Discussão:Albert Einstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ex-artigo destacado Albert Einstein é um ex-artigo destacado. Por favor veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
13 de setembro de 2004 Candidato a artigo destacado Promovido
31 de maio de 2009‎ Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto actual: Ex-artigo destacado

Prêmios[editar código-fonte]

Pessoal, vi que a página está bem completa, então, resolvi comentar aqui antes de editar. Vocês não acham que seria interessante colocar, na seção de prêmios, alguns prêmios que hoje levam seu nome (além dos prêmios que ele ganhou, destacar também que hoje existem prêmios como o Medalha Albert Einstein) ? Abraços. Vitor Lima (discussão) 21h50min de 6 de junho de 2013 (UTC)

Realmente seria muito interessante adicionar redação na secção, o único problema é que a página não fique com um conteúdo um tanto quanto obvio de mais, imagine só, vamos começar da seguinte maneira... Einstein foi galhardeado com o Nobel de física de 1921 em 1922... A Medalha Albert Einstein foi criada em sua homenagem etc.... É algo que já passa em todo o artigo, só estaríamos em uma seção especifica repetindo o que já foi dito, vide a seção Carreira docente, já cita o prêmio. Imagino que a versão da en-wp é mais interessante, ela convida o usuário a ver uma página especifica só sobres os prêmios de Einstein, tudo especifico. Seria abarrotar ainda mais ao meu ver um artigo já grande de mais. --Zoldyick (discussão) 21h58min de 6 de junho de 2013 (UTC)

Homossexualismo[editar código-fonte]

Um anónimo escreveu: "Einstein era reconhecidamente um importante ativista da causa homosexual."

Desconhecia esta faceta dele. Ele era liberal e sem dúvida isto não contradiz muito a sua estrutura de personalidade. Mas é mesmo verdade ? Acho estranho porque nunca vi qualquer referência a isto. Agradeço que o autor (ou quem souber) confirme e mencione a fonte. Obrigado --Joaotg 18:40, 5 Mai 2005 (UTC)

Bem, como ninguém respondeu vou retirar aquela afirmação. Se alguém a quiser repor, por favor mencionar a fonte. --Joaotg 16:25, 15 Mai 2005 (UTC)

Prémio nobel com o trabalho efectuado sobre o efeito fotoeléctrico, inteiramente merecido? Penso que muito deste mérito também tenha de ser atribuido á sua 1ª mulher. CarlosLouro Acho que é mentira ele era um grande génio e merece a nossa grande admiração

No artigo não diz quase nada sobre Intuição e Imaginação conceitos que Einstein sempre pregava

Não há nenhuma fonte em relação à isso(Mestre da Sapiência (discussão) 01h00min de 9 de setembro de 2013 (UTC))

Foto de Einstein[editar código-fonte]

Sabe aquela famosa foto que ele colocou a língua para fora? Vi ela na Wikipédia em inglês, e em outras línguas também, será que eu poderia colocar ela nesse artigo? Crazy Louco 16:11, 22 Janeiro 2007 (UTC)

De acordo com en:Image:Einstein_tongue.jpg a imagem possui uso restrito, é protegida por direito autoral, logo não pode ser adicionada aqui na Wikipédia lusófona. Leonardo Stabile msg 22:16, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Quanto ao primeiro trecho do artigo, gostaria de expor que einstein escreveu para o presidente americano falando da iminência dos alemães desenvolverem "a bomba" primeiro, e que os Estados Unidos deveriam se apressar em desenvolvê-la antes. Inclusive isso foi decisivo na iniciação do projeto manhattan. Então discordo de o artigo dizer que ele foi contra o desenvolvimento de armas de destruição em massa.

