Constante de acidez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ácido acético, CH3COOH, um ácido fraco, doa um próton (íon hidrogênio, destacado em verde) à água em uma reação de equilíbrio presultando o íon acetato e o íon hidrônio. Em vermelho, oxigênio, em preto, carbono, em branco, o hidrogênio.

Em química, a constante de acidez Ka, também chamada constante de dissociação ácida ou constante de ionização ácida, é uma constante de equilíbrio que exprime o grau de dissociação para um dado ácido de Brønsted numa reação de equilíbrio químico.[1] Tal constante possui definições diferentes para ácidos fortes, moderados e fracos.

Definição matemática[editar | editar código-fonte]

Dado um ácido fraco , sua dissolução em água está sujeita a um equilíbrio:

Ou, simplificadamente:

A constante de acidez ou constante de dissociação ácida, , de HA/A- é definida por:

Onde indica a concentração molar do ácido numa solução aquosa..

A constante de acidez é proporcional a concentração dos ions formados. Portanto, quanto maior o valor de mais ionizado é o ácido, consequentemente maior a sua força.

A constante de acidez depende da temperatura.

Quando a ionização ocorrer por etapas haverá uma constante de acidez para cada etapa:

Primeira etapa:

Segunda etapa:

A acidez pode também ser expressa pelo :

(cologaritmo do )

Quanto maior o valor de maior a força do ácido. Menor valor de , menor a extensão da dissociação. Um ácido fraco tem um valor de na faixa de aproximadamente −2 a 12 em água. Ácidos com um valor de menor que aproximadamente −2 são ditos ácidos fortes; um ácido forte é quase totalmente dissociado em solução aquosa, sendo que a concentração do ácido não dissociado é indetectável.[2] Valores de para ácidos fortes podem, entretanto, ser estimados por meios teóricos ou por extrapolação de medições em solventes não aquosos nos quais a constante de dissociação é menor, tais como acetonitrila e dimetilsulfóxido. Tal constante possui mais de um valor em ácidos polipróticos, [3] sendo cada um equivalente ao de cada próton.

Relação entre o e o ponto isoelétrico[editar | editar código-fonte]

Pode-se relacionar os valores do e do ponto isoelétrico de um ácido mono e poliprótico a partir do gráfico da titulação de uma base no ácido desejado. Ácidos polipróticos que apresentem valores de muito próximos apresentarão pontos estequiométricos mais próximos e não tão evidentes quanto um ácido poliprótico cujos valores de sejam mais discrepantes. Além disso, ácidos polipróticos apresentam tantos pontos estequiométricos em seu gráfico de titulação quanto hidrogênios ionizáveis.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
Wikilivros
O wikilivro Bioquímica tem uma página intitulada pH, pKa e soluções tampão

Referências

  1. A. D. McNaught; A. Wilkinson (1997). «Acidity (acidity constant)». IUPAC — Compendium of Chemical Terminology (the “Gold Book”). versão interativa (em inglês). Versão on-line (2006-) corrigida por Nic, Jirat, Kosata; update por A. Jenkins 2012-08-19 ver.2.3.2 2ª ed. Oxford: Blackwell Scientific Publications. ISBN 0-9678550-9-8. doi:10.1351/goldbook.A00080. Consultado em 21 de novembro de 2013 
  2. Zumdahl, Steven S. (2006). Chemistry 6 ed. Boston: Houghton Mifflin. ISBN 0618610324. OCLC 62244615 
  3. Ácidos polipróticos: ácidos que apresentam mais de um hidrogênio ionizável, ou seja, são capazes de doar dois ou mais prótons H+.
  4. Atkins, P. W. (Peter William), 1940- (2008). Chemical principles : the quest for insight 4th ed ed. New York: W.H. Freeman. ISBN 9780716773559. OCLC 70122617 
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.