Cristina García Rodero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cristina García Rodero
Cristina García Rodero
Cristina García Rodero em um ato em Donostia.
Nascimento 14 de outubro de 1949
Puertollano, Espanha
Nacionalidade Espanha
Alma mater Universidade Complutense de Madrid
Ocupação Fotógrafa

Cristina García Rodero (nascida em 14 de outubro de 1949), é uma fotógrafa espanhola. Membro da Real Academia de Belas-Artes de São Fernando e a primeira e única pessoa de nacionalidade espanhola membro da Agência Magnum.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida em Puertollano, Espanha, García Rodero estudou Belas Artes na Universidade Complutense de Madrid. Começou sua carreira docente no ano 1974 ensinando desenhado na Escola de Artes e Ofícios de Madrid, e em 1983 fotografía na Faculdade de Belas artes na UCM.[1]

Carreira artística[editar | editar código-fonte]

Seus primeiros trabalhos apareceram em concursos universitarios no final da década de 1960. Em 1973 começa a fotografar costumes em toda Espanha, então recebe uma bolsa de estudos, mais tarde fez relatorios sobre tradições em outros países do mundo.[2]

Em 2005 entrou na Agência Magnum, sendo a única pessoa de nacionalidade española em o conseguir.

Museu Cristina García Rodero[editar | editar código-fonte]

Em 12 de setembro de 2018 foi inaugurado em sua cidade natal, o Museu Cristina García Rodero, o primeiro museu dedicado a uma fotógrafa.[3] O espaço tem uma sala permanente com obras da própria artista.

O museu está localizado nas instalações do velho Museu Municipal e foi financiado pela Prefeitura de Puertollano, A Junta de Castela-Mancha e a delegação de Cidade Real.

Notas[editar | editar código-fonte]