Desperado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Desperado (canção))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme de 1995, estrelado por Antonio Banderas, veja Desperado (filme).
Desperado
Álbum de estúdio de Eagles
Lançamento 17 de Abril de 1973
Gênero(s) Country rock[1]
Soft rock[1]
Pop rock[1]
Duração 35:52
Gravadora(s) Asylum Records
Produção Glyn Johns
Cronologia de Eagles
Eagles
(1972)
On the Border
(1974)
Singles de Desperado
  1. "Tequila Sunrise"
    Lançamento: 17 de Abril de 1973
  2. "Outlaw Man"
    Lançamento: 6 de Agosto de 1973

Desperado é o segundo álbum de estúdio da banda americana The Eagles. Foi gravado no Island Studios em Londres, Inglaterra, e lançado em 1973. As músicas no Desperado são baseadas nos temas do Velho Oeste. Os membros da banda estão na capa do álbum vestidos como uma gangue de bandidos; Desperado continua sendo o único álbum dos Eagles onde os membros da banda aparecem na capa. Embora a faixa-título seja uma das músicas exclusivas dos Eagles, nunca foi lançada como single. A música "Desperado" foi classificada em 494 na lista da Rolling Stone de 2004 de "As 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos". O álbum rendeu dois singles, "Tequila Sunrise" e "Outlaw Man". Esses dois singles alcançaram o número 64 e o número 59, respectivamente. O álbum alcançou o 41º lugar na parada de álbuns da Billboard e foi certificado como ouro pela RIAA em 23 de setembro de 1974 e platina dupla em 20 de março de 2001.

Desperado foi o último álbum da Asylum Records a ser distribuído na América do Norte pela Atlantic Records (catálogo nº SD 5068), antes da fusão da Asylum em meados de 1973 com a Elektra Records pela Warner Communications, controladora da Asylum e da Elektra.

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 3.5 de 5 estrelas. [2]
Rolling Stone 3 de 5 estrelas. [3]
Robert Christgau (C) [4]
Symbol unlikely.svg Esta tabela precisa de ser acompanhada por texto em prosa. Consulte o guia.

Trabalho gráfico[editar | editar código-fonte]

A fotografia na contracapa como uma reconstituição da captura da Gangue Dalton. No chão estão Jackson Browne, Bernie Leadon, Glenn Frey, Randy Meisner, Dom Henley e JD Souther

A obra de arte do álbum foi feita pelo artista Gary Burden, com fotos de Henry Diltz, ambos responsáveis ​​pelo primeiro álbum dos Eagles. Para ilustrar o tema para a música no álbum, o conceito original foi para um gatefold álbum duplo com a banda vestida como bandidos na capa com imagens do tiroteio e do Wild West dentro. A ideia central foi desfeita por David Geffen.

Na parte de trás do álbum está uma imagem de todos os quatro membros da banda junto com Jackson Browne e JD Souther mortos e amarrados no chão. Um bando se destaca por eles, incluindo o produtor Glyn Johns, o gerente John Hartmann, o empresário Tommy Nixon, o artista Boyd Elder (que seria o responsável pela arte do crânio dos álbuns posteriores de Eagles), roadies, e Gary Burden (à esquerda). A foto pretende ser uma reencenação da imagem histórica da captura e morte da Gangue Dalton. Jackson Browne disse que a imagem na contracapa com os músicos mortos é quando a "coisa toda realmente vem junto".

A sessão de fotos aconteceu no Paramount Ranch, um antigo set de filmagem para filmes ocidentais em Malibu Canyon. No entanto, foi uma filmagem cara, e para justificar o custo, um filme promocional para o álbum também foi feito ao mesmo tempo. O filme foi filmado em Super-8 , depois em sépia e transferido para videotape. Em cada processo, uma pequena qualidade de vídeo é perdida, o que Frey descreveu como um "bom acidente", pois fez o vídeo parecer envelhecido e mais realista. Henley descreveu o filme promocional, como o álbum em si, como "um comentário sobre [sua] perda de inocência em relação à forma como o negócio da música realmente funcionava".

Faixas[editar | editar código-fonte]

Lado 1[editar | editar código-fonte]

  1. "Doolin-Dalton" (G. Frey, J. D. Souther, D. Henley, J. Browne) - 3:26
  2. "Twenty-One" (B. Leadon) - 2:11
  3. "Out Of Control" (D. Henley, G. Frey, T. Nexton) - 3:04
  4. "Tequila Sunrise" (D. Henley, G. Frey) - 2:52
  5. "Desperado" (D. Henley, G. Frey) - 3:33

Lado 2[editar | editar código-fonte]

  1. "Certain Kind Of Fool" (R. Meisner, D. Henley, G. Frey) - 3:02
  2. "Doolin-Dalton (reprise)" (G. Frey, J. D. Souther, D. Henley, J. Browne) - 0:48
  3. "Outlaw Man" (D. Blue) - 3:34
  4. "Saturday Night" (R. Meisner, D. Henley, G. Frey, B. Leadon) - 3:20
  5. "Bitter Creek" (B. Leadon) - 5:00
  6. "Doolin-Dalton/Desperado" (reprise) (G. Frey, J. D. Souther, D. Henely, J. Browne) - 4:50

Paradas[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Eagles é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.