Discussão:Dia do Trabalhador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Censura[editar código-fonte]

bla bla bla a censura agora está patente na Wikipédia, se no dia 1 de Maio, feriado Internacional, os trabalhadores Portugueses são obrigados a trabalhar, então acho que está página não está completa se não fôr referênciado. É importante dizer, desde que o governo de José Sócrates aprovou a nova lei da abertura do comércio aos domingos, em Portugal os TRABALHADORES são novamente obrigados a trabalhar dia 01 de Maio, domingos e feriados, incluindo o domingo de Páscoa. Facto que Portugueses e Estrangeiros devem ter conhecimento. Também já não há liberdade expressão Portugal?

Pode escrever o que entender, mas de forma não provocatória, para chamar a atenção - não se escreve em bold nem com letra maiúscula -; por outro lado, deve indicar alguma fonte daquilo que escreve pois é disso que deve ser a Wikipédia. Por outro lado, o artigo Revolução dos Cravos deve tratar disso mesmo: da Revolução.Carlos msg 10h53min de 24 de abril de 2011 (UTC)

Há um equívoco[editar código-fonte]

Não, este não é um verbete vinculado a projeto astronômico. Não existem evidências sobre o Dia do Trabalhador ser comemorado em outras regiões do cosmos. Aguardarei alguma manifestação antes de editar essa página.


--João Menna Barreto (discussão) 06h05min de 3 de Julho de 2008 (UTC)

Ok, foi um erro no bot, já retirei a predef.--Rei-artur 18h39min de 4 de Julho de 2008 (UTC)


Trecho sobre o dia do trabalho na Bahia[editar código-fonte]

No texto existia um trecho que afirmava que o Dia do Trabalho na Bahia, só foi adotado em 1980. Isso é, no mínimo, inverídico uma vez que o Dia do Trabalho foi instituído por Lei Federal anterior a isso e não poderia ser de livre escolha do Estado aceitá-lo ou não, já que o regime federativo do Brasil impõe que as leis federais se sobreponham as determinações estaduais naquilo em que for de sua competência.

Segue o trecho da lei (notar a data):

LEI Nº 662, DE 6 DE ABRIL DE 1949

Declara feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro

(Alterada pela LEI N° 10.607/19.12.2002)

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

(Redação original) - Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

...elipsis...

Assim o trecho foi removido até que se apresentem evidências de que o que nele estava descrito realmente aconteceu.

0 0Sombra0 0 (discussão) 19h10min de 1 de maio de 2009 (UTC)

Dia do trabalhador no Brasil[editar código-fonte]

Há uma inconsistência entre as informações sobre as primeiras manifestações nos EUA (ocorridas em 3 e 4 de maio) no texto da introdução, e no texto sob o título "dia do trabalhador no Brasil" (ocorrida em 1o. de maio).

O correto é Dia do Trabalho e não Dia do Trabalhador[editar código-fonte]

O correto é Dia do Trabalho e não Dia do Trabalhador.

  • O que aparentemente é um erro aqui pode ser um acerto lá, a Wikipédia não é feita apenas por pessoas de um local restrito, se informe melhor.-- Jo Lorib ->d 00h11min de 2 de maio de 2011 (UTC)
  • Na verdade, o correto é Dia do Trabalhador mesmo, porque celebra as lutas do trabalhador. Até porque, se fosse dia do trabalho, teríamos que trabalhar no mesmo.


    • Acho a questão acerca da "correção" do termo um pouco infértil. Entretanto, defendo o uso do nome Dia do Trabalho e explico-me:
      Primeiramente, não procede a afirmação de que "se fosse dia do trabalho, terísmos que trabalhar". Em verdade, o feriado é justamente um dia em que paramos de trabalhar par pensar as condições e relações de trabalho. O dia do trabalho é um momento de reflexão sobre o trabalho. Entretanto, a visão atual sobre o trabalho, após tantos anos de alienação do trabalho, é de que se trate algo muito indigno, não merecedor de um dia para si. Essa visão, na minha opinião, é equivocada, vez que o Dia do Trabalho pretende justamente levar a uma reflexão sobre a dignidade do trabalho nos nossos tempos.
      Sobre Dia do Trabalhador, parece-me que ganhou impulso (mesmo não se tratando somente disso) com a demagogia reinante em toda parte atualmente. Dedicando um dia ao trabalhador - ainda mais a tratar-se de um feriado - ele sente-se valorizado e não questiona as condições a que está submetido. - 200.201.164.9 (discussão) 16h10min de 30 de abril de 2012 (UTC)
Independentemente do que possa pensar (e já que isto é uma enciclopédia lusófona), o nome oficial do feriado em Portugal é Dia do Trabalhador e em Moçambique é Dia Internacional dos Trabalhadores. Dia do Trabalho parece-me um anglicismo (Labor Day) Teixant (discussão) 18h23min de 30 de abril de 2012 (UTC)

Na verdade, tanto "Dia do Trabalhador" quanto "Dia do Trabalho são utilizados pelos brasileiros. O G1, por exemplo, fez vários artigos sobre o assunto hoje e usou os dois termos (Dia do Trabalho aqui e Dia do Trabalhador aqui). A UOL foi bem clara em sua matéria: "O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho é celebrado anualmente em 1º de maio em diversos lugares do mundo." G.M (discussão) 21h39min de 1 de maio de 2015 (UTC)

Reversões[editar código-fonte]

Amigo Antero de Quintal, porque reverteu os negritos que eu tirei e a protecção devido ao vandalismo recente? Dormindo Luís Angelo "Tuga1143 19h30min de 1 de maio de 2015 (UTC)

Os negritos deveram-se a ter reposto uma edição anterior, mas já corrigi manualmente. No entanto, não alterei a proteção. Quintal 19h34min de 1 de maio de 2015 (UTC)
Ah, já vi... obrigado amigo, e bom feriado! Luís Angelo "Tuga1143 19h38min de 1 de maio de 2015 (UTC)

Cartaz russo[editar código-fonte]

"Trabalhadores não têm nada a perder, mas suas correntes" não faz o menor sentido! Acredito que o correto seja "Trabalhadores não têm nada a perder, a não ser suas correntes" 177.193.16.195 (discussão) 20h59min de 1 de maio de 2015 (UTC)

Estás a reclamar da tradução literal ? Luiz F. Fritz (discussão) 21h01min de 1 de maio de 2015 (UTC)

Erro de português[editar código-fonte]

No tópico história, existe a seguinte frase: "tinha entre outras tinha entre outras, finalidade reivindicar". O t de tinha deveria estar em maiúscula e não deveria estar repetida.

== Existe diferença grande entre "Dia do Trabalhador" (pessoa) e "Dia do Trabalho (atividade). Pergunto: dia 1 de maio é dia da pessoa ou da atividade. Eu, de fato, não sei.