Codorniz-comum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCodorniz-comum
Weibliche Wachtel (Coturnix coturnix).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Género: Coturnix
Espécie: C. coturnix
Nome binomial
Coturnix coturnix
(Linnaeus, 1758)
Ovo de codorniz-comum

A codorniz-comum é um membro da ordem dos galliformes (espécie Coturnix coturnix).[1] No entanto, algumas espécies do grupo dos Tinamiformes também são popularmente chamadas por esse nome.

Distinção entre espécies[editar | editar código-fonte]

Existe outra espécie dentro do género Coturnix, a Codorniz-japonesa (C. japonica) que em termos visuais é muito parecida com a Codorniz-comum (C. coturnix) e isso leva a que confundam muitas vezes entre as duas espécies. A forma mais fácil de identificar é através dos chamamentos que são bastante diferentes. A Codorniz-japonesa (conhecida como codorna[2] no Brasil) é a espécie que foi domesticada e que hoje é utilizada em todo mundo para produção de ovos e carne.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Este animal habita na Europa, e é uma ave migratória deslocando-se para o sul no verão para formar pares e reproduzir-se, voltando depois para o norte da europa.

Referências

  1. Linnaeus, C (1758). Systema naturae per regna tria naturae, secundum classes, ordines, genera, species, cum characteribus, differentiis, synonymis, locis. Tomus I. Editio decima, reformata. Holmiae. (Laurentii Salvii). p. 161. T. pedibus nudis, corpore griseo-maculate, supercilií albis, rectricibus margine lunulaque ferruginea. 
  2. Priberam. «Codorna». Consultado em 28 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Codorniz-comum