Nacionalidade[editar código-fonte]

Quanto à nacionalidade, Einstein nasceu na Alemanha, mas naturalizou-se norte-americano (ou estadunidense) em 1940. Em outras palavras, a nacionalidade dele NÃO PODE E NEM DEVE SER CONSIDERADA ALEMÃ. o comentário precedente não foi assinado por 143.107.135.25 (discussãocontrib.) 19:58, 5 Março 2007 (UTC)

Você tem razão, ele abandonou a sua nacionalidade alemã quando se tornou cidadão suíço [1]. A minha dúvida é que como ele também foi cidadão estadosunidense, sem ter rejeitado a cidadania suíça, se devemos coloca-lo como suíço ou estadosunidense. Ats, Bruno SL 19:58, 5 Março 2007 (UTC)

Ele possuía as nacionalidades alemã , suiça e americana , mas deixem a alemã (Mestre da Sapiência (discussão) 01h01min de 9 de setembro de 2013 (UTC))

Retirada da categoria:Canhotos[editar código-fonte]

Retirei categoria:Canhotos porque não é citado no artigo e não tem fontes comprovando a verdade. Caso venham a adicionar novamente, favor colocar a fonte (ou tirarei de novo). Rjclaudio msg 18h33min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Retirei a frase que diz que é canhoto. Além de não ter fonte válida, há várias fotos na internet que comprovam o contrário. o comentário precedente não foi assinado por Aojodragon (discussão • contrib.)

Por que a fonte que ali existe "não é válida"? RafaAzevedo msg 20h07min de 16 de outubro de 2009 (UTC)

A URL da revista é inválida. Além disso, em todas as fotos em que Einstein manuseia algo que necessite coordenação (como escrever ou tocar violino) Einstein usa a mão direita. --joao~grando (discussão) 03h34min de 19 de outubro de 2009 (UTC)

Social democrata[editar código-fonte]

Retirei a parte que dizia que Einstein seria considerado hoje um social democrata porque de socialista anti totalitário (contra um regime stalynista por exemplo) à social democrata como Fernando e Henrique e companhia a distância é muito grande.

Um dia a farsa cai[editar código-fonte]

Na verdade tanto já está caíndo que seria inimaginável há alguns tempos atráz ter de desabilitar uma página como esta, visto que a Mídia Judaica ainda tinha os seus "intocáveis"(lol)…

  • Mídia Judaica? Será que entendi errado ou isto é uma menção antisemita, fundamentada na lenda do Priorado de Sião? - Usuário:Anarchos Reclamações 17h52min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

Einstein 1905[editar código-fonte]

Em 1905 um funcionário público (trabalhando em um departamento de patentes) desenvolveu e publicou alguns artigos fundamentais para o entendimento humano do mundo físico. Artigos estes publicados em revistas de renome internacional! Quem tiver interesse e "capacidade" pode encontrar alguns destes artigos pesquisando na internet. Leiam suas publicações!--Kaktus Kid (discussão) 19h41min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

Eu li algumas, embora não possua conhecimento sobre física. Agora vou concluir a etapa para destacar a página em um eventual futuro. --Zoldyick (discussão) 01h40min de 26 de fevereiro de 2013 (UTC)

Religiosidade[editar código-fonte]

Para evitar pobreza de contextos, coloquei no tema religião , o discurso do próprio Albert Einstein para evitar ambigüidades de interpretações de um tema delicado.Retirei todo conteúdo , na sua obra voltada ao social e para a humanidade.Assim o artigo fica mais completo e mais claro para aqueles que se baseiam neste artigo, evitando assim interpretações equivocadas. o comentário precedente não foi assinado por Eugênioxx7 (discussãocontrib.)

Peço aos dirigentes da wikipedia para observar , pois estão colocando carta achada na internet , sob ainda o exame de prova e sem contexto como uma visão geral de einstein para o tema religião, e qualquer historiador de renome, peço-lhes que confirmem estes dados que redigir com as instituições universitárias ,para veriguação de fatos, pois , mesmo que esta carta seja verdadeira, deixe as outras cartas dele também em evidência para complementar se for verdadeiro o achado atual.

