Discussão:Bleach (mangá)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para colocar a a predefinição Bleach, coloque a pred {{bleach}} sempre no final do artigo. Fica mais fácil para quem for ler os tópicos. Vitor 3000 16:08, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Devo arrumar o tópico raças?[editar código-fonte]

Não sei, tem muito spoiler. Eu fiz, só que eu gosto de colocar muitas informações, por isso eu ponho spoiler. Vocês acham que está bom desse jeito, ou que eu tenho que arrumar, ou quem sabe descer mais o tópico para que gente desavisada não leia? Bom, de qualquer jeito, dêem suas opiniões, não consegui pensar no que fazer com essa parte. Vitor 3000 05:45, 22 Janeiro 2006 (UTC)

Sobre o nome[editar código-fonte]

Eu estava pensando: por que chamamos esse tópico de Bleach (anime)? Kubo Tite criou primeiro o mangá, que depois de muito sucesso se transformou no anime, mas sem a supervisão direta do Kubo (como é a maioria dos animes). Não seria melhor nós transferirmos Bleach (anime) para Bleach (mangá). Eu fiz que a segunda página redirecionasse para cá, mas no meu ponto de vista o mangá está mais certo do que o anime, já que o anime é baseado no mangá. Eu sei que não tem muita gente que olha esse artigo, mas quem olhar, por favor, opine. Vitor 3000 16:39, 1 Fevereiro 2006 (UTC)

Cayra: Neste caso está como Bleach (anime) pq é prá não confundir com o álbum do Nirvana, coisa assim. Por motivo de desambiguação, mesmo. O certinho seria Bleach - Mangá e anime, mas o título ia ficar muito grande assim. Talvez uma solução seja colocar como Bleach (Kubo Tite), ou coisa assim.

Mais: O nome do hollow é Grand Fisher ou Ground Fisher: Já vi os dois...

Talvez Bleach (Kubo Tite) seja bom, só que não sei se vai ser fácil de achar. Seria o mais correto, mas. Bom, tanto faz deixar como Bleach (anime) ou (mangá), é a mesma coisa. Sobre o Grand Fisher, eu prefiro chamá-lo assim. A maioria dos fansubers o chama assim, então eu prefiro manter. Ground Fisher não me parece tão legal. Talvez algum fansub tenha editado desse jeito para ajudar a pronúncia dos americanos, que não saberiam falar Grand (ou talvez eles escutaram Gurand e colocaram como Ground, o mais próximo). Vitor 3000 17:38, 8 Fevereiro 2006 (UTC)


Qual seria o mais correto? apenas Aizen, apenas Sousuke, ou Sousuke Aizen o mesmo vale pra outros nomes deviamos padronizar isto pois dentro do próprio artigo ha personagens que são citados as vezes com o sobrenome e as vezes com o primeiro nome Mercdest (discussão) 06h17min de 28 de março de 2010 (UTC)[responder]

bleach e um anime sensacional mas o cabelo a um pouco parecido com odo naruto so que o cabelo e pentiado para baicho eo de naruto e prara cima

A diferença das características gráficas de Bleach e Naruto são dantescas,principalmente nos dois protagonistas do anime:Kurosaki Ichigo e Uzumaki Naruto.As diferenças pode ser facilmente notada pela faixa de graduação de ninja do Naruto,enquanto que,na cabeça do Ichigo resta apenas o cabelo curto cor de laranja.--Zyon (discussão) 23h56min de 16 de Dezembro de 2008 (UTC)

Sobre os personagens[editar código-fonte]

Eu mudei algumas cores das íris dele, tipo da Ise Nanao tava escrito preto, mas na verdade é azul.Ok para você?

Por mim, nada contra ^^ Até prefiro que mude, já que a minha base para essas cores é o mangá, que não tem cor, logo sempre fica "branco, preto, cinza" XD Vitor 3000 20:54, 24 Abril 2006 (UTC)

Que tal colocar uma formatação padrão pra "raças" e "objetos mágicos"?? Esse lance de dividir em colunas, visualmente, fica muito feio e difícil de ler. Criar um artigo próprio pra esses itens também é uma alternativa.

