Discussão:Coreia do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Por curiosidade, como é a pronúncia em Portugal, já que não há acento em Coréia? Penso que este é um dos casos excepcionais em que o bom senso sugere por uma breve explicação entre parêntesis: Coreia (br. Coréia) do Norte (apenas na primeira vez em que a palavra é apresentada). Do jeito que está, um visitante brasileiro sempre se sentirá tentado a editar a página para colocar o acento. --Patrick 21:52, 23 Ago 2004 (UTC)

A pronúncia é com a sílaba tónica idêntica ao Brasil, mas o som o "e" é diferente. Em Portugal, o "ei" de "Coreia" é igual ao "ei" de "leite". Quanto à sugestão, pode ser... --Jorge 00:42, 24 Ago 2004 (UTC)


Um minuto, mais ou menos :D

Cá entre nós, escrevi essa frase agora e estou contando quanto tempo vaii demorar para os chefões da Wikipedia deletarem ela, tomara que fique pra sempre. hahaha! Essa foi boa! Sergii-rachmonov 05:04, 27 Maio 2007 (UTC)

Nome oficial[editar código-fonte]

Penso que o nome oficial correcto é República Popular Democrática da Coreia e não República Democrática Popular da Coreia. Não conheço coreano, mas pelo menos na tradução do inglês Democratic People's Republic dá República Popular Democrática e não República Democrática Popular. Alguém concorda? Gameiroestá lá? 12h42min de 19 de junho de 2010 (UTC)

Validade da informação[editar código-fonte]

Uma questão muito importante com que o Wikipedia se depara atualmente. o modo como as informações estão sendo apresentadas em diversos artigos demonstram nítida parcialidade. este sobre a coreia do norte é um bom exemplo "considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista" quando verificamos artigos similares em idiomas distintos percebemos novamente a parcialidade das informações voltadas aos interesses políticos-econômicos de determinados países. Esse é um problema vital que coloca as validade das informações obtidas atraves do Wikipedia em cheque. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 200.193.245.220 (discussão • contrib.) Heitor diz aí! 04h19min de 23 de junho de 2010 (UTC)

Tem muita coisa sem nenhum sentido! O artigo precisa ser revisto urgentemente! Leoherdy (discussão) 23h22min de 22 de dezembro de 2011 (UTC)

Troca indevida de imagens[editar código-fonte]

O usuário Arthur to D​ C​ E​ F, como de costume, está a alterar deliberadamente imagens desse verbete sem a apresentação de qualquer justificativa plausível. A troca se dá por imagens de pior qualidade (resolução, enquadramento, iluminação, etc) na seção "Governo e política" e representa ocasiões que já são ilustradas ao longo do artigo (o Festival Arirang, por exemplo). O usuário em questão recusa-se a discutir, simplesmente desfazendo minhas reversões sem nada a dizer, o que demonstra uma atitude profundamente infantil no que diz respeito às edições desse verbete. A versão anterior (status quo) é essa, enquanto a versão modificada pelo usuário é essa. Para evitar o desenrolar de uma guerra de edições (o que parece ser o objetivo do editor), esperarei opiniões de terceiros antes de comunicar os administradores sobre o comportamento do usuário. Chronus (discussão) 20h11min de 18 de abril de 2013 (UTC)

O meu objetivo aqui é uma guerra de edições? Se eu estou aqui, é porque é para contribuir com o projeto e não para ficar enchendo o saco dos outros, como se a Wikipédia fosse uma enciclopédia cristalizada e imutável. E além do mais, as justificativas que você colocou nas reversões são meramente interpretativas. Isso significa que nem todos irão concordar com o que você está dizendo. Portanto, não vou ficar aqui perdendo o meu tempo discutindo besteira. Qualquer usuário tem o direito de melhorar os artigos da Wikipédia, desde que as informações sejam verídicas, confiáveis e de teor enciclopédico. Arthur to (discussão) 21h24min de 18 de abril de 2013 (UTC)
Meu caro, se o senhor estivesse "melhorando" alguma coisa, não teríamos qualquer tipo de problema. O ponto controverso é que o senhor chegou e alterou o status quo de dois verbetes sem a apresentação de qualquer justificativa (plausível ou não). As políticas da Wikipédia dizem que é a versão estável do artigo que deve permanecer e, a partir do momento que eu discordei da sua troca injustificada de imagens, sua versão deixa de ser consenso. A partir desse ponto, ao invés de o senhor respeitar as políticas, não criar guerras de edições e vir à discussão argumentar, preferiu partir para o confronto e continua a não apresentar qualquer motivo para as mudanças. Isso, meu caro, eu chamo de comportamento desestabilizador e por isso abri um pedido de bloqueio contra a sua conta. Apresente argumentos para essa troca sem sentido de imagens e então poderemos conversar. Na marra, o senhor não vai conseguir nada por aqui. Chronus (discussão) 23h21min de 18 de abril de 2013 (UTC)

