Dinkelsbühl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dinkelsbühl

Vista de Dinkelsbühl da torre da ifgreja
Brasão Mapa
Brasão de Dinkelsbühl
Dinkelsbühl está localizado em: Alemanha
Dinkelsbühl
Mapa da Alemanha, posição de Dinkelsbühl acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Baviera
Região administrativa Média Francónia
Distrito Ansbach
Prefeito Dr. Christoph Hammer
Partido no poder SCU
Estatística
Coordenadas geográficas 49° 4' 15" N 10° 4' 10" E
Área 75,19 km²
Altitude 442 m
População 11.584 (31/12/2006)
Densidade populacional 155 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo AN (alt: DKB)
Código postal 91550 (antigo: 8804)
Código telefônico 09851
Website sítio oficial

Dinkelsbühl é uma cidade medieval histórica da Baviera, Alemanha. Ela está localizada no distrito de Ansbach, norte de Aalen. Sua população é de cerca de onze mil habitantes (2005).[1][2]

Dinkelsbühl é um dos complexos urbanos medievais mais preservados do país. A cidade possui uma igreja evangélica e duas igrejas católicas romanas. As muralhas que cercam a cidade exibem quatro torres: Wörnitzer,Nördlingen, Seringer e Rothenburger Tor, quase todas intactas.

Fortificada pelo Imperador do Sacro Império Romano, Henrique V, Dinkelsbühl recebeu em 1305 os mesmos direitos municipais de Ulm, e obteve em 1351 a posição de cidade livre do Sacro Império Romano, mantida até 1802, quando ela passou a pertencer à Baviera. Seu código municipal, o Dinkelsbühler Recht, publicado em 1536, e revisado em 1738, contém uma extensiva coleção de leis públicas e privadas.

Todo ano Dinkelsbühl comemora a rendição da cidade para as tropas suecas durante a Guerra dos 30 anos. Apresentada por diversos habitantes da cidade, tem sido apresentada todo verão nos últimos 20 anos, atraindo muitos turistas. A encenação mostra tropas suecas atacando os portões da cidade e crianças vestindo trajes tradicionais vindo presenciar o evento.

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

O bairro residencial é composto por casas com madeirame à vista e o mais belo exemplo deste conjunto é a Deutsches Haus, que fica em frente à igreja de São Jorge. Erguida no final do século XV e início do século XVI, a residência pertenceu à família Drechsel-Deufstetten e hoje abriga um hotel restaurante.

A igreja de São Jorge, em estilo gótico tardio, conta com nave tripla sem transepto. Junto com o presbitério, forma um grande conjunto que se destaca pela rede de abóbadas. Entre os valiosos objetos de seu interior destacam-se o púlpito, a pia batismal (que data de cerca de 1500) e o crucifixo do altar-mor, atribuído a Michael Wolgemut. Do alto da torre da igreja pode-se ter uma linda vista da cidade.

Em Turmgasse fica o palácio barroco da Ordem Teutônica, erguido em 17601764 por Mathias Binder.

Referências

  1. «Fortschreibung des Bevölkerungsstandes» (em alemão). Bayerisches Landesamt für Statistik und Datenverarbeitung 
  2. «Statistisches Bundesamt – Gemeinden in Deutschland nach Bevölkerung am 31.12.2011 auf Grundlage des Zensus 2011 und früherer Zählungen» (em alemão). Einwohnerzahlen auf Grundlage des Zensus 2011 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dinkelsbühl
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.