Discussão:Coreia do Norte/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por curiosidade, como é a pronúncia em Portugal, já que não há acento em Coréia? Penso que este é um dos casos excepcionais em que o bom senso sugere por uma breve explicação entre parêntesis: Coreia (br. Coréia) do Norte (apenas na primeira vez em que a palavra é apresentada). Do jeito que está, um visitante brasileiro sempre se sentirá tentado a editar a página para colocar o acento. --Patrick 21:52, 23 Ago 2004 (UTC)

A pronúncia é com a sílaba tónica idêntica ao Brasil, mas o som o "e" é diferente. Em Portugal, o "ei" de "Coreia" é igual ao "ei" de "leite". Quanto à sugestão, pode ser... --Jorge 00:42, 24 Ago 2004 (UTC)

Um minuto, mais ou menos :D

Cá entre nós, escrevi essa frase agora e estou contando quanto tempo vaii demorar para os chefões da Wikipedia deletarem ela, tomara que fique pra sempre. hahaha! Essa foi boa! Sergii-rachmonov 05:04, 27 Maio 2007 (UTC)

Nome oficial[editar código-fonte]

Penso que o nome oficial correcto é República Popular Democrática da Coreia e não República Democrática Popular da Coreia. Não conheço coreano, mas pelo menos na tradução do inglês Democratic People's Republic dá República Popular Democrática e não República Democrática Popular. Alguém concorda? Gameiroestá lá? 12h42min de 19 de junho de 2010 (UTC)

O idh do país estava errado, então modifiquei para o último ano em que o dado foi divulgado de forma concreta. Calebe Saturnino (discussão) 20h22min de 31 de agosto de 2022 (UTC)

Validade da informação[editar código-fonte]

Uma questão muito importante com que o Wikipédia se depara atualmente. o modo como as informações estão sendo apresentadas em diversos artigos demonstram nítida parcialidade. este sobre a coreia do norte é um bom exemplo "considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista" quando verificamos artigos similares em idiomas distintos percebemos novamente a parcialidade das informações voltadas aos interesses políticos-econômicos de determinados países. Esse é um problema vital que coloca as validade das informações obtidas atraves do Wikipedia em cheque. o comentário precedente Ajuda:Guia Prático/Assinando deveria ter sido assinado por 200.193.245.220 (discussão • contrib.) Heitor diz aí! 04h19min de 23 de junho de 2010 (UTC)

Tem muita coisa sem nenhum sentido! O artigo precisa ser revisto urgentemente! Leoherdy (discussão) 23h22min de 22 de dezembro de 2011 (UTC)

Troca indevida de imagens[editar código-fonte]

O usuário Arthur to D​ C​ E​ F, como de costume, está a alterar deliberadamente imagens desse verbete sem a apresentação de qualquer justificativa plausível. A troca se dá por imagens de pior qualidade (resolução, enquadramento, iluminação, etc) na seção "Governo e política" e representa ocasiões que já são ilustradas ao longo do artigo (o Festival Arirang, por exemplo). O usuário em questão recusa-se a discutir, simplesmente desfazendo minhas reversões sem nada a dizer, o que demonstra uma atitude profundamente infantil no que diz respeito às edições desse verbete. A versão anterior (status quo) é essa, enquanto a versão modificada pelo usuário é essa. Para evitar o desenrolar de uma guerra de edições (o que parece ser o objetivo do editor), esperarei opiniões de terceiros antes de comunicar os administradores sobre o comportamento do usuário. Chronus (discussão) 20h11min de 18 de abril de 2013 (UTC)

