Saltar para o conteúdo

Costa Concordia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 23: Linha 23:
|- style="vertical-align:top;"
|- style="vertical-align:top;"
|'''Status:'''
|'''Status:'''
|No Beleléu
|Encalhado
|- style="vertical-align:top;"
|- style="vertical-align:top;"
!colspan="2" style="color: white; background: navy;"|Características gerais
!colspan="2" style="color: white; background: navy;"|Características gerais

Revisão das 21h24min de 15 de janeiro de 2012

Costa Concordia
"Costa Concordia" , Pireu, Grécia
Carreira
Nacionalidade: Italiana
Dono: Costa Crociere S.p.A.
Estaleiro: "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A." - Trieste
Entrada em serviço: 17 de julho de 2006 (17 anos)[1][2]
Status: No Beleléu
Características gerais
Tonelagem: 114 5000 tons brutas[3]
Comprimento: 290 m
Largura: 35,5 m
Pontes: 17 (13 estão abertas aos passageiros)[3]
Velocidade: 21,5 nós (velocidade de cruzeiro) - 23 nós (velocidade máxima)[4]
Complemento: 3780 passageiros, 1110 tripulantes
1500 cabines
Porto de registro: Génova, Itália

O Costa Concordia foi um navio transatlântico, com lotação para cerca de 4890 pessoas (3780 passageiros e 1110 tripulantes) construído pelo Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A., em Trieste.[5] Operado pela companhia italiana Costa Crociere S.p.A.,[1] pertencia ao grupo de navios da "Classe Concordia", destinado a cruzeiros. Naufragou a 13 de Janeiro de 2012, depois de ter embatido em rochas ao largo da ilha Isola del Giglio.

Construção

O navio de carreira foi construído pelo estaleiro "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A.", Trieste, Itália [6].

O navio dispunha de 26 botes salva-vidas localizados no deck 4 [3].

Meio ambiente

"Costa Concordia", assim como todos os navios da "Costa Crociere S.p.A." adotava os padrões "R.I.N.A. Green Star"[7] que o colocavam como "Clean Sea" e "Clean Air". Foram adotadas rígidas especificações em suas operações com o objetivo de proteger o meio ambiente, mantendo o ar e o mar limpos.

Facilidade e acomodações

O Concordia era um navio de cruzeiro voltado para a diversão, desporto e descanso [8].

Das 1.500 cabines, mais de 500 dispunham de varandas voltadas para o mar [8].

O nome do navio, Concordia, simbolizava paz e harmonia entre pessoas e países.[2] Grandes cidades como Paris, Roma, Londres e Atenas, cidades europeias, eram lembradas na identificação das diferentes áreas do navio, assim como as pontes foram batizadas com nomes em homenagem a países da Europa, começando pela Olanda (ponte 1), Svezia (ponte 2), Belgio (ponte 3), Grecia (ponte 4), Italia (ponte 5), Gran-Bretagna (ponte 6), Irlanda (ponte 7), Portogallo (ponte 8), Francia (ponte 9), Germania (ponte 10), Spagna (ponte 11), Austria (ponte 12) e Polonia (ponte 14). O deck 13 por superstição não existia e não recebeu nome [3].

A área para esportes, distribuída em duas pontes, ocupava uma área total de quase 2000 m2 com uma piscina no centro. Das quatro piscinas, duas tinham telhados de vidro removíveis.[8] Uma tela de televisão gigante era instalada junto à piscina principal.[9] Eram disponíveis 5 hidromassagem tipo jacuzzi [3].

O navio tinha 13 bares com diferentes tamanhos e temas de decoração.[8] Música e dança eram disponibilizadas no "Budapest Piano Bar", "Salone Londra", "Grand Bar Berlin", "Discoteca Lisbona" e no salão de bailes "Vienna Dance Lounge" [10].

A bordo encontrava-se também um simulador de corridas de Fórmula 1 [9].

O navio dispunha de serviço de refeições nas cabines. Os restaurantes "Roma Restaurant", "Milano Restaurant", "Samsara Restaurant", "Club Concordia", "Parigi Buffet Restaurant" e "Caffetteria Helsinkisão" eram áreas para não fumantes [2].

