Encontro Nacional dos Estudantes de Design

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design) é um evento sem fins lucrativos de caráter acadêmico, social, cultural, científico e político[1], realizado anualmente desde 1991. Um encontro itinerante organizado pela CONDe (Comissão Organizadora do N Design) que é composta por estudantes da cidade sede da edição atual que recebem apoio institucional das universidades locais.

O N Design é organizado para propiciar aperfeiçoamento pessoal, disseminação de conhecimento e integração à comunidade brasileira de Design, diante de um cenário em que são raras as oportunidades de unir tão grande número de culturas em um ambiente focado na produção de conteúdo, difusão cultural e no intercâmbio de experiências. O encontro também visa proporcionar aos participantes diferentes fontes de conhecimento além das tradicionais, isto acontece através da interação entre os participantes e do contato com profissionais. Além de promover o crescimento e amadurecimento pessoal e profissional, contribui­ para a formação de cidadãos, estimulando a consciência da importância do design no país como fator de desenvolvimento social.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A iniciativa de buscar um fórum próprio anual direcionado para os interesses estudantis surgiu devido ao volume de participações dos estudantes nos eventos de desenho industrial. Em outubro de 1990, paralelamente à Bienal de Design em Curitiba, surgiu o Pré­ENED que reuniu estudantes para deliberar sobre a realização do 1º Encontro Nacional de Estudantes de Design[2]. No ano seguinte, no Rio de janeiro, houve o 2º Pré­ENED em dezembro, onde foi aprovada que Curitiba sediaria o que viria a ser o 1º N Design, com o objetivo de criar um espaço para o encontro de todos os estudantes de Design do país, e assim promover discussões, troca de ideias e geração de soluções para as questões relativas ao mundo do Design.

Em 21 anos de realização, o N Design conseguiu se consolidar como um dos maiores eventos em toda a América Latina[3], tornando­-se referência de qualidade na área de Design, ocorrendo em cidades das várias regiões brasileiras. No ano de 2007, em Florianópolis­ - SC, atingiu­ o maior número registrado de participantes, totalizando 4.532[4].

Diante de uma necessidade crescente de representação dos estudantes diante da sociedade, em 1996 foi criado o Conselho Nacional de Estudantes de Design. O CoNE Design é uma associação estudantil, apartidária e sem fins lucrativos que representa os estudantes dos cursos superiores de design do Brasil, sendo sua principal função promover o design estimulando o estudo, a análise e a discussão na área e lutando pelo aprimoramento do ensino superior de design brasileiro.

As iniciativas do CoNE Design são realizadas pelos próprios estudantes e têm como principal objetivo integrar todos os futuros profissionais estimulando a discussão na área. A estrutura inicial criada foi uma instituição administrada por uma Secretaria Nacional e cinco Secretarias Regionais: Sul; São Paulo; Rio de Janeiro e Espírito Santo; Centro­-Oeste e Minas Gerais; Norte e Nordeste. Em 2004 ele deixou de ter uma Secretaria Nacional centralizada em uma única instituição de ensino e passou a contar com um modelo de Secretaria Nacional Descentralizada. Durante o 16º N Design, em Brasília, em julho de 2006, o modelo atual de apresentação do CoNE Design foi aprovado, sendo implantado em caráter experimental para seu registro jurídico realizar­-se no primeiro CoNE Design de 2007, em Florianópolis, Santa Catarina, procurando firmar­-se nas Entidades de Base e em seus encontros, fortalecendo ações locais, a representatividade e a atuação no cenário nacional.

Tabela com histórico de edições do NDesign[5][editar | editar código-fonte]

Edição Ano Cidade Tema
I 1991 Paraná Curitiba
II 1992 Rio Grande do Sul Santa Maria Identidade e Sociedade
III 1993 Minas Gerais Belo Horizonte Demandas e Perspectivas
IV 1994 Rio de Janeiro Rio de Janeiro Qual a cara do estudante de Design Brasileiro?
V 1995 Pernambuco Recife Onde estão os Criadores?
VI 1996 Maranhão São Luís Democratizando o Design
VII 1997 São Paulo São Paulo Pluralidade e Diversidade do Design
VIII 1998 Paraná Curitiba Design para Todos: vamos mostrar a cara
IX 1999 Distrito Federal (Brasil) Brasília Design: Reconhecer pelo Conhecimento
X 2000 Bahia Salvador N Passos a Frente
XI 2001 Pernambuco Recife Educação em Design/Mercado de Trabalho/Valorização da Profissão/Interdisciplinaridade
XII 2002 São Paulo Bauru
XIII 2003 Minas Gerais Belo Horizonte Design por Necessidade
XIV 2004 Rio Grande do Sul Santa Maria Design Emergente
XV 2005 Maranhão São Luís PontaPonta
XVI 2006 Distrito Federal (Brasil) Brasília Aberto para balanço
XVII 2007 Santa Catarina Florianópolis Agite antes de usar
XVIII 2008 Amazonas Manaus Waty'Amá (maturidade)
XIX 2009 Pernambuco Olinda "Manguebit" Enfoque no Design Social
XX 2010 Paraná Curitiba Imersão
XXI 2011 Rio de Janeiro Rio de Janeiro Aonde você pensa que vai?
XXII 2012 Minas Gerais Belo Horizonte NJeitos
XXIII 2013 Bahia Salvador Insira seu contexto aqui
XXIV 2014 Goiás Goiânia Mude seu estado_
XXV 2015 São Paulo São Paulo Movimento: Da potência ao ato
XXVI 2016 João Pessoa Pluralidade, Regionalismo e Cultura
XXVII 2017 Paraná Curitiba Acessibilidade/Coletividade & Autonomia/Espaço & Corpo/Representatividade & Empoderamento/Popularização do Design e da Universidade.
XXVIII 2018 São Paulo Bauru N(OVO)
XXIX 2019 Maranhão São Luís N Ação

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]