Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba
Schweizerschule Curitiba
Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba
Entrada do Colégio no ano de 2000
Informação
Localização Rua Wanda dos Santos Mallmann, 456, Centro-Pinhais CEP: 83323-400, Pinhais(PR) - Brasil
Tipo de instituição internacional, bilingüe, particular
ensino infantil - ensino fundamental - ensino médio
Fundação 1979/81
Idioma(s) Português - alemão - inglês
Diretor(a)
  • Marc Schumacher diretor suíço
  • Denise Spredemann Friesen diretora pedagógica
Número de estudantes 630 aproximadamente
Página oficial
https://www.chpr.aesb.com.br
Chalet für eine Kindergartengruppe
Chalé para um grupo de jardim de infância do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba
Werkzeugwand
Parede de ferramentas na disciplina "Werken" (Trabalhos Manuais) do Colégio Suíça-Brasileiro de Curitiba

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba (em alemão: Schweizerschule Curitiba) é uma escola internacional, bilíngue particular reconhecida pelo estado brasileiro do Paraná e também pela Suíça. É a única escola em Curitiba com alemão e português como idiomas de instrução. A escola inclui ensino infantil, fundamental e médio. Os estudantes podem adquirir diplomas em alemão, inglês e francês [1] e concluir o ensino médio com o Diploma Internacional de Bacharelado [2], que permite o acesso a muitas universidades e faculdades no Brasil e no exterior. A escola está localizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

História[editar | editar código-fonte]

A construção da gigantesca usina hidrelétrica binacional de Itaipú, onde a ABB (então Brown, Bovery & Cie, abreviada para BBC) e outras empresas europeias também estavam envolvidas, muitos especialistas da Suíça, Alemanha e Áustria se mudaram para Curitiba. Com eles começa a história do Colégio Suíço-Brasileira de Curitiba. [3]

Em 1979, foi fundada a "Associação Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba". O colégio foi aberto em 1980. Sob o patrocínio do cantão de Aargau, em 1983, o Governo Suíço reconheceu o colégio. No mesmo ano mudou-se o colégio para um prédio alugado no bairro Água Verde em Curitiba. O ano letivo do 1993 iniciou com a inauguração do novo edifício em Pinhais. Em 1995 acrescentou-se a parte da educação infantil e em 1999 foi construído o edifício que alberga o ensino médio com várias salas de aula, dois laboratórios de ciências naturais e um salão de atos. Além disso, o Colégio tornou-se membro da International Baccalaureate Organization (IBO).

No ano de 2000 foi inaugurado o chalé para a creche para crianças de 3 a 4 anos. No mesmo ano o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba fusionou com a Escola Suíça-Brasileira de São Paulo. No ano de 2001 formaram-se os primeiros alunos do colégio com o diploma do Bacharelado Internacional (IB). Desde 2002 o colégio dispõe de uma biblioteca bilíngue. Em 2007, o colégio aumentou a sua infraestrutura com mais um chalé e novas salas para o acompanhamento de crianças à tarde, para o ensino dos trabalhos manuais, a manutenção e com um pavilhão de esporte. Em 2010 o colégio obteve o certificado ISO 9001/2008. Em 2018 iniciou-se a ampliação de colégio com um novo complexo de edifícios em um terreno vizinho[4]. Em 2020 foi inaugurado o novo prédio da instituição.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Além das salas de aula necessárias, os alunos têm um pavilhão esportivo, uma biblioteca bilíngue, dois laboratórios científicos, uma sala de informática, um workshop para a disciplina de trabalhos manuais, um auditório, uma cafeteria e vários espaços ao ar livre para o recreio.

Web links[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Diplomas de idiomas». Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Consultado em 20 de novembro de 2019 
  2. «International Baccalaureate Diploma». International Baccalaureate Organization. Consultado em 20 de novembro de 2019 
  3. Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. «História». Consultado em 8 de dezembro de 2019 
  4. Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. «Swiss School Channel (Youtube)». Consultado em 8 de dezembro de 2019