Discussão:CNN

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exclusão do tópico: "O Brasil retratado pela CNN"[editar código-fonte]

Acredito que o tópico deve ser mantido, já que a visão da CNN sobre o Brasil é importante para estudiosos da imagem do Brasil no exterior. A forma como uma entidade como a CNN retrata o país serve de alerta para as autoridades e para a indústria turística brasileira, bem como para todos os brasileiros em geral, oferecendo a consciência necessária para que mudanças internas ocorram e sinalizando aos órgãos públicos e empresas em geral que devemos nos empenhar em melhorar a imagem do país ao redor do mundo.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.55.62.233 (discussão • contrib)

Você usa notícias da própria CNN para tentar formar o que, de acordo com sua opinião, seria uma determinada visão da emissora em relação ao Brasil, o que constitui panfletagem, proselitismo e pesquisa inédita por síntese. Sendo assim a seção foi removida, e não deve voltar a constar no verbete a não ser que tal "visão" seja corroborada por fontes fiáveis, secundárias e independentes. --viniciusmc (discussão) 15h55min de 50 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Mas que fonte é mais fiável do que as próprias notícias da CNN? Todas as reportagens foram indicadas, reproduzindo apenas aquilo que a própria emissora disponibilizou em seu site. Entre em cada um dos links que foram indicados como referência. Todos disponibilizam exatamente aquilo que foi escrito na wikipedia. Quase a totalidade dos links foram embasadas nas notícias da CNN, muitas delas veiculadas entre 2009 e 2011.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.55.62.246 (discussão • contrib)

Nenhuma fonte diz especificamente que "o Brasil é retratado como o país das favelas, onde é comum a exploração sexual de crianças, da violência endêmica, da corrupção e do futebol", é você que está juntando A+B para chegar a essa conclusão, e pesquisa inédita não é permitida na Wikipédia. Favor não voltar a inserir o texto ou serei obrigado a pedir a proteção do artigo. --viniciusmc (discussão) 16h18min de 27 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Ok, então retirarei todas as considerações pessoais. Todo o resto do artigo está agora escrito com informações da própria CNN, copiado e colado e indicado referência, deve ser mantido, em nome da liberdade de informação. Aliás, nem é questão de liberdade, e sim de mera tradução. As informações que não são da CNN foram embasadas no portal G1 da Globo e no R7 Notícias.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.55.62.233 (discussão • contrib)

Apagar informações que foram traduzidas do site da própria CNN é algo, no mínimo, contraditório. Não é pesquisa própria, é tradução.

Para que todos os internautas saibam do conteúdo que foi injustamente removido, reproduzo o mesmo abaixo: o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.55.62.233 (discussão • contrib)

Edição removida. --viniciusmc (discussão) 17h18min de 27 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Concordo plenamente com a remoção da seção que, além de ser pesquisa inédita por síntese, como já foi dito, não tem qualquer relevância a um artigo enciclopédico sobre a emissora. Lembro que esta não é a "Wikipédia brasileira". RafaAzevedo disc 17h13min de 27 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Diferença entre vandalismo, pesquisa inédita por síntese e censura[editar código-fonte]

A remoção do tópico "O Brasil retratado pela CNN" não poderia ter sido realizada, sob pena de prejudicar a liberdade de informação e o conhecimento que os brasileiros e estudiosos de relações internacionais e jornalismo possuem sobre a imagem do país na imprensa estrangeira.

Foi realizada uma análise superficial do artigo, ignorando-se que todo o tópico havia sido fundamentada nas próprias notícias da CNN, no portal Globo e no portal R7 Notícias, ou seja, fontes de informações fiáveis.

Por mera discórdia do que seria a imagem que a CNN passa do país, o usuário excluiu a página. Não havia, entretando, do que discordar, pois todo o artigo era mera transcrição do site da CNN International.

Também discordo que haja "pesquisa inédita por síntese". A maioria os tópicos vieram do próprio site da CNN, e foram retiradas quaisquer considerações pessoais ou conclusões "por síntese" na última versão, antes que o tópico fosse completamente removido. Apenas duas citações remetiam aos portais R7 Notícias e G1 da Globo.

Assim, não ficou caracterizada a "pesquisa inédita por síntese", muito menos "vandalismo", e sim uma compilação de dados extraídos do próprio site da CNN, com o objetivo de incrementar o conhecimento e sem qualquer informação de cunho subjetivo. Afirmo, novamente, que o que houve foi mera discórdia do assunto tratado no tópico, motivo pelo qual o mesmo foi completamente removido sem qualquer análise criteriosa.

Enfim, a própria remoção do tópico foi baseada em alegações sem fundamento, e claramente viola o princípio da imparcialidade. Ou seja, a remoção caracterizou-se por simples censura da informação. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.55.62.247 (discussão • contrib)

Você pode juntar quantos links de notícias quiser, mas enquanto o tema não for analisado por um estudioso e publicado em local competente, ou se a própria emissora reconhecer que segue uma agenda nas reportagens sobre o Brasil, não tem qualquer sentido inserir essas alegações no verbete. A Wikipédia é uma enciclopédia, e não local para "conscientizar", "alertar autoridades" ou "melhorar a imagem do país", sugiro que pra isso vá criar um blog. --viniciusmc (discussão) 20h33min de 27 de maio de 2011 (UTC)[responder]