clubes[2]. Segundo a FAF, o prazo de registro do Carcará e do Galo para o campeonato estadual já tinha se encerrado quando atualizaram os registros na entidade. Desde então, o clube não voltou a disputar campeonatos profissionais.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Amapaense 1 1998

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Memória: Aliança e Cristal os campeões esquecidos da história do Amapazão». ge.com. 25 de abril de 2020. Consultado em 22 de fevereiro de 2022 
  2. «Independente e Aliança fora do Estadual». Futebol do Norte. 10 de junho de 2004. Consultado em 22 de fevereiro de 2022 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.