Discussão:Estados Unidos/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

EUA apoiam regimes ditatoriais

Gostaria de incluir informações sobre o apoio que os EUA deram a regimes ditatoriais por todo o mundo e especificamente na américa. Todos conhecem o caso Iran-Contras e é sabido que também deram suporte entre outros aos governos de Saddam Hussein, o Regime Militar no Brasil, na Nicarágua e em tantos outros momentos.

Apesar de vergonhosa essa informação não pode ser omitida por pressão de usuários norte-americanos, pois é amplamente documentada e tem relevante valor enciclopédico, principalmente tratando-se da versão portuguesa, pois alguns destes referidos fatos acabaram por moldar de certa forma a História do Brasil. Duarte.filho 11:56, 30 Agosto 2006 (UTC)

Existem dezenas de artigos que melhor podem tratar deste assunto nesta Wikipédia. --OS2Warp msg 22:02, 18 Agosto 2006 (UTC)

O seu argumento é no mínimo desonesto, então por quê voce apenas não refenciou esses artigos? Por quê você reverteu ao texto anterior, sendo que minhas contribuições foram além das questões sobre a ditadura? Ou será que realmente os índios americanos morreram por doenças ou o estado do Texas jamais pertenceu ao México? Vejo pelos seus interesses que você agiu de forma ideológica, eu apenas tentei acrescentar informações relevantes. Sou Brasileiro e amo esse meu país, sou humanista e tenho profunda admiração pelo povo americano e sua surpreendente capacidade de empreendimento, mas a verdade é a verdade, e uma enciclopédia é uma enciclopédia. Por favor, da proxima vez, tenha a dignidade de agir imparcialmente e respeitar as contribuições e trabalho alheios, pois se essa enciclopédia se tornar palco de disputas seu fim jamais será cumprido. Hoje a Wikipedia é referência bibliográfica de milhares de estudantes, eles tem o direito de conhecer (aonde for relevante) as informações pertinentes. Duarte.filho

Veja o artigo denominado Anos de chumbo. Ele contêm diversos links onde os EUA são várias vezes citados na sua ajuda ao regime militar brasileiro. O Japão praticou atrocidades na 2ª Guerra Mundial e isso não está escrito no artigo Japão. A Wikipédia possui diversos artigos onde já constam as informações que considere relevante. O artigo Brasil não cita as ações funestas do Regime Militar. Crie um artigo que trate sobre o caso Irã-Contras e depois insira um link na seção {{ver também}} de EUA. --OS2Warp msg 18:13, 30 Agosto 2006 (UTC)

Na minha opinião os EUA nunca pretaram, pois o que é ruim para eles, é bom para o Brasil o o terceiro mundo. Vladi. o comentário precedente não foi assinado por Vladi.pescador (discussão • contrib.) Leandro Martinez msg 17h16min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

A frase: "além de apoiar o regime militar no Brasil e apoiar a Guerrilha anti-comunista na Nicarágua" dá a entender que os EUA apoiaram somente o regime militar no Brasi. Em meu entendimento, a realidade ficaria melhor representada por: "além de apoiar regimes militares em diversos paises sul-americanos e a guerrilha anti-comunista na Nicarágua".--Dalvo - Brasil - MG - BH (discussão) 18h38min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Tem toda a razão, já corrigi. Se achar mais coisas a melhorar, não tem o menor problema de você mesmo ir corrigi-las. -Ramisses D/C 21h19min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

A informação do PIB está certa?

Esta é minha primeira intervenção no Wikipedia portanto perdoe qualquer gafe. Consta no artigo que o PIB americano é o segundo do mundo, porem tenho quase certeza que é o primeiro. Essa informação também é ratificada pela versão inglesa do Wikipedia. Gbiten 8 Jul 2004

Se estás certo disso é porque viste a informação nalgum sítio que te parece de confiança. É assim? Se sim, modifica o artigo (e, já agora, indica a fonte aqui, na dsicussão da página). Obrigado. A wikipédia está sempre à espera de ser rectificada, caso seja necessário... Manuel Anastácio 09:29, 8 Jul 2004 (UTC)