Outra: Por que não mudar o padrão de cores para algo, digamos, "menos berrante"??

Abraços,

Flávio, o Maddox blá! 16:49, 26 Maio 2006 (UTC)

Hey, guys! Bleach names should be in Western order, so I am moving ALL ARTICLES to that order. Whispertome 16:39, 8 Outubro 2006 (UTC)

Sorry, but you really shoudl try to speak portuguese if you're editing the Wikipedia related to Brasil. We speak English on Wikipedia-US you know...

Página do projeto[editar código-fonte]

Queria saber se existe algum projeto sobre o Bleach, e se existir favor passar um link.

Caso não exista, gostaria de criar um novo, como um subprojeto do Wikiprojeto Animangá, visando ajuda mútua, rápida troca de informações urgentes (ex: votações relacionadas ao mundo anime, como a votação para Regra de Títulos), conseguir mais participantes (alguém pode não querer entrar no projeto animangá, mas vai ver q existe um subprojeto sobre Bleach, e aí pode querer entrar).

Aguardo resposta

-Rjclaudio 01:27, 3 Dezembro 2006 (UTC)

Pagina trancada[editar código-fonte]

o artigo está para wikificação.. queria saber como fazer isso se os admins trancaram a pagina =p... --Milkbull 13:03, 3 Março 2007 (UTC)

Correções (Um pouco de "Flea Slaying")[editar código-fonte]

Existem uma série de erros neste artigo que acredito que deviam ser retificados para clarificação, tais comos:

  • "apesar de ficar nervoso com a maioria deles." (Quanto a Ichigo tentar ajudar Espiritos.)

Não é verdade, isso só acontece uma única vez no primeiro episódio, e não define que esse é o comportamento padrão dele em momento algum.

  • Sobre os "Bounts": Eles não são humanos normais com poderes e não deviam ser descritos de tal forma. Embora a origem deles possa ser considerada Spoiler, é mais errado ainda dar informação errônea. O mais correto seria defini-los como "seres" com poderes especiais. Sem expecificar sua origem.
  • "É capaz de criar correntes espirituais interligando todo o corpo de um Quincy, ossos quebrados, tendões soltos, dentre outros, nada é problema para esta técnica que foi criada originalmente para que os Quincy mais velhos pudessem combater os Hollows sem dificuldades."

Esse trecho esta absurdamente mal escrito e confuso.

  • "Kidou" deveria ter uma seção própria ao invés de ser relatado como um "Objeto que não é objeto"
  • A explicação de Vaizards não esta correta. Eles não se juntaram e decidiram ficar mais fortes. Eles decidiram dominar o seu hollow interior pois estavam correndo o risco de serem dominados pelos mesmos e ficarem loucos (vide mangá)
  • A descrição dos personagens devia ter uma seção própria para não atolar muito esta, que devia ser apenas sobre a obra principal de Bleach e um "overview" da mesma. Além de precisar de uma série revisão.
  • A foto no final do Artigo não tem nada haver com o Artigo em si e simplesmente não faz sentido de estar aqui.

Penso que este artigo deveria chamar-se Bleach (mangá). Afinal de contas, não é o único tema com a designação Bleach (o álbum Bleach). Quanto à página de desambiguação, deveria ser simplesmente Bleach, e aí o usuário escolhia o artigo que pretendia. Espero que tenha sido esclarecedor. Que dizem? SOAD_KoRn (msgcontrib) 16:47, 16 Abril 2007 (UTC)


Acredito ser pertinente. Por mim, tudo bem. --HpHunter fala! 03:46, 27 Abril 2007 (UTC)

Ok. Vou fazer as referidas alterações. SOAD_KoRn (msg) 21:12, 11 Maio 2007 (UTC)

Criar uma lista de personagens[editar código-fonte]

Fui ajustar uma edição, mas o artigo se encontra ineditável. Sugiro que passem parte do conteúdo para o Anexo:Lista de personagens de Bleach para resolver o problema. Marcelobbr 22h29min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Criar uma lista de Músicas do Anime[editar código-fonte]

Aeh, gente, cadê a lista de músicas do anime para sabermos quais são as aberturas e encerramentos?
-Resolvido. leia abaixo.