O meu objetivo aqui é uma guerra de edições? Se eu estou aqui, é porque é para contribuir com o projeto e não para ficar enchendo o saco dos outros, como se a Wikipédia fosse uma enciclopédia cristalizada e imutável. E além do mais, as justificativas que você colocou nas reversões são meramente interpretativas. Isso significa que nem todos irão concordar com o que você está dizendo. Portanto, não vou ficar aqui perdendo o meu tempo discutindo besteira. Qualquer usuário tem o direito de melhorar os artigos da Wikipédia, desde que as informações sejam verídicas, confiáveis e de teor enciclopédico. Arthur to (discussão) 21h24min de 18 de abril de 2013 (UTC)
Meu caro, se o senhor estivesse "melhorando" alguma coisa, não teríamos qualquer tipo de problema. O ponto controverso é que o senhor chegou e alterou o status quo de dois verbetes sem a apresentação de qualquer justificativa (plausível ou não). As políticas da Wikipédia dizem que é a versão estável do artigo que deve permanecer e, a partir do momento que eu discordei da sua troca injustificada de imagens, sua versão deixa de ser consenso. A partir desse ponto, ao invés de o senhor respeitar as políticas, não criar guerras de edições e vir à discussão argumentar, preferiu partir para o confronto e continua a não apresentar qualquer motivo para as mudanças. Isso, meu caro, eu chamo de comportamento desestabilizador e por isso abri um pedido de bloqueio contra a sua conta. Apresente argumentos para essa troca sem sentido de imagens e então poderemos conversar. Na marra, o senhor não vai conseguir nada por aqui. Chronus (discussão) 23h21min de 18 de abril de 2013 (UTC)
Eu discordo 177.8.163.6 (discussão) 20h47min de 11 de agosto de 2022 (UTC)

Informação errada[editar código-fonte]

Avisando: Na citação onde diz " Acredita-se que os primeiros habitantes da Coreia Norte, chegaram a 500 mil anos". Como? Se a espécie humana possui no máximo apenas 200 mil anos ? comentário não assinado de Augustosungaro (discussão • contrib) 07h18min de 24 de agosto de 2015 (UTC)

Erro no mapa[editar código-fonte]

Prezados, convido aos que vigiam esta página a considerar o seguinte: foi apontado aqui que há um problema nos nomes da províncias do mapa na seção "subdivisões": algumas que deveriam ser "do norte" estão como "do sul" e vice-versa. Contudo, checando estas duas fontes (Britannica e Biblioteca do Congresso Americano), creio que há, ainda, o problema de algumas províncias não estarem representadas. Estou sem tempo para checar isto com calma no momento, então deixo aqui o questionamento. Grande abraço. --Caiomarinho (discussão) 01h29min de 10 de outubro de 2017 (UTC)

Coreia do Norte não é unipartidária[editar código-fonte]

Apesar de ser um regime totalitário, é um regime multipartidário e faz eleições, inclusive isso é citado na Política da Coreia do Norte, aqui vai alguns partidos da Coreia do Norte:

Partido dos Trabalhadores da Coreia;

Partido Social-Democrata da Coreia do Norte;

Partido Chondoista Chong-u;

Chongryon;

Independentes.

Espero que corrijam isso pois esse talvez seja um dos artigos mais lidos, especialmente com as tensões nucleares. Cothonete (discussão) 19h11min de 12 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Cothonete: Não é um sistema multipartidário. Os "partidos" citados acima são apenas instituições satélites do Partido dos Trabalhadores da Coreia e as "eleições" são apenas teatro para legitimar o poder da dinastia que controla o país. Nenhuma Wikipédia define a Coreia do Norte como "multipartidária", assim como não o faz qualquer fonte fiável. Sugiro compreender melhor o assunto antes de se achar apto a opinar. Cumprimentos. Chronus (discussão) 19h33min de 12 de fevereiro de 2018 (UTC)
O fato de serem partidos fantoches e não ter troca de poder não significa que seja um país unipartidário, poderia citar o próprio exemplo da Ditadura Civil-Militar Brasileira onde era um sistema bipartidário, que em tese era oposição mas na prática era fantoche dos militares. E sim, as eleições são duvidosas mas ainda assim existe, e não há uma fonte acadêmica que diz o contrário, isso não refere-se a dizer que a Coreia do Norte é democrática, significa dizer que a Coreia do Norte faz eleições e não é um sistema unipartidário como é afirmado no artigo, tanto que nenhuma wikipedia além do Brasil define a Coreia do Norte como um sistema unipartidário assim como a ditadura que houve aqui, agora algumas das fontes são essas: [1] [2] [3][4] [5]
@Cothonete: Se são "partidos fantoches" de um partido principal, não há multipartidarismo. Mas vamos às suas "fontes". A primeira, logo no começo, diz que "all mass organizations are guided and controlled by the party" e que tais "mass organizations" (o texto sequer define tais grupos como "partidos") foram criados para ajudar na dominação do governo de todos os aspectos da sociedade. A segunda, diz que todas essas organizações "supports policies of Korean Worker's Party". A terceira não prova nada e sequer fala sobre multipartidarismo, apenas trata de uma organização conhecidamente controlada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia. O site do "Partido Democrata" também não prova nada, apenas trata de uma organização conhecidamente controlada pelo partido principal. A quinta não cita, em nenhum momento, a palavra multipartidarismo. A propósito, a ditadura brasileira não era "unipartidária" porque era uma ditadura imposta pela cúpula das forças armadas, não por um partido. Portanto era militar, como o próprio nome já diz. O que eles faziam eram eleições teatrais sem validade prática alguma, assim como faz a Coreia do Norte. Citação: Cothonete escreveu: «tanto que nenhuma wikipedia além do Brasil» Vamos por partes. Em primeiro lugar, não existe enciclopédia "do Brasil", mas sim enciclopédia lusófona. Em segundo lugar, sua afirmação é simplesmente mentira. Em seu artigo, a Wikipédia anglófona define a Coreia do Norte como um país de "one-party system" tanto na infobox, quanto na seção sobre política. Chronus (discussão) 09h31min de 13 de fevereiro de 2018 (UTC)