Aparentemente, a informação do segundo lugar veio da CIA. O primeiro lugar é do mundo :-). A tabela deve ter sido transposta de maneira automática, possivelmente utilizando um bot. --Patrick 11:17, 8 Jul 2004 (UTC)

  • De facto, os EUA é o país com o maior PIB, mas é o segundo maior quando se considera o conjunto de países que constitui a União Europeia. No entanto, considerando apenas os países que compôem a Zona Euro, os EUA ficam em primeiro lugar. Penso que será necessário incluir este esclarecimento algures. -- Rui Malheiro 11:50, 8 Jul 2004 (UTC)

Rui, sem querer criar polêmica, mas os artigos sobre países normalmente têm uma ligação para Lista de países por PIB e não para Lista de conjunto de países por PIB. O que não impede de registrar sua observação em Lista de países por PIB. --Patrick 12:19, 8 Jul 2004 (UTC)

Rui A União Europeia não é um país. Se a União Europeia for incluida nos rankings do PIB, porque não incluir a NAFTA? E porquê incluir nesse ranking países da União Europeia? JoaoMiranda 12:20, 8 Jul 2004 (UTC)

Não estou a argumentar, limitei-me a apresentar factos para se tomar uma decisão. Se consultarem o artigo sobre a União Europeia podem ver que esta é classificada como a primeira em termos de PIB mundial (ainda não traduzido, no artigo inglês indica que é primeira em 2004 e segunda em 2002). Por outro lado, no artigo inglês sobre PIB há uma referência a este assunto. Ultimamente tenho reparado que muitas listagens de PIB incluem os dados do conjunto da União Europeia e também os referentes À Zona Euro, pelo que apenas falta decidir o que que pratica aqui. É aqui que eu passo a bola a outro :) -- Rui Malheiro 13:29, 8 Jul 2004 (UTC) (bah, esqueco-me sempre de assinar)

Eu alterei o ranking para 1º, já que PIB do mundo não faz sentido no ranking e os blocos econômicos tornariam o rankink do PIB muito complexo. -- Gbiten 8 Jul 2004


Não sei, não quero saber, e tenho raiva de quem sabe...

Louisiana ou Loísiana? Qual o nome CORRETO deste estado?

Caros, em "Subdivisão" este artigo apresenta o nome de um dos estados dos EUA como sendo Loísiana, o que percebo estar errado, o correto seria Louisiana, certo? Há inclusive um interwiki apontando para Loísiana, e agora estou escrevendo outro artigo e gostaria de colocar um interwiki para este estado americano, devo fazê-lo para Louisiana? Ou talvez Luísiana é como se escreve este nome em Portugal? --Gervásio Santana de Freitas 18:41, 2 Fev 2005 (UTC)


Desambiguação

Esse é o caso arquetípico da desambiguação.

Embora existam outros significados para "Estados Unidos" (como "Estados Unidos do Brasil", "Estados Unidos do México", ou talvez uma banda de rock, uma cidade maranhense ou uma empresa da Barra da Tijuca que possa se chamar "Estados Unidos"), é mais do que razoável supor que a grande maioria das pessoas espera um artigo sobre os EUA quando digitam "Estados Unidos".

Desse modo, sigamos a instrução da própria wikipedia:

Disambiguation pages serve a single purpose: To let the reader choose between different pages that might reside under the same title.
Do not disambiguate, or add a link to a disambiguation page, if there is no risk of confusion. Ask yourself: When a reader enters this term and pushes "Go", would they expect to view any of the articles listed on the disambiguation page? Disambiguation pages are not search indices -- do not add links that merely contain part of the page title where there is no significant risk of confusion. (...)
"Primary topic" disambiguation: if one meaning is clearly predominant, it remains at "Mercury", the general title. The top of the article provides a link to the other meanings, or if there are a large number, to a page named "Mercury (disambiguation)". For example: the page Rome has a link at the top to a page named "Rome (disambiguation)" which lists other cities named Rome. The page Cream has a link to the page Cream (band) at the top.
"Disambiguated Primary topic" disambiguation: all articles are moved to distinct names. The "Mercury" page becomes a redirect to the one meaning that is clearly predominant. The top of the article provides a link to the page named "Mercury (disambiguation)". The "Mercury" redirect page can then be monitored using What links here for ambiguous inbound links. A change in the Primary topic is a simple redirect. For example: the page Fraction (mathematics) has a link at the top to a page named "Fraction (disambiguation)" which lists other kinds of fractions.