Divisões Animê -- Mangá[editar código-fonte]

Dividi Animê e Mangá em duas seções diferentes, adicionei um pouco de informação relativo às datas de lancamento de cada (tive como base as informações da wikipedia anglófona), porém não terminei os ajustes. A seção Saga deveria ser sub-seção de anime e mangá já que envolve fatos diferentes entre as duas mídias, ou talvez em uma página anexo. Também adicionei a lista de músicas à pedido do usuário acima. Espero estar ajudando :D .

Arankar - Arrancar !?[editar código-fonte]

Peço aos outros usuários que não escrevam a palavra Arankar, pois está incorreta, a forma correta é Arrancar (da língua espanhola)

  • "Arrancar - vt arrancar; extorquir; separar; extirpar; extrair." - dicionário digital Michaelis (Espanhol - Protuguês)

O nome se dá pelo fato dos hollows arrancarem suas máscaras.

See ya! Dah.arkh.meiji (discussão) 05h58min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)

  1. Ransoutengai: É capaz de criar correntes espirituais interligando todo o corpo de um Quincy, ossos quebrados, tendões soltos, dentre outros, nada é problema para esta técnica que foi criada originalmente para que os Quincy mais velhos pudessem combater os Hollows sem dificuldades.
  2. Kaizoukonpaku: Uma vez, na Soul Society, foi criado um projeto chamado "Spear Head", que tinha como objetivo modificar as almas dos Gikongan para que eles pudessem lutar contra Hollows. Foi Cancelado.
  • Ransoutengai é uma técnica quincy e não um objeto... apaguei.
  • Kaizoukonpaku (espíritos alterados) - são seres vivos e não objetos. Movidos para entidades.

OBS: Gikongan sim é um objeto pois se refere à pílula e não ao espírito dentro dela.
OBS2:"Foi Cancelado."? Dá idéia de duplo sentido. Foi cancelado.. do anime? do manga? o projeto?.

Dah.arkh.meiji (discussão) 07h26min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)

Proposta de Reforma Total[editar código-fonte]

Após fazer inúmeras edições no artigo, percebi que cada subpágina contradiz a informação da anterior. Até alguns dias atrás a página Arrancar direcionava o usuário para o Anexo:Lista de espadas em Bleach. A página Vizard se contradiz na primeira linha, onde o nome muda para Vaizard (仮面の軍勢(ヴァイザード) vaizādo?), que é a forma correta, porém existe o artigo Vaizard, que é uma cópia modificada do primeiro. A palavra SHINIGAMI em meio ao texto às vezes é linkada como Shinigami outras vezes como Shinigami (Bleach) (ambos artigos existem, e são diferentes entre si).

Palavras Propostas[editar código-fonte]

  • Usar as palavras: Vaizard, Arrancar, Adjuchas e Espada(com "E" maiúsculo quando se refere ao grupo da elite Arrancar).
    Ao invés de: Vizard, Arrankar, Adjucas e espada.
  • Usar todos os nomes no formato ocidental como foi decidido na página do projeto animangá.
    Exemplo: Ichigo Kurosaki ao invés de Kurosaki Ichigo
  • Usar os seguintes links como padrão:
    • Menos: [[Hollow#Menos|Menos]]. Resultado: Menos.
    • Gillian: [[Hollow#Gillian|Gillian]]. Resultado: Gillian.
    • Adjuchas: [[Hollow#Adjuchas|Adjuchas]]. Resultado: Adjuchas.
    • Vasto Lorde: [[Hollow#Vasto Lorde|Vasto Lorde]]. Resultado: Vasto Lorde.
    • Arrancars: [[Hollow#Arrancars|Arrancars]]. Resultado: Arrancars.
    • Números: [[Hollow#Números|Números]]. Resultado: Números.
    • Espadas: [[Hollow#Espadas|Espadas]]. Resultado: Espadas.
    • Privarón Espadas: [[Hollow#Privarón Espadas|Privarón Espadas]]. Resultado: Privarón Espadas.
    • Exéquias: [[Hollow#Exéquias|Exéquias]]. Resultado: Exéquias.
    • Vaizard: [[Vaizard]]. Resultado: Vaizard.

