Consolata Betrone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Consolata Betrone
Nascimento 6 de abril de 1903
Saluzzo
Morte 18 de julho de 1946 (43 anos)
Moncalieri
Cidadania Itália, Reino de Itália
Ocupação freira, religioso
Religião Igreja Católica

Sor Maria Consolata Betrone, nascida Pierina Betrone, Saluzzo, 6 de abril de 1903Moncalieri 18 de julho de 1943) foi uma religiosa italiana e mística capuchinha da Ordem das Clarissas Capuchinhas.

É considerada por muitos como a sucessora de Santa Teresa de Lisieux e a quem Jesus terá ensinado directamente, segundo as memórias do Padre Lorenzo Sales (ver bibliografia abaixo citada), confessor da religiosa, a jaculatória perpétua para salvação das almas (fórmula do acto incessante de amor):"Jesus, Maria,amo-Vos: salvai almas!" e a invocação perpétua do Santo Nome.

Para o metafísico suíço Frithjof Schuon, a mensagem de Consolata Betrone apresenta uma importância central na nossa época, na medida em que conecta a via da infância espiritual de Santa Teresinha (o pequenino caminho de amor) com a via invocatória (a fórmula prática, breve e completa para dar expressão aos impulsos de amor e de apostolado). Segundo o historiador das religiões brasileiro Mateus Soares de Azevedo, Consolata Betrone foi um dos luminares espirituais do século XX, juntamente com o Padre Pio de Pietrelcina, o sheikh Ahmad al-Alawi e o sábio indiano Shri Ramana Maharshi.[1]

As mensagens que a Irmã Consolata Betrone recebeu de Jesus podem ser encontradas nos escritos deixados pelo Padre Lorenzo Sales.

Processo Canónico[editar | editar código-fonte]

"A vida dos santos é para os outros norma de vida": com estas palavras, proferidas no Santuário de Maria Auxiliadora, em 8 de Fevereiro de 1995, o Arcebispo de Turim, Cardeal Giovanni Saldarini, deu início ao processo canónico para cinco causas de beatificação. Entre elas, encontrava-se a da Irmã Maria Consolata Betrone.

Em 23 de Abril de 1999, o Processo Informativo foi encerrado em Turim e enviada para Roma a Causa de Beatificação.

Oração[editar | editar código-fonte]

Oração, com aprovação eclesiástica, retirada do livro “O Coração de Jesus ao Mundo”, que inclui o “Tratado sobre o pequeníssimo caminho de amor”, do Pe Lorenzo Sales (Ed. Paulinas, Portugal, 2003).

Pai de toda a misericórdia, suscitaste no meio de nós, a tua serva Irmã Maria Consolata Betrone, para difundir no mundo o incessante acto de amor ao teu Filho Jesus, no caminho simples da confiança e do amor.

Faz com que também nós, guiados pelo Espírito, sejamos ardentes testemunhas do teu amor e, na tua imensa bondade, concede-nos por sua intercessão as graças de que necessitamos.

Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ámen.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ver a este respeito seus livros "A Inteligência da Fé: Cristianismo, Islã e Judaísmo" (Rio de Janeiro, 2006, pp. 155-163) e "Ye Shall know the Truth: Christianity and the Perennial Philosophy" (EUA, 2005, p. 267]).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]