Coimbra iParque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Logo email iparque.png

O Coimbra iParque é um parque de ciência e tecnologia localizado na cidade de Coimbra - cidade reconhecida pela sua excelência em termos científicos e culturais[carece de fontes?] e que possui um dos ecossistemas de inovação mais dinâmicos de Portugal [carece de fontes?] .

O parque é gerido por uma sociedade especializada, a iParque – Parque para a Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde, EM, SA, cujo objecto social é dinamizar e apoiar pólos de inovação tecnológica, incubadoras de empresas e outras iniciativas associadas ao desenvolvimento económico, empreendedorismo, inovação e investigação.

A iParque disponibiliza:

  • Lotes de terreno, para instalação de empresas (incluindo unidades industriais);
  • Espaços de escritório, localizados no business center Leonardo Da Vinci;
  • Auditórios, salas de formação e salas de reunião, de diferentes dimensões e flexibilidade de configurações;
  • Data Center, servido por fibra óptica, para alojamento de servidores.


Para além disto, poderá ainda facilitar a ligação entre empresas, centros de investigação e mercados e disponibilizar um conjunto de serviços especializados de apoio à criação, ao desenvolvimento e à internacionalização de empresas.

Plano de Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O Coimbra iParque foi planeado segundo várias fases.

A primeira fase de loteamento e construção de infraestruturas foi concluída em meados de 2010.

Esta fase disponibilizou 14 lotes para instalação de empresas, com dimensões entre os 3.000 e os 33.000 m2, numa área total de 12 hectares. No final de 2013, 67% desta área já se encontrava vendida. A primeira empresa a instalar-se no parque iniciou a sua actividade em meados de 2011. Actualmente, cinco lotes contam com empresas em pleno funcionamento e um lote contém um edifício empresarial em construção (cuja conclusão é esperada para o 3º trimestre de 2014). Dois outros lotes encontram-se em fase de planeamento e projecto dos edifícios.

Após esta primeira fase deu-se também início à construção do business center Leonardo Da Vinci, propriedade da sociedade iParque, cuja entrada em pleno funcionamento está prevista para o 2º trimestre de 2014.

No futuro, serão disponibilizados, de forma gradual, novos lotes industriais no parque e novos espaços de escritório no edifício Nicola Tesla, especialmente concebido para esse efeito. Serão também disponibilizados novos espaços desportivos e de lazer. O Plano de Pormenor do parque prevê ainda uma zona residencial e de comércio/serviços.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.