Acrescentando este discurso de Einstein em teu livro "Como vejo o mundo" com o contexto adequado pelas proprias palavras de einstein , ela fica explicada e fundamentada, evitando como eu disse possiveis ambiguidades, este texto é um discurso oficial de Einstein , portanto não tem caráter de interpretação de secundários , portando minha edição colocando o ponto de vista de Einsten visa ao leitor ter acesso as conclusões do ponto de vista do cientista sobre religião de um ponto de vista mais firme , e historicamente aceito, qualquer pessoa que estudou Albert Einstein , sabe da religiosidade dele que ele chamava de Religiosidade Cósmica,então evitando interpretações de secundários.o comentário precedente não foi assinado por 189.5.135.230 (discussãocontrib.) 19h19min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Ainda em relação ao comentário acima do Eugênio, como argumentei em sua página de discussão, copiar grandes de texto não condiz com uma enciclopédia. Nossa função não é essa. Perceba artigos de livros aqui na wiki e outros documentos, como o Manifesto Comunista. Não é preciso copiar trechos para interpretá-los e explicá-los. Interpretação equivocada pode haver, mas é por isso que: (a) indicamos a obra original, (b) procuramos incluir e referenciar diferentes pontos de vista.
Quanto aos segundo comentário (é também você Eugênio, não?), a idéia é o que comentei acima. Se há controvérsias nessa carta recente, que sejam explicadas. Omitir não é o caminho. --Leonardo Stabile msg 19h26min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Achei válido a discursão esclareceu e enriqueceu o ponto de vista de Einstein sobre a religião , e que me parece bastante conivente com realmente a personalidade de Einstein, eu sei que ele era bastante religioso e tinha sua própria convicção de ver Deus, ao que me parece ele não acreditava em um Deus antropomórfico, e sim tinha um religiosidade dele, ficou muito bom este tema religiosidade. o comentário precedente não foi assinado por 189.5.135.230 (discussãocontrib.)

Tive que me ausentar mas notei que houve um pequeno atrito entre você e outros wikipedistas. Por favor calma, todos queremos o melhor do artigo. Você tentou interpretar o texto, agradeço muito por ter entendido, mas ainda restam muitos problemas em suas edições. Por exemplo, o ponto de vista apresentado e o modo como foi escrito por vezes não condizem com nosso projeto. Passagens como "(…) maravilhosos texto (…)" e "(…) apresenta uma deficiência de contextos (…)", opinativas dessa forma, não podem ficar. Você tem uma opinião forte, ótimo, mas alegar que Einstein era "bastante religioso" (sic) me parece forçar a barra. Ele se identificava com o pensamento de Espinosa. Aparentemente seu texto foi movido para Como Vejo o Mundo, não concorda que ele deveria ficar por lá, dado que suas passagens referenciam somente essa obra de Einstein? Podemos manter somente uma visão geral no artigo principal, e o detalhamento no artigo do livro. --Leonardo Stabile msg 03h09min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

--Eugênioxx7 (discussão) 23h25min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)Discordo qualquer biografia enfatiza a Vida (nascimento, morte, curso de vida, filosofia de vida, religião)esta é a visão original do autor sobre a própria religião enfatizada por ele segundo uma interpretação, depois disso vem obras, etc.Como o artigo cita fontes oficiais da obra do autor , acho que ele está bom assim, pode complementá-lo e revisá-lo se caso as fontes bibliográficas ou fonte estejam indicadas incorretas , mas até mesmo no artigo da wikipédia em inglês contém quase as mesmas informações inseridas aqui, na parte da religiosidade, mas independente disso , pode ser encontrado nas duas obras lançadas oficialmente e revisadas aqui no Brasil e no mundo.

Referências com barra de rolagem[editar código-fonte]

Pessoal desculpa a pergunta simples, mas utilizar barra de rolagem horizontal nas referências não irá prejudicar na hora da impressão do artigo em papel? O conteúdo deste item (Referências) irá sair incompleto. Abraços Tiago JB (discussão) 18h20min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Auteticidade da carta a Eric Gutkind[editar código-fonte]

Fiz uma pesquisa nos jornais, revistas e agências Fox News, CNN, The Guardian, New York Times, Washington Post, USAToday, The Boston Globe (tem depoimento de especialistas de que a carta é autêntica), revistas Época, Veja, Newsweek, Estadão.com, El País, BBC, Bloomsbury Auction (a casa onde houve o leilão), Le Monde, Le Figaro e El Clarín. Não encontrei uma única referência a que a carta do Einstein para seu amigo Eric Gutkind fosse suspeita ou que não tivesse autenticidade. Sou novato e me empenharei para que a referência à suspeita da carta seja alterada no texto. Como está, até que haja prova em contrário, é uma inverdade. Alguém teria pagado 170.000 libras (25 vezes a prevenda) por uma carta suspeita? Possível, mas pouco provável.[Usuário: Zander Nogueira Martins] o comentário precedente não foi assinado por 201.83.174.84 (discussão • contrib.)

