Saltar para o conteúdo

Constante de basicidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em química, constante de basicidade Kb, também chamada constante de dissociação básica [1] ou constante de ionização básica[2] é uma constante de equilíbrio que representa, a uma dada temperatura, o grau de dissociação de uma base de Brønsted, numa reação de equilíbrio químico. É uma medida da força de uma base fraca.

O sistema de equilíbrio para una base fraca em solução aquosa é o seguinte:[3]

Tal como os ácidos, segundo a teoria de Bronsted-Lowry, uma base forte tem grande tendência a aceitar prótons. Tal tendência depende da espécie com a qual reage. Para se comparar a força das bases, a água é normalmente tomada como referência. A força de uma base pode ser comparada quantitativamente por meio da constante de basicidade: quanto maior for a constante, maior será a tendência da base a dissociar-se e maior será a sua "força".[4]

Dada a reação de dissociação de uma base genérica

a constante de dissociação básica Kb é definida por:

onde indica a concentração molar da base na solução.

Os valores das constantes de dissociação reportados pela literatura são convencionalmente obtidos a 20°C; muitas vezes os valores das constantes não são relatados, mas, sim, o correspondente pKb, que é definido como o cologaritmo de :


Referências

  1. Apesar do termo "dissociação", a base não se dissocia no processo, conforme se pode ver na reação.
  2. Princípios de química analítica: Abordagem teórica qualitativa e quantitativa. Chapter 52: 4.6 Constante de ionização básica (Kb)
  3. La Constante de Basicidad Kb. quimicas.net
  4. Infopédia: constante de basicidade