Cruz tau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cruz tau, uma referência à letra grega tau, com a qual ela se parece, é uma forma de cruz cristã[1] chamada também de cruz de Santo Antônio, cruz de São Francisco ou cruz egípcia.

História[editar | editar código-fonte]

O formato da letra grega "tau" (τ) foi interpretada como um símbolo do crucifixo desde a Antiguidade. O estaurograma, da palavra grega ΣTAΥPOΣ ("cruz") era uma ligação entre as letras tau e rho utilizada para abreviar a palavra grega para cruz nos mais antigos manuscritos do Novo Testamento, como P66, P45 e P75.[2] O tau era considerado também como um símbolo da salvação por causa da identificação da letra com o símbolo de Ezequiel 9:4, que era marcado na testa dos que estavam salvos ou por causa da similaridade do símbolo com a imagem de Moisés de braços abertos em Êxodo 17:11.[2]

Santo Antônio do Egito levava uma cruz tau em seu manto.[1] O símbolo é frequentemente utilizado para fazer referência aos franciscanos e a São Francisco de Assis, que a adotou como seu brasão pessoal depois de ouvir um discurso do papa Inocêncio III sobre ele.[3] Atualmente, é utilizado como símbolo da Ordem dos Frades Menores.

Referências

  1. a b Wikisource-logo.svg "Archæology of the Cross and Crucifix" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  2. a b Hutado, Larry (2006). «The staurogram in early Christian manuscripts: the earliest visual reference to the crucified Jesus?». In: Kraus, Thomas. New Testament Manuscripts (em inglês). Leiden: Brill. pp. 207–26. ISBN 978-90-04-14945-8 
  3. «The Tau Cross - An Explanation». The Franciscans (em inglês). franciscanfriarstor.com 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cruz tau
  • Webber, F.R. Church Symbolism, 2nd ed. Cleveland: J.H. Jansen, 1938. (em inglês)
  • Vine's Expository Dictionary of New Testament WordsCross, Crucify (em inglês)