Sem entrar no mérito da questão discutida, o problema de sua edição é que ela estava com algum problema nas referências, o que deixava uma mensagem de erro na página. Procure sanar o problema lendo as instruções existentes em Wikipedia:Notas de rodapé e Wikipedia:Cite as fontes. RafaAzevedo msg 08h19min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)


Antony Flew[editar código-fonte]

Retirei o texto que citava Antony Flew ,porque ele contraria o que o proprio Einstein dizia em entrevistas . Varias vezes ele citou Spinoza ,mostrando que ele conhecia sua obra, muito alem do livro chamado "Etica". E o texto parecia fazer mais propaganda para Antony Flew ,que para explicar Einstein. o comentário precedente não foi assinado por Andrelz (discussão • contrib.) Heitor discussão 21h33min de 11 de setembro de 2009 (UTC)

Ainda que estando incoerente com o que Einstein mencionada em entrevistas (e não é mérito do projeto entrar nesse julgamento), a menção ainda seria aplicável. Concordo que o foco da seção está incorreto, mas é questão de reescrita. --Leonardo Stabile msg 09h13min de 12 de setembro de 2009 (UTC)

Como assim a mensão é aplicavel ? Eintein nunca disse o que Antony Flew disse que ele disse. Este trecho não passa de propaganda para vender livro do proprio Antony Flew.Veja como fica o texto, sem este trecho e verá que a argumentação do texto flui continuamente na leitura. Com trecho do Flew inserido à um quebra de sequencia argumentativa ,mostranto que quem colocou o texto não se importou em onde colocar o texto. Eu tenho um livro chamado "O pensamento vivo de Albert Eintein" com varios trechos de entrevistas e pensamentos. E tal trecho citado por Flew ,não existe neste livro ,e com certeza se Eintein tivesse dito o que esta escrito em Flew ,eles colocariam pois seria muito importante. E se vc comparar este trecho ,com o que Einsten sempre dizia ,se nota que a discortancia total com Einstein , tanto na filosofia quando na maneira de expressar suas ideias . Este trecho não passa de propaganda para vender livros, e pior livro sem reconhecimento histórico. Portanto só à uma coisa a fazer deletar este trecho todo.--Andrelz (discussão) 18h39min de 15 de setembro de 2009 (UTC)

Fotos[editar código-fonte]

Não seria bom colocar umas fotos de quando ele era jovem também? 187.107.15.197 (discussão) 00h44min de 6 de junho de 2010 (UTC)

Carece de Fontes?[editar código-fonte]

O termo "carece de fontes" aparece em praticamente quase todos os parágrafos.

Pela madrugada, se estivéssemos falando de Platão ou Aristóteles, tá certo. Estamos falando de Einsten, que ainda nem comemorou os 100 anos do seu primeiro Nobel. Peguem literatura em casa, na biblioteca e postem aqui e forneçam fontes, pois não dá prá ler a dúbia interpretação sobre escola, religião e convivência familiar de Einstein.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 200.192.77.254 (discussão • contrib.)

Eu estou fazendo o possível para expandir a página com fontes fiáveis e independentes, sozinho é um pouco mais difícil por isso estou contado com o auxílio e grande ajuda de Kaktus Kid. Espero encontrar alguém por aqui que tenha algum PDF ou fonte fiável para inserir no artigo. Sdç. --Zoldyick (discussão) 03h47min de 29 de maio de 2013 (UTC)

Ateísmo[editar código-fonte]

Durante toda a vida ele falou em Deus e o modo como ele guia o universo. É verdade que atualmente se discute se ele virou ateu, no final da vida. Mas basicamente o artigo é Bibliografico, não fazendo sentido a citação de Stephen Hawking, se é que é dele mesmo a citação. A questão não se ele estava certo ou errado. A questão é qual era a visão de Einsten.