Assim, o correto é mover o artigo "Estados Unidos da América" para "Estados Unidos", e adicionar o link "Estados Unidos (desambiguação)" para os demais significados.

Evito o máximo o uso do "move" (pois perde-se o histórico de edições), mas nesse caso, seria a coisa certa a se fazer. No entanto, para evitar controvérsias, vou fazer provisoriamente uma solução "à francesa" (ver fr-États-Unis ):

  1. criar o artigo Estados Unidos (desambiguação) com o texto que estava no artigo Estados Unidos
  2. colocar o link para Estados Unidos (desambiguação) no Estados Unidos da América;
  3. redirecionar o link Estados Unidos para Estados Unidos da América

Mesmo assim, se alguém quiser fazer uma votação para adotar a solução "oficial", adotada pela wiki inglesa (feita nos artigos United States, California, Rome, poker - e pasmem, até Brazil) - acho que é a coisa certa a ser feita. Andre v 16:13, 10 Jun 2005 (UTC)

Ok, parece-me bem. Já não é a primeira vez que sinto necessidade de um {{desambiguação-redirect}} (XXXX redirects here. See YYY for disambig). -- Nuno Tavares 05:59, 11 Jun 2005 (UTC)

Essa desambiguação esta errada deveria jogar direto para uma pagina onde escolhemos o termo, tudo que se refere ao EUA cai na mesma pagina... quero direito de escolha!.

Cinema

Discordo fortemente da maneira com que a frase que diz que a imensa maioria da população mundial prefere os filmes dos Estados Unidos em detrimento dos filmes do próprio pais. Foi feito um censo com os habitantes globais para se chegar a essa conclusão? Talvez alguém queira contra-argumentar usando índices de entradas nos cinemas, o que seria no mínimo uma estruturação melhor, mas sabemos que muita gente assiste aos filmes dos EUA por não haver outra opção, fora o fato que deve se fazer saber da enorme máquina publicitária por trás de tais filmes.CQMerino 05:15, 21 Setembro 2005 (UTC)

Isso aê CQMerino! Concordo plenamente com vc!
Falow, SallesNeto_BR @ 13:42, 22 Janeiro 2006 (UTC)

rapaz eu vejo isso como programas para computador, so porque a maioria do mundo usa o windows, nao significa que todos prefiram o windows....apenas evidencia que o marketing dos outros nao é tao bom e alguns outros detalhes por tras do resto...

Desambiguação (de novo)

Apesar do que foi debatido no tópico sobre desambiguação (um pouco mais acima), foi desfeita a definição que havia originalmente e o artigo Estados Unidos voltou a ser o de desambiguação. Eu, sinceramente, acredito que a lógica apresentada anteriormente continua sendo válida (que Estados Unidos deveria levar direto para Estados Unidos da América e a desambiguação ficar em Estados Unidos (desambiguação)). A não ser que tenha havido alguma votação quanto a isso e eu não tenha visto, claro. Lucio Luiz 15:03, 10 Janeiro 2006 (UTC)

Proteger

Algum administrador poderia proteger esta página pois ela esta sendo alvo de sistemático vandalismo/edições parciais por parte do usuário Coco2. Campani discusssão 09:27, 12 Janeiro 2006 (UTC)

O ideal seria primeiro bloqueá-lo. Se o vandalismo/edições parciais continuar, aí sim seria ideal a proteção do artigo. Leslie Msg 14:04, 12 Janeiro 2006 (UTC)

Estado-unidense, mas qual o nome do país?