Informação errada[editar código-fonte]

Avisando: Na citação onde diz " Acredita-se que os primeiros habitantes da Coreia Norte, chegaram a 500 mil anos". Como? Se a espécie humana possui no máximo apenas 200 mil anos ? comentário não assinado de Augustosungaro (discussão • contrib) 07h18min de 24 de agosto de 2015 (UTC)

  • Removi esta parte do texto, é só conferir nos artigos de diversas Wikipedias quando surgiu o gênero humano. DARIO SEVERI (discussão) 07h32min de 4 de maio de 2017 (UTC)

Erro no mapa[editar código-fonte]

Prezados, convido aos que vigiam esta página a considerar o seguinte: foi apontado aqui que há um problema nos nomes da províncias do mapa na seção "subdivisões": algumas que deveriam ser "do norte" estão como "do sul" e vice-versa. Contudo, checando estas duas fontes (Britannica e Biblioteca do Congresso Americano), creio que há, ainda, o problema de algumas províncias não estarem representadas. Estou sem tempo para checar isto com calma no momento, então deixo aqui o questionamento. Grande abraço. --Caiomarinho (discussão) 01h29min de 10 de outubro de 2017 (UTC)

Coreia do Norte não é unipartidária[editar código-fonte]

Apesar de ser um regime totalitário, é um regime multipartidário e faz eleições, inclusive isso é citado na Política da Coreia do Norte, aqui vai alguns partidos da Coreia do Norte:

Partido dos Trabalhadores da Coreia;

Partido Social-Democrata da Coreia do Norte;

Partido Chondoista Chong-u;

Chongryon;

Independentes.

Espero que corrijam isso pois esse talvez seja um dos artigos mais lidos, especialmente com as tensões nucleares. Cothonete (discussão) 19h11min de 12 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Cothonete: Não é um sistema multipartidário. Os "partidos" citados acima são apenas instituições satélites do Partido dos Trabalhadores da Coreia e as "eleições" são apenas teatro para legitimar o poder da dinastia que controla o país. Nenhuma Wikipédia define a Coreia do Norte como "multipartidária", assim como não o faz qualquer fonte fiável. Sugiro compreender melhor o assunto antes de se achar apto a opinar. Cumprimentos. Chronus (discussão) 19h33min de 12 de fevereiro de 2018 (UTC)
O fato de serem partidos fantoches e não ter troca de poder não significa que seja um país unipartidário, poderia citar o próprio exemplo da Ditadura Civil-Militar Brasileira onde era um sistema bipartidário, que em tese era oposição mas na prática era fantoche dos militares. E sim, as eleições são duvidosas mas ainda assim existe, e não há uma fonte acadêmica que diz o contrário, isso não refere-se a dizer que a Coreia do Norte é democrática, significa dizer que a Coreia do Norte faz eleições e não é um sistema unipartidário como é afirmado no artigo, tanto que nenhuma wikipedia além do Brasil define a Coreia do Norte como um sistema unipartidário assim como a ditadura que houve aqui, agora algumas das fontes são essas: [1] [2] [3][4] [5]
@Cothonete: Se são "partidos fantoches" de um partido principal, não há multipartidarismo. Mas vamos às suas "fontes". A primeira, logo no começo, diz que "all mass organizations are guided and controlled by the party" e que tais "mass organizations" (o texto sequer define tais grupos como "partidos") foram criados para ajudar na dominação do governo de todos os aspectos da sociedade. A segunda, diz que todas essas organizações "supports policies of Korean Worker's Party". A terceira não prova nada e sequer fala sobre multipartidarismo, apenas trata de uma organização conhecidamente controlada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia. O site do "Partido Democrata" também não prova nada, apenas trata de uma organização conhecidamente controlada pelo partido principal. A quinta não cita, em nenhum momento, a palavra multipartidarismo. A propósito, a ditadura brasileira não era "unipartidária" porque era uma ditadura imposta pela cúpula das forças armadas, não por um partido. Portanto era militar, como o próprio nome já diz. O que eles faziam eram eleições teatrais sem validade prática alguma, assim como faz a Coreia do Norte. Citação: Cothonete escreveu: «tanto que nenhuma wikipedia além do Brasil» Vamos por partes. Em primeiro lugar, não existe enciclopédia "do Brasil", mas sim enciclopédia lusófona. Em segundo lugar, sua afirmação é simplesmente mentira. Em seu artigo, a Wikipédia anglófona define a Coreia do Norte como um país de "one-party system" tanto na infobox, quanto na seção sobre política. Chronus (discussão) 09h31min de 13 de fevereiro de 2018 (UTC)

Fuso Horário[editar código-fonte]

Ontem a Coreia do Norte voltou ao horário da Coreia do Sul GumballBR (discussão) 10h31min de 6 de maio de 2018 (UTC)