Por que não faz você mesmo? Aqui não há editores que ficam dando ordens. Quer melhorar? Faça! Abraços Mwaldeck msg 16h49min de 1 de agosto de 2010 (UTC)

Imagem[editar código-fonte]

Gostaria de adicionar a seguinte foto do certificado de habilitações de Einstein do ensino secundario ao artigo pois acharia um bom acrescimo.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/09/Einstein_certificado_de_habilita%C3%A7oes.jpgo comentário precedente deveria ter sido assinado por Luisgameiro (discussão • contrib)

Basta adicionar o código [[Ficheiro:Einstein certificado de habilitacoes.jpg]] em qualquer posição do artigo que queira. -Ramissés DC 22h56min de 3 de setembro de 2011 (UTC)

Mais fontes[editar código-fonte]

Eu não sei se devo editar isso, mais eu tenho uma dúvida, este artigo que no passado foi destacado hoje não precisa de uma caixa de informação como está em baixo, já que este artigo não possui muitas fontes e elas não cobrem todo artigo? {{mais fontes}}

Zoldyick (discussão) 19h05min de 30 de janeiro de 2012 (UTC)

Entwurf[editar código-fonte]

Estas últimas partes traduzidas devem ser melhor vistas!--Kaktus Kid (discussão) 03h05min de 8 de abril de 2013 (UTC)

Kaktus, segundo esse link de um dicionário online a palavra Entwurf pode ser traduzida literalmente como esquema, mas o tradutor do Google indica rascunho. Vou fazer a adaptação linguística assim que tiver tempo. O que acha? --Zoldyick (discussão) 03h33min de 10 de abril de 2013 (UTC)
Não me refiro especificamente a Entwurf, que entendo melhor como "esboço"!--Kaktus Kid (discussão) 03h42min de 10 de abril de 2013 (UTC)
Ok, então vou fazer ampla revisão textual quando tiver tempo. --Zoldyick (discussão) 17h06min de 10 de abril de 2013 (UTC)

Revisão do artigo[editar código-fonte]

Eu havia feito recentemente uma revisão do texto, que continha muitos erros de redação. No entanto, percebi que havia também muitas incorreções na tradução do original em inglês, que muitas vezes deixaram o texto incompreensível. Fia uma nova revisão geral com base na versão original, mas entendo que os capítulos mais técnicos deveriam passar por uma avaliação de pessoa com vivência em Física, pois muitos termos e expressões são específicos. Se alguém se habilitar, fará um trabalho relevante para a Wikipédia. Claudio M Souza (discussão) 20h47min de 21 de julho de 2013 (UTC)

Marcação de Sem fontes[editar código-fonte]

Se a alegação para a permanecia dessa edição com a marcação de {{Carece de fontes}} é simplesmente a falta de fontes, sugiro uma boa leitura de The Special Theory of Relativity fonte contextualizada que corrobora com o texto presente. --Zoldyick (Discussão) 00h24min de 12 de maio de 2015 (UTC)

Este artigo está em evolução contínua devido a seu trabalho sem pausa! Ponha lá esta sua referência para aprimoramento, a fim de somente melhorar o mesmo!--Kaktus Kid (discussão) 00h48min de 12 de maio de 2015 (UTC)
Obrigado pela dica, mas é necessário contextualizar a informação e adicionar a fonte em um outro local (talvez a seção carreira cientifica). Acredito fielmente que fonte na seção introdutória é algo muito "feio" e as coisas podem ficar mais bonitas se ela é "limpa". Vou ver o que posso fazer. --Zoldyick (Discussão) 00h52min de 12 de maio de 2015 (UTC)
Você vai chegar lá com este artigo, certamente!--Kaktus Kid (discussão) 00h59min de 12 de maio de 2015 (UTC)
Muito obrigado Kaktus, muito obrigado. --Zoldyick (Discussão) 01h04min de 12 de maio de 2015 (UTC)

Perguntar aqui[editar código-fonte]

Caso vocês queiram, vocês desbloqueariam a página para que possa adicionar conteúdo? 201.17.176.136 (discussão) 20h53min de 13 de novembro de 2016 (UTC)