Li sobre este artigo e somado a um outro que já havia lido, poderemos entrar em uma outra discussão e enterdermos, talvez, porque não conseguimos definir o nome ideal para os oriundos dos EUA. Vejam que interessante. Os EUA é um país sem nome, ou seja, mesmo o nosso nome antigo "Estados Unidos do Brasil", havia aí o nome do país, Brasil, ou República Democrática do Congo, etc... Mas no caso dos "Estados Unidos da América" onde fica o nome do país? Se por acaso um dos 50 estados deixar de ser "unido", como ficará o nome do país? Parece absurda minha colocação, mas se procurarmos a fundo, veremos que o nome dados àquele que vem de lá, não tem um nome definido, daí a dificuldade de fechar questão. Abraço a todos. Gottschall, 26.01.2006

Olá Gottschall, vc não é o primeiro a fazer essa pergunta. No filme Eloge de l'Amour (Elogio ao Amor) de Jean-Luc Godard existe um diálogo bem interessante sobre esse "problema". Eu também não sei como chamá-los ;). Abraços, Luís Felipe Braga 13:54, 26 Janeiro 2006 (UTC)

O problema parece ser a coincidência entre o nome do continente e o nome do país (pela lógica deve ser "América"). Veja o comentário acima -- Mateus Hidalgo msg 00:15, 28 Janeiro 2006 (UTC)

"Coincidência" é um grande eufemismo, hein :)? O país vive se achando a própria América. Pra eles é a mesma coisa falar lá dentro "United States" e "America", fora os brasileiros imbecis que fazem isso daqui mesmo (vide novela da Globo :P)... --201.68.3.139 03:17, 12 Novembro 2006 (UTC)
  • Na minha opinião o mais correto seria estado-unidense ou estadunidense. Pelo menos muito melhor que "americano".

Pode ser o termo "americano" mais usado, mas estado-unidense ou estadunidense é muito mais justo. Eu odeio quando alguém diz que "vai para a 'América'", que "na 'América'" (referindo-se aos EUA). Há um artigo inclusive a respeito dessa controvérsia: http://es.wikipedia.org/wiki/El_uso_de_la_palabra_americana/o (castelhano) e *http://en.wikipedia.org/wiki/Use_of_the_word_American (inglês)

--201.51.241.216 15:15, 26 Novembro 2006 (UTC)

Acho que deveriamos criar um artigo só referente ao gentilico de la (ou gentalha rsrs), acho que estadunidense fica legal assim como em inglês unitedstadian.

  • A resposta disso tudo é óbvia: eles não têm nome. Chamemos eles de "estadunidense", que é bem prático (hífen é um tanto "confuso :P ). Nem é só a rede globo que usa "americano". Toda a imprensa ainda usa. Boa parte das pessoas também. Mas vejam essa frase curiosa da apresentadora Glória Maria (é essa né? A do fantástico):

- ''E agora vamos mostrar os brasileiros que sonham ser americanos''. Eu juro que fiquei parado alguns instantes pensando o que ela quis dizer. Só depois que eu me toquei... Triste Jumanji 01:19, 27 Abril 2007 (UTC)

Haaaaaa ta bom Jumanji... Claro que você não se deu conta de início, precisou pensar muito para entender. Conta outra agora. 189.6.160.78 21h19min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Tá bem, e qual é o problema de se confundir numa frase mal formulada? Jumanji 02h22min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)

Havaí

O Havaí está situado em que continente? Na América? Especificamente, na América do Norte? Então o texto do primeiro parágrafo está redundante.CQMerino 23:56, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

O estado fica no meio do mar pacifico. Como seria redundante?--Adamlorenz 17:52, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

A redundância existente já foi sanada.CQMerino 05:11, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

A nível/ Em nível

Em "Língua Oficial - Nenhuma A nivel federal" a frase está incorreta. A forma correta é "Nenhuma EM nível federal". Alternativas para substituir a locução quando tem o sentido de âmbito, instância, esfera, plano:

De acordo com a página abaixo:

http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=20&rv=Gramatica

Alternativas para substituir a locução quando tem o sentido de âmbito, instância, esfera, plano:

Criou um programa a nível de Estado e de município. [programa estadual e municipal / para o Estado e municípios /de âmbito/abrangência estadual e municipal]

A matéria que está sendo veiculada a nível nacional atinge toda a classe política. [A matéria que está sendo veiculada nacionalmente]


Deve-se no mínimo trocar a preposição a por em, como neste exemplo:

Leandro e Leonardo venderam mais de 20 milhões de discos, desde que começaram a fazer sucesso em nível nacional, no final dos anos 80.