Justificativa:

  • Arrancar (アランカル arankaru?) - Arrancar, pois vem da palavra espanhola que tem o mesmo significado e pronúncia da palavra Arrancar na língua portuguesa (têm esse nome por arrancarem suas máscaras em busca de poder).
  • Vaizard (仮面の軍勢(ヴァイザード) vaizādo?) - A pronúncia mais aproximada é Vaizard. De acordo com a wikipédia anglófona, a palavra "ヴァイザード" se refere à palavra americana visored que em seu significado arcáico significa o mesmo que estar "mascarado". (Página da Wikipedia em Inglês)

Modificações Propostas[editar código-fonte]

  • Apagar o artigo Vizard e editar o artigo Vaizard organizando melhor as informações
  • Alterar o título do artigo Anexo:Lista de espadas em Bleach para Anexo:Lista de Espadas em Bleach
  • Objetos Espirituais devem ser movidos para sub-seções em seus devidos usuários.
    Ex: Gikongan, Zanpakutou, Chikan de Memória devem ser parte do artigo Shinigami (Bleach).
  • Aplicar todas as modificações listadas em cada página relacionada à Bleach.


Dah.arkh.meiji (discussão) 18h09min de 21 de Dezembro de 2008 (UTC)

Resolvidos[editar código-fonte]

Se alguém fizer alguma dessas modificações ou alguma maior assine aqui e especifique o que fez, facilitando assim o trabalho em grupo.

Comentários[editar código-fonte]

Deixe aqui qualquer comentário relacionado a este tópico. (e assine com ~~~~)

Eu ia mudar o termo "Vaizard" no artigo para o termo em inglês "Visored" com base nas explicações citadas aqui: http://bleach.wikia.com/wiki/Bleach_Wiki_talk:Masked_Project#.22Vizard.22_or_.22Visored.22_.3F. Resumindo: é bem sabido que vários termos do mangá (notavelmente os relacionados à Sociedade das Almas) são derivados do inglês, o que é o caso de ヴァイザード (vaizado). E o certo ser "visored" encontra suporte em suas raízes etimológicas e em sua fonologia. A palavra inglesa "visor" (que compõe visored) é usada para se referir a algo que cobre o rosto ou os olhos. Ademais, no inglês arcaico, era usado para se referir a disfarces, tais como as máscaras. Além disso, fonologicamente, em inglês tanto "vaizard"(veizãrd) quanto "vizard"(vízãrd) diferem da pronúncia do termo em japonês ヴァイザード (vaizado). Somente "visored"(vaizãrd) se assemelha fonologicamente ao japonês, portanto seria assim o termo mais correto. Além disso, "visored" é o termo usado na wiki inglesa. Porém, decidi abrir uma discussão aqui porque pelo que parece a Panini usa o termo "vizard" no mangá (apesar de eu não ter certeza) e como esta é a wikipédia lusófona, acho que deve-se priorizar o termo em português o máximo possível, apesar de eu ser a favor do uso do termo "visored" neste caso por melhor adequação à intenção original da obra. Enfim, o que acham? Fcb777 (discussão) 17h36min de 25 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

O que vocês fizeram com os artigos que estão faltando di Bleach?

faltam o artigo Shigekuni Yamamoto-Genryusai o do Barragan o do Stark

o que vocês fizeram com eles? o comentário precedente não foi assinado por KurapicaKuruta (discussão • contrib.) Munashii msg 19h48min de 12 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Sugiro que vocês arrumem outra fonte pra pesquisar as idades do personagens de Bleach porque eu li uma história que se passa há cem anos atras e os personagens delas vocês estão dizendo q tem menos que isso ainda

