Instituto Pedro Nunes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Disambig grey.svg Nota: IPN redireciona para este artigo. Para outras acepções, veja IPN (desambiguação).

Criado em 1991, na sequência de uma iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (IPN), é uma associação sem fins lucrativos que promove a inovação na área científica e tecnológica. Assumindo-se como instituição de ligação entre a Universidade e o mundo empresarial, o IPN realiza trabalhos de I&DT em consórcio com empresas, consultadoria e um diversificado conjunto de trabalhos técnicos e científicos, formação e promove a criação de empresas de base tecnológica através da sua incubadora de empresas.

Estrutura do IPN[editar | editar código-fonte]

LABGEO – Laboratório de Geotecnia: actua nas áreas científicas e técnicas de geotecnia e fundações. A principal área de serviços é a consultoria e a caracterização geológica e geotécnica dos terrenos através da realização de estudos, de ensaios de campo e de laboratório. A sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade da construção de estruturas geotécnicas, através de investigação aplicada e da promoção, desenvolvimento e aplicação de serviços na área da Geotecnia.

LAS – Laboratório de Automática e Sistemas: actua nas áreas da robótica, energia, automação, instrumentação e controlo do tecido empresarial e instituições, através do desenvolvimento e promoção da aplicação de novas tecnologias relacionadas com essas áreas. Este laboratório possui uma unidade denominada UAII - Unidade de Automação e Instrumentação Industrial, que visa reforçar as competências do Laboratório na área de instrumentação de aplicação industrial.

LEC- Laboratório de Electroanálise e Corrosão: actua sobretudo em áreas relacionadas com a corrosão electroquímica de materiais metálicos, e com a electroanálise para determinações quantitativas de metais tóxicos em águas e efluentes (através de ensaios electroanalíticos de voltametria de redissolução para a determinação de traços de catiões metálicos tóxicos - chumbo, cádmio, zinco, cobre, etc.).

LED&MAT - Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais: cobre os seguintes domínios: revestimentos para aplicações mecânicas, (protecção contra o desgaste e oxidação), recuperação de resíduos inorgânicos, injecção de materiais cerâmicos, novas ligas metálicas, selecção de materiais, análise de falhas de componentes em serviço, análise química de sólidos, tribologia, oxidação e corrosão, análise não destrutiva de materiais. Este laboratório integra também a UGRAN – Unidade de Caracterização e Certificação de Materiais Granulares, acreditada pelo IPQ desde 1994 (norma ISO 45001), dedicada essencialmente à determinação de granulometrias, superfícies específicas e densidades de materiais; e ainda a UMS – Unidade de Modificação de Superfícies.

LIS - Laboratório de Informática e Sistemas: possui competências em todas as áreas das Tecnologias de Informação e Comunicações, nomeadamente em Sistemas de Informação, Comunicações, Bases de dados, Sistemas Inteligentes, Informática Industrial, Sistemas Multimédia e Sistemas de Formação.

FITOLAB – Laboratório de Fitossanidade: O FitoLab dedica-se à detecção e investigação de pragas e doenças de espécies hortícolas, frutícolas e florestais. Este laboratório de fitossanidade independente conta com supervisão de docentes e investigadores ligados à Universidade de Coimbra e a uma das suas Unidades de I&D e reúne competências, conhecimentos e capacidade de resposta, garantido qualidade e celeridade nas suas avaliações.

VCI –Valorização do Conhecimento e Inovação: Visa catalisar processos de transferência de tecnologia através de: - GAPI - Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial junto dos investigadores, empresas e empreendedores; - Candidaturas a projectos de I&DT; - Marketing institucional e comercialização de tecnologias.


Incubadora de empresas - Existe no Instituto Pedro Nunes a primeira incubadora de empresas de base tecnológica da Região Centro. Alberga empresas inovadoras ou com uma componente de inovação por um período de três anos, proporcionando um conjunto de serviços de apoio, administrativos, comerciais e outros. Muitas das empresas são geradas a partir de acções de “spin-off” a partir da Universidade de Coimbra, ascendendo já o número total de empresas apoiadas a mais de uma centena.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Laboratório de Informática e Sistemas