Fuso Horário[editar código-fonte]

Ontem a Coreia do Norte voltou ao horário da Coreia do Sul GumballBR (discussão) 10h31min de 6 de maio de 2018 (UTC)

Neste trecho: A cobrança de impostos foi abolida desde 1º de abril de 1974. A fim de aumentar a produtividade da agricultura e da indústria, desde os anos 1960, o governo norte-coreano introduziu inúmeros sistemas de gestão tais como o sistema de trabalho Taean. No século XXI, o crescimento do PIB norte-coreano foi lento, porém constante, embora nos últimos anos, o crescimento gradualmente acelerou em 3,7% em 2008, o ritmo mais rápido em quase uma década, largamente devido a um forte crescimento de 8,2% no setor de agricultura. Isto veio como uma surpresa, dado que a maioria das economias reportaram um crescimento menor, devido à crise global financeira de 2008–2009.

Estou com algumas dúvidas de como o país gera dinheiro para manter suas operações se ele gera inteiramente das exportações e economia interna? Como vistos na imagem Coreia do Norte#/media/Ficheiro:North Korea Product Exports (2019).svg. Portanto, para facilitar o entendimento, acho importante incluir isso nesta parte que o país não tem imposto. Parte do dinheiro produzido por exportação e mercado interno volta para o governo pagar suas contas, gerando assim um imposto invisível que corta parte do salário dos trabalhadores. Por que o termo imposto invisível? (se tiver outras sugestões por favor me responda) Porque apenas as pessoas residentes da Coreia do Norte não têm noção que pagam uma taxa já que ela é retida na fonte, conforme dito na própria fonte (262) https://www.globalsecurity.org/wmd/library/news/dprk/2006/dprk-060321-kcna03.htm no trecho ("In 1955 the income tax upon the workers and office employees was cut sharply, the tax levies upon the handicraftsmen, businessmen and merchants were cut down by a wide margin and agricultural tax in kind was trimmed back to 20.1 percent on an average. Later, the agricultural tax in kind that had remained partially and the negligible income tax of the workers and office employees were scrapped.") ou seja, o imposto diminuiu, mas não sumiu. João Sampaio Goes Siqueira (discussão) 06h29min de 12 de janeiro de 2023 (UTC)

Cobertura midiática sobre a Coreia do Norte[editar código-fonte]

A Wikipédia em inglês possui o artigo en:Media coverage of North Korea. Acredito que seria interessante ter algo semelhante na lusófona. Minha pergunta é: onde colocar essas informações? Poderia ser uma seção deste artigo "Coreia do Norte"? Uma subseção? Parte de um artigo já existente? Ou um artigo novo? Mateussf (discussão) 16h21min de 4 de março de 2023 (UTC)