Saltar para o conteúdo

Cromeleque: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 35889570 de 177.97.186.234
Linha 10: Linha 10:


== Etimologia ==
== Etimologia ==
O termo cromeleque procede do [[língua inglesa|inglês]] ''cromlech'', que por sua vez deriva do [[Língua galesa antiga|galês antigo]] ''''crwm, "torto" (''Crom'' em feminino), e ''lech, "laje". Portanto o significado literal seria "laje (colocada em) curva."
O termo cromeleque procede do [[língua inglesa|inglês]] ''cromlech'', que por sua vez deriva do [[Língua galesa antiga|galês antigo]] ''''crwm, "torto" (''Crom'' em feminino), e ''lech, "laje". Portanto o significado literal seria "laje de pipa" (colocada em) curva."


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Revisão das 16h54min de 26 de maio de 2013

Cromeleque dos Almendres.

Cromeleque, ou cromlech, é o conjunto de diversos menires dispostos em um ou vários círculos, em elipses, em rectângulos, em semicírculo ou ainda estruturas mais complexas como o cromeleque dos Almendres.

O termo está praticamente obsoleto em arqueologia, mas permanece em uso como uma expressão coloquial.

Trata-se de monumentos da pré-história, estando associados ao culto dos astros e da natureza, sendo considerados um local de rituais religiosos e de encontro tribal.

A grande maioria dos cromeleques existentes em Portugal encontra-se em encostas expostas a nascente-sul.

Etimologia

O termo cromeleque procede do inglês cromlech, que por sua vez deriva do galês antigo ''crwm, "torto" (Crom em feminino), e lech, "laje". Portanto o significado literal seria "laje de pipa" (colocada em) curva."

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cromeleque
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cromeleque