Dave (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dave
Dave - Presidente por um Dia[1]  (PT)
Dave - Presidente por um dia (BR)
 Estados Unidos
1993 • cor • 110 min 
Direção Ivan Reitman
Produção Ivan Reitman,
Lauren Shuler-Donner
Roteiro Gary Ross
Elenco Kevin Kline,
Sigourney Weaver,
Frank Langella,
Kevin Dunn,
Ving Rhames,
e Ben Kingsley
Género comédia romântica
Idioma inglês
Música James Newton Howard
Página no IMDb (em inglês)

Dave (br/pt: Dave - Presidente por um dia) é um filme estadunidense de 1993, do gênero comédia, realizado por Ivan Reitman.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dave Kovic é um homem simples com um óptimo coração, que trabalha numa agência de empregos e faz tudo pelos seus clientes. Mas a sua vida sofre uma mudança brusca, pois Dave é um sósia praticamente perfeito de Bill Mitchell, o presidente dos Estados Unidos, e os serviços secretos pediram a Dave que faça uma rápida aparição pública enquanto o presidente resolve "importantes assuntos" com Randi, a sua secretária. Durante esta "reunião", Mitchell sofre um ataque cardíaco, que o deixa clinicamente morto.

Alan Reed, director de comunicações, avisa a imprensa que o presidente teve apenas um pequeno problema circulatório na cabeça e depressa estará recuperado. Entretanto, Bob Alexander, o chefe de gabinete, maquiavelicamente decidiu transformar a função de Dave de temporária em permanente, pois se contasse que o presidente está gravemente doente, Nance, o vice-presidente, assumiria o cargo.

O filme foi produzido por Warner Bros., Donner/Schuler-Donner Productions e Northern Lights Entertainment e distribuído por Warner Bros.

O argumento foi escrito por Gary Ross; a música é de James Newton Howard; a fotografia de Adam Greenberg; o desenho de produção de J. Michael Riva; a direcção de arte de David F. Klassen, o guarda-roupa de Richard Hornung e Ann Roth; a edição de Sheldon Kahn e os efeitos especiais de CIS Hollywood e EFilm.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu uma nomeação ao Óscar, na categoria de melhor argumento original
  • Recebeu duas nomeações ao Globo de Ouro nas categorias de melhor filme - comédia / musical e melhor actor - comédia / musical (Kevin Kline).

Referências

  • Os Melhores Filmes de Todos os Tempos, de Alan Smithee, 1995

Ligações externas[editar | editar código-fonte]