Diocese de Perpinhão-Elna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catedral de Perpinhão

  A Diocese Católica Romana de Perpinhão–Elna (em latim: Dioecesis Elnensis; em francês: Diocèse de Perpignan–Elne; em catalão: Bisbat de Perpinyà–Elna) é uma diocese da Igreja Latina da Igreja Católica Romana na França.[1][2] A diocese compreende o departamento de Pirenéus Orientais . Esta sede continua a antiga Diocese de Elna, [3] que foi renomeada e teve sua sede transferida para Perpinhão, em 1601, após uma bula papal do Papa Clemente VIII. Seu território reunia a diocese de Elna, parte da diocese espanhola de Urgel conhecida como Cerdanha francesa, três cantões da diocese de Alet e duas aldeias da diocese de Narbona.

A Diocese de Elna foi sufragânea da Diocese de Narbona até 1511. O Papa Júlio II tornou a Diocese de Elna diretamente sujeita à Santa Sé em 1511, mas em 22 de janeiro de 1517 o Papa Leão X reverteu a política e a Diocese de Elna tornou-se novamente sufragânea da Diocese de Narbona.[4] Em 1482, em virtude de um Decreto do Concílio de Trento, o Papa Gregório XIII a tornou sufragânea da Arquidiocese de Tarragona.[5] Depois de 1678 foi novamente sufragânea da diocese de Narbona.

O departamento de Pirenéus Orientais foi unido em 1802 à Diocese de Carcassona. A diocese seria restabelecida pela Concordata de 11 de junho de 1817, mas o Parlamento francês não aprovou o tratado. A diocese de Perpinhão foi, portanto, restabelecida por bula papal em 1822 e tornada sufragânea da arquidiocese de Albi . Sua sede é a Catedral de Perpinhão (em francês: Basilique-Cathédrale de Saint-Jean-Baptiste de Perpignan; em catalão: Catedral de Sant Joan Baptista de Perpinyà).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

O conteúdo deste artigo incorpora material da Enciclopédia Católica de 1913, que se encontra no domínio público.

  1. «Perpignan-Elne (Diocese) [Catholic-Hierarchy]». www.catholic-hierarchy.org. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  2. «Diocese of Perpignan–Elne, France». GCatholic. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  3. Or diocese of Elna, Catalan name.
  4. Gallia christiana VI (1739), Instrumenta, pp. 492-497.
  5. Gallia christiana VI (1739), p. 1030.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Obras de referência[editar | editar código-fonte]

Estudos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a Diocese de Perpinhão-Elna