Semana académica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Queima das Fitas)

A semana académica(pt) ou acadêmica(br) é um evento estudantil de instituições de ensino técnico e superior. Normalmente, cada instituição tem a sua própria semana acadêmica. Apesar do mesmo nome, as semanas em Portugal e no Brasil são ligeiramente diferentes.

No Brasil, a semana acadêmica é um evento estudantil em que ocorrem palestras e oficinas para os estudantes, ao invés de aulas normais. Geralmente pessoas de fora da instituição são convidadas para compartilhar conhecimento. Dependendo do curso ou da instituição, algumas palestras e eventos são cobrados, enquanto que em outras ela é gratuita.

Já em Portugal, é uma festividade que tem diversos nomes, variando por instituição ("Enterro" na Universidade de Aveiro, "Enterro da Gata" na Universidade do Minho etc.), sendo o mais comum "Queima", referindo-se à "Queima das Fitas", por ser o nome da semana acadêmica mais antiga do país - a da Universidade de Coimbra - e também o nome mais comum das semanas acadêmicas de todo o país. A semana académica do Algarve é conhecida pela famosa "benção das pastas" e é o maior evento da cidade de Faro.

No ano 2012, a Queima das Fitas de Coimbra bateu o recorde de espectadores num só concerto com a passagem de cerca de 60 mil pessoas pelo recinto na noite que a cidade dos estudantes recebeu o famoso DJ Steve Aoki. No final da semana festiva nesta cidade nesse mesmo ano, o recinto dos espetáculos viu passar 200 mil pessoas para assistir a concertos.

No ano seguinte, 2013, o DJ Hardwell ultrapassou a fasquia do ano anterior, e registrou o maior número de pessoas de sempre,na Queima das Fitas de Coimbra.

Queima das fitas[editar | editar código-fonte]

A tradição acadêmica da Queima das Fitas tem a sua origem em Coimbra, onde durante vários meses se desenvolvem atividades culturais e desportivas juntando toda a academia e os seus estudantes, na maioria das instituições uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo acadêmico.

Cortejo acadêmico do Porto[editar | editar código-fonte]

Cortejo da Queima das Fitas no Porto

Antes de mais, é importante dizer que tudo isso começou em Coimbra. Toda a tradição acadêmica radica na mais antiga universidade portuguesa. Originalmente, no cortejo, que faz parte das atividades acadêmicas da Queima das Fitas, os finalistas iam à frente e os carros alegóricos e os caloiros seguiam na parte traseira do cortejo. Atualmente, os finalistas vão espalhados pelas respectivas casas (instituições de ensino), imediatamente à frente do seu carro. Frequentemente, em cima dos carros vão os Fitados. Atrás do carro, a fechar cada casa vêm os caloiros. Nesse dia do cortejo, os caloiros, ao passarem pela tribuna, deixam de ser caloiros e passam a pastranos.

A ordem do cortejo é determinada pelo Magnum Consilium Veteranorum, órgão máximo da praxe portuense e conforme a antiguidade académica. Assim, em primeiro lugar desfilam as casas da Universidade do Porto, depois as da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, depois as do Instituto Politécnico do Porto. Seguem-se as demais instituições reconhecidas como integrando o Magnum Consilium, depois as chamadas casas convidadas (casas em processo de admissão ao Magnum Consilium Veteranorum) e por fim o Carnaval (casas sem nenhuma ligação ao Magnum Consilium Veteranorum, mas cuja presença é autorizada pelo mesmo). Encerra o cortejo uma casa da Academia, a Universidade Fernando Pessoa, que foi - em tempos idos - relegada para o último lugar.

O cortejo segue actualmente o trajecto Palácio de Cristal - Rua da Restauração - Cordoaria - Rua dos Clérigos - Avenida dos Aliados. Nesse último ponto, situa-se a tribuna, onde está o Reitor da Universidade do Porto (e outras autoridades acadêmicas e civis), a quem o Dux Veteranorum simbolicamente pede autorização para que a Academia Portucalense possa passar. Após isso, o Dux Veteranorum assume o seu lugar na tribuna e as casas começam a sua passagem.

Nos últimos anos, o cortejo tem começado pelas 15 horas, com a chegada junto da tribuna do Dux Veteranorum, devidamente acompanhado pelo Magnum Consilium e demais Veteranos, Decanos e antigos alunos, pelas 16h30, e tem durado até cerca das 2 horas da manhã já de quarta-feira.

A indumentária correta para todos os participantes no cortejo é o traje acadêmico, excepto para os caloiros. Os finalistas usam, com o traje acadêmico, uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição acadêmica como sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante, que receberam na Imposição de Insígnias (no Domingo anterior).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.