Calourada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A calourada é um evento em instituições de ensino brasileiras, quando para ingressar nessas, é necessário ser aprovado em um processo seletivo. Esse evento consiste na comemoração, da entrada de calouros alunos novatos nas instituições. Costuma ocorrer nos primeiros dias do período letivo, e pode durar de um dia até uma semana ou mais.[1]

Conceito de veteranos e calouros[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o veterano é popularmente conhecido como aquele que já passou do primeiro módulo, primeira série ou primeiro nível, enquanto o calouro é aquele que cursa a primeira etapa, mesmo se estiver repetindo ela.[2]

Para os alunos ingressos através de transferência (que costumam entrar depois da primeira etapa), a situação é ambígua.

Em algumas escolas em que cada etapa (série ou módulo) tem um ano de duração, é comum os calouros serem "libertados" (virarem veteranos) no dia 13 de maio, dia em que foi assinado a Lei Áurea, que aboliu a escravidão em 1888. Porém em todas as instituições de ensino semestrais, assim como a maioria das que possuem períodos letivos, o calouro apenas deixa de sê-lo quando passa de etapa.

Como ocorre a calourada[editar | editar código-fonte]

As calouradas podem ser organizadas pelos alunos, ou podem ser planejadas pela instituição (quando se quer controlar os trotes).[1]

Teoricamente, as calouradas são planejadas para serem pacíficas, com gincanas, sorteio de prêmios e palestras com os professores.

É comum a instituição formar salva-calouros, pessoas que funcionam como vigias para proteger calouros de trotes maiores.

Por vezes, a calourada pode fugir do que foi planejado e passar a ter momentos de violência e atividades que acabam a ir contra a ética, além de danificar os equipamentos e a estrutura da escola.

Trote[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Trote estudantil

É conhecido como trote as formas (geralmente agressivas) dos veteranos receberem os calouros, apesar de que o trote pode também ser praticado por professores e funcionários do estabelecimento de ensino.

O trote passa a ser motivo de ocorrência quando um veterano o faz em um calouro que não quer participar deste.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «O que rola nas calouradas? – Integraê». Consultado em 14 de setembro de 2022 
  2. S.A, Priberam Informática. «veterano». Dicionário Priberam. Consultado em 14 de setembro de 2022