Estão corretos, pois se trata realmente de um nível, um grau:

A primeira experiência brasileira de formação do professor primário em nível universitário se concretizou no IEUSP entre 1934 e 1938.

As pesquisas realizadas em nível de pós-graduação terão o aval do CNPq

Usuário:Scheridon 01:50, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

4° maior?

Aparecia que os Estados Unidos eram o 3° maior país do mundo, mas se analisarmos o tamanho da China, veremos que, na verdade, é o 4° maior, logo a China, o terceiro. Se não me engano, em um site do Governo Americano consta que os EUA seriam maior que a China. Se eu estiver incorreto, por favor, modifiquem o numeral ordinal de 4° para 3°.

filipux 0:24, 05 Março 2006 (UTC)

Estados Unidos é maior. China tem 9,596,960 sq km e EUA tem 9,631,418 sq km de área. Não esquece Alaska.--Adam (talk) 00:19, 11 Março 2006 (UTC)
É verdade: 1º Russia, 2º Canadá, 3º EUA, 4º China, 5º Brasil, 6º Austrália... (A Lista dos dez maiores países do mundo não contou com o Alasca). --Flavio Maia 16h32min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Dessa forma, modifiquem a mesma informação no artigo Geografia dos Estados Unidos. Lá consta que é o quarto maios país em extensão territorial. Até! Roberto (discussão) 19h38min de 21 de Maio de 2008 (UTC)

Gentílico

Os gentílicos "americano", "norte-americano", "estadunidense" e "ianque" são todos utilizados pela mídia e na Wikipédia de língua portuguesa, e não há um ou outro que seja mais correto que o outro (todos possuem entradas em diferentes dicionários de língua portuguesa - Aurélio, Larrousse, Wikcionário e Priberam.com - referentes aos Estados Unidos). Pode-se encontrar motivos a favor e contra o uso de todas elas, e não somente motivos a favor de uma e motivos contra todas as outras - ver o artigo "Use of the word American" da Wikipédia de língua inglesa.

Como os formatos mencionados acima são todos aceitos na Wikipédia de língua portuguesa, recomendar explicitamente que um dado gentílico evite ser usado é parcial, em qualquer artigo, mesmo em um artigo tratando exclusivamente sobre os gentílicos dos EUA - embora mostrar a controvérsia existente (isto é, motivos contra o uso do gentílico) em uma secção no artigo ou em um artigo à parte não seja. Leslie Msg 06:41, 22 Dezembro 2006 (UTC)

Coloquei uma referência para Uso da palavra americano/a no lugar das recomendações, e iniciei o artigo, tratando da controvérsia. Leslie Msg 08:52, 22 Dezembro 2006 (UTC)

Na verdade e competido. Depende se voce conta Taiwan como parte da China a China e maior, mas e muito perto.

Erro na seção de Esportes

Vem dizendo que não existe uma liga de futebol soccer nos EUA, eixste sim, a Major League Soccer criada em 1996 e pra onde vai David Beckham em julho desse ano. Aliás de acordo com este artigo pode-se dizer que as maiores ligas esportivas americanas são: NFL > MLB > NBA > NHL > MLS > AFL. Maxtremus 19:53, 6 Abril 2007 (UTC)

Americano vs Estadunidense


No livro "O Grande Jogo" do eminente geógrafo e historiador Demétrio Magnoli, explica o porquê da insistência de esquerdistas e neocomunistas querem mudar o nome. Transcrevo as palavras do historiador:

Capítulo 5 - A esquerda que fuzila: "..Eles eram americanos, foram rebaixados a norte-americanos e hoje não passam de estadunidenses. Os arautos do antiamericanismo querem extirpar a América do nome dos Estados Unidos, reuzindo-os `a descrição anódina do seu sistema federal. A privação do nome próprio equivale a uma eliminação simbólica do inimigo e funciona como prelúdio ideológico do extermínio prático, que permanece como ideal. América, ao contrário do que pensam os anti-americanos, é o nome legítimo dos Estados Unidos. A Revolução Americana instaurou a primeira república contemporânea e antecipou a Revolução Francesa. O princípio da igualdade política dos cidadãos, realizado na América, constrastava com o Antigo Regime, vigente na Europa na dinastias. A revolução bolivariana veio mais tarde, e tomou como seu modelo a república norte-americana. Os "Pais fundadores" enxergavam os Estados Unidos como portadores da missão de difundir a liberdade, esse conceito ainda contém as sementes cruzadistas que animam a política externa americana, mas não deixa de refletir a grande ruptura com o mundo dos privilégios de sangue que inaugurou a nossa era. De certo modo somos todos americanos."

Lembrei de uma coisa

Sabiam que o primeiro nome que os Estados Unidos (ou, a sua costa Atlântica) teve foi dado pelos portugueses? Chamava-se TERRA DE ESTÊVÃO GOMES.

Vejam bem...
Quem nasce no estado de São Paulo é paulista e quem nasce na cidade é paulistano ok?
então ao inves de americano, deveriam ser americanences, americarista, amerileiros,
americaleiros, americos ou coisas do tipo ¹²³WGR¹²³ o comentário precedente não foi assinado por ¹²³WGR¹²³ (discussão • contrib.) JSSX uai 22h05min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

São ou é?

Estados Unidos da América "É" um país. Apesar de apresentar plural no nome, pela presença de vários estados que juntos formam essa "federação", o país Estados Unidos é um substantivo masculino singular (não sei se esse nome é correto, mas acho que o ponto de vista ficou claro...). Sugiro a alteração de todas as frase "Os Estados Unidos são" para "Estados Unidos é"

Guilherme Massaro (discussão) 22h46min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

As duas formas são válidas, pelo menos é o que me ensinaram. Opinoso (discussão) 00h49min de 27 de Julho de 2008 (UTC)


== As duas são válidas, porém vale a pena observar que : nome proprio no plural = o verbo concorda com o artigo;se nao houver artigo o verbo fica no singular portanto o correto seria : Os Estados Unidos da America são. ou Estados Unidos da America é...

==

Estreito de Bering?

"A ocupação do território onde hoje estão os Estados Unidos, começa com a migração de humanos da Ásia, através do Estreito de Bering, num período indeterminado (estimativas variam de dez a quarenta mil anos atrás)."

Seria certo afirmar que os primeiros seres humanos chegaram à América(e aos Estados Unidos, conseqüentemente)pelo Estreito de Bering? Isso sempre foi uma teoria não comprovada e até onde eu sei pode cair por terra a qualquer momento. Aguardo um comentário, não vou mexer no artigo, ele está ótimo :) o comentário precedente não foi assinado por AlineAS (discussão • contrib.) JSSX uai 17h16min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Aline, suponho, se quiser pode colocar as outras teorias de que eles vieram de jangada ou a que eles vieram da Africa, sei lá como, só coloque Fontes fiáveis e siga o Livro de estilo. Boas edições. E não retire informações Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 17h50min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Tabela

O que houve com a tabela de apresentação? Tá destruída, países vizinhos sumiram, etc. Opinoso (discussão) 00h52min de 27 de Julho de 2008 (UTC)

No caso de {{{países_vizinhos}}}, é só inserir | países_vizinhos = na predefinição. Recuperei também as referências do OffsBlink (dois já está de bom tamanho), além de mudar o brasão de armas para .svg. -Ramisses (discussão) 02h24min de 27 de Julho de 2008 (UTC)
Ok, Obrigado! Opinoso (discussão) 03h19min de 27 de Julho de 2008 (UTC)


Problemas Sociais

Gostaria também de colocar alguns dados sociais dos EUA por ser um país desenvolvido mas muito peculiar com o restante dos outros desenvolvidos como por exemplo a questão histórica do racismo no sul do país por ter tido uma mão de obra escravista e depois de libertos surgiram a KKK.Também a respeito da concetração de renda e indice de pobreza pois falam do Brasil de seus problemas sociais e do restante da América,não podemos ser hipócritas e dizer que os EUA é diferente dos outros países da América sendo que historicamente e socialmente todos os países da América tem muito em comum.--Marcelo Emanoel (discussão) 03h20min de 16 de março de 2009 (UTC)