E eu queria perguntar outra coisa tambem

Em que capitulo aparece o Capitão Yamamoto dizendo que a Unohana Retsu é a shinigami mais velha da Soul Society?eu nunca vi isso

esta no artigo dela escrito isso o comentário precedente não foi assinado por KurapicaKuruta (discussão • contrib.) Munashii msg 20h12min de 12 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Já repararam que o Ichigo já apareceu em duas formas hollows diferentes, e se formos analisar veremos que a primeira, onde ele fica maior e muito mais agressivo, ele se assemelha a um adjucha, mas na segunda, recentemente mostrada no manga, ele tem uma força estrondosa e uma aparência que relembra em muito um vasto lorde, vocês não acham? e as caracteríticas de cada forma reforça essa teoria, tanto na aparência física quanto em medida de poderes, já que já foi dito que um vasto lorde vence sem dificuldades um taichou (ou um espada) e foi o que ichigo fez quando de transformou nessa forma tão semelhante a de um vasto lorde.

Descrição das Sagas[editar código-fonte]

É desnecessário contar detalhadamente a história de cada saga, a Sinopse de cada uma já está bom, pois assim contém menos spoilers reveladores e facilita a leitura do artigo.

Algum usuário que puder fazer está alteração faça, já que tudo que arrumo ou corrijo incluindo erros de português e concordância são revertidos por editores que nem ao menos lêem as alterações.

O Nome da Atual saga é Batalha de Inverno pois a mesma foi nomeada assim capítulos antes de acontecer.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.10.24.193 (discussão • contrib.) Bruno Leonard (discussão) 23h29min de 26 de Março de 2010 (UTC)


Concordo que apenas a sinopse ou um prevê resumo seja a melhor altenativa e mais pratica do que descrever a historia detalhadamente a cada capitulo que acontece. estarei vigiando e contribuindo junto a este artigo já que acompanho Bleach desde seu começo e não sou nenhum leigo sobre o mangá. Mercdest (discussão) 20h40min de 27 de março de 2010 (UTC)[responder]

Traduzi o resumo das sagas da wiki espanhola, que é artigo destacado. Acho que a versão de lá é uma boa descrição do enredo (pelo menos por agora). Fcb777 (discussão) 23h52min de 25 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Por que o artigo de musicas de abertura e de encerramento foi tirado? Sugiro que coloquem de volta.

Coloquei de volta, e com um novo formato. Tudo bem arrumado numa tabela.
Marukusu7777 (discussão) 11h24min de 15 de março de 2012 (UTC)[responder]

Imagem do Mangá[editar código-fonte]

Perdão, mas a wikipédia já permite o uso de imagens com copyright? (Me refiro a capa do mangá que está no artigo) 189.96.16.227 (discussão) 03h50min de 16 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

A Wikipédia permite o uso desse tipo de média sob o WP:URC (Uso Restrito de Conteúdo). Para mais informações favor consultar Ajuda:Conteúdo restrito. Munashii msg 12h36min de 16 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Pessoal, por favor não vandalizem a página ou ela será bloqueada a usuários anônimo assim como aconteceu com Naruto. Além de vandalismo ([1], [2], [3], [4], [5], [6], [7]) alguns adicionam muitas informações sem fontes ([8], [9], [[10], [11], [12], as vezes até tentando ajudar) e isso não é permitido na wikipedia, tem muitas coisas como "uma hipótese", "suspeita que", "talvez", "tudo indica" e até "segundo o autor", quando ele disse isso cade a fonte. Infelizmente, se o vandalismo continuar a página poderá ser bloqueada para IPs, eu e a comunidade sabemos que há anônimos que ajudam e esses acabarão sendo prejudicados sem terem culpa, já que alguns vandalizam. Realmente se gostam do anime e querem escrever sua opinião o qualquer coisa criem um blog, isto aqui era para ser uma enciclopédia onde todos contribuem, mas desse jeito não é possível. É isso obrigado pela compreensão. Gabriel Yuji (discussão) 03h52min de 11 de abril de 2012 (UTC)[responder]