As cabines estavam localizadas nas pontes Olanda, Svezia, Gran-Bretagna, Irlanda, Portogallo, Francia, Germania e Spagna[3].

No deck Belgio, estava o piso inferior do "Milan Restaurant", o "Roma Restaurant", o "Europa Bar", o "Samsara Restaurant", o "Service Desk" atendimento aos passageiros, a agência de viagens, e o piso inferior do "Athens Theater" [11].

Na ponte Grecia, ficavam o "Milan Restaurant" e "Roma Restaurant", assim como a "Lisbon Disco", "Prague Lounge", o centro de internet, galeria de fotos, e o segundo nível do "Athens Theater" [12].

O deck 5, Italia, acomodava o "Barcelona Casino", o salão de videogames, e o "Budapest Piano Bar", salão de dança "Vienna Ballroom", "London Lounge", "Stockholm Sports Bar", "Helsinki Cafeteria", "Berlin Grand Bar", "Dublin Bar", salão de jogos de cartas, biblioteca, galeria de artes, lojas e o terceiro nível do "Athens Theater" [13].

O "Squok Club", o solarium, e o "Ristorante Buffet Parigi" estavam na ponte Germania [14].

A ponte Francia, deck 9, comportava o "Ristorante Buffet Parigi", "Lido Riviera Magica", "Lido Mediterrâneo", duas piscinas e quatro hidro-massagens [15].

As termas "Samsara Spa" com vista panorâmica para o mar, ao lado do "salão de beleza Vênus", do "Lido solarium" e do "Club Concordia" compunham as atividades da ponte "Spagna"[9][16].

No deck Austria estavam as áreas de esporte, com quadras de tênis e basquete e a pista para caminhadas [17].

A ponte 14, Polonia, a mais alta de todas, abrigava o "Samsara Spa" e o acesso ao tobogã das piscinas.[18]

O "Costa Concordia" realizava cruzeiros na Tunisia, Ilha de Malta, Grécia, Chipre, Egito, Tunísia e Ilhas Baleares [19]. A partir de 2009, o navio passou a navegar na América do Sul até seu afundamento no início de 2012 no Mediterrâneo.

Acidente

O navio totalmente adernado
Danos no casco

Em 13 de janeiro de 2012, a embarcação abalarroou rochas e naufragou próximo da Isola del Giglio, região da Toscana, acidente que causou pelo menos 5 mortos. Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Todavia, fotos do local deixam claro que a embarcação bateu em rochas, ficando um pedaço de rocha preso ao casco rompido do navio. Após o acidente, o navio encontrava-se cerca de 2/3 dentro de água, tombado para a direita de sua proa. Após um solavanco e um apagão, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida, mas logo solicitou à tripulação que colocasse os coletes e deixasse o navio, o que provocou grande pânico, levando as vítimas a atirarem-se ao mar e algumas a se afogarem. [20].

Classe Concordia

Porto de embarque da "Costa Crociere S.p.A."', Savona, Itália.
Mapa de localização do naufrágio

O "Costa Concordia"foi um navio gemeo do "Costa Serena" e do "Costa Pacifica", e são os maiores navios da "Costa Crociere" em capacidade para o transporte de passageiros, a sua lotação chega a 4890 pessoas embarcadas (3780 passageiros, e 1110 tripulantes). Ambos foram construídos pela "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A.". Estes barcos deram origem a um grupo de navios de cruzeiro que fazem parte de uma nova "Classe" de navios [5].

Navios da "Classe Concordia"

ano de
construção
nome do
navio
operador tonalagem
bruta
bandeira
2006 Costa Concordia Costa Cruises 114 500  Itália
2007 Costa Serena Costa Cruises 114 500  Itália
2008 Carnival Splendor Carnival Cruises 113 300  Panamá
2009 Costa Pacifica Costa Cruises 112 000  Itália
2011 Costa Favolosa[21] Costa Cruises 114 200  Itália
2012 Costa Fascinosa[21] Costa Cruises 114 200  Itália

Referências

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons