Discussão:Lampião (cangaceiro)/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parcialidade[editar código-fonte]

O artigo está tão cheio de adjetivos que eu começei a removê-los mas vi que a tarefa ia ser demorada e deixei para mais tarde. Melhor seria que alguém com conhecimento sobre esse personagem histórico fizesse isso. Não se cita as fontes. Isso é uma enciclópédia, não é lugar para ficar expressando opiniões.

Olá.. eu está tentando escrever uma artigo em no:Lampião e tô baseando em essa pagina, mas quando eu estava pesquisando mais eu vi que o primeiro parte dessa artigo é quase uma copia do sitio oficial.GRANDE DESCOBERTA! 99% DA WIKIPEDIA É PLÁGIO E mais, eu vi que o assunto do morte do pai do Lampião não é o que o Lampião conta.. veja aqui: "Lampião começou por identificar-se:

- Chamo-me Virgulino Ferreira da Silva e pertenço à humilde família Ferreira do Riacho de São Domingos, município de Vila Bela. Meu pai, por ser constantemente perseguido pela família Nogueira e em especial por Zé Saturnino, nossos vizinhos, resolveu retirar-se para o município de Águas Brancas, no estado de Alagoas. Nem por isso cessou a perseguição.

- Em Águas Brancas, foi meu pai, José Ferreira, barbaramente assassinado pelos Nogueira e Saturnino, no ano de 1917.

- Não confiando na ação da justiça pública, por que os assassinos contavam com a escandalosa proteção dos grandes, resolvi fazer justiça por minha conta própria, isto é, vingar a morte do meu progenitor. Não perdi tempo e resolutamente arrumei-me e enfrentei a luta. Não escolhi gente das famílias inimigas para matar, e efetivamente consegui dizimá-las consideravelmente."

Alguem? Stigmj 14:25, 1 Agosto 2006 (UTC)

De fato, Stigmj, o início, a partir do terceito parágrafo, era todo copiado. Retirei o trecho. Quanto à morte do pai, ainda vou olhar com mais calma. Ah, e só uma observação: pela qualidade do seu texto em português, creio que cabe pelo menos um pt-2 em lugar do humilde pt-1 que você usa em sa página na Wikipédia norueguesa. Arges 15:30, 1 Agosto 2006 (UTC)
Sobre á morte do pai; achei uma outro referencia que pode insinuar que a historia sobre os vizinhos é correto aqui. Essa site tá dissendo que fui a polícia que matou o pai, mas ainda reconhecem que Saturnino implicou com a família. Mais um site que não está dissendo quem matou ele, mas implicando os vizinhos. Aqui o pai fui morte por um delegado do polícia. Mas aqui ele fui morte por um sargento de nome José Lucena acompanhada de um delegado de nome Amarílio. Eu achei uma entrevista com a filha de Lampião aonde ela está dissendo que ele (José) fui morte por um volante sem motivo. Obrigado pela observação do meu nível. Stigmj 19:11, 1 Agosto 2006 (UTC)
Eu acho que essa é uma das melhores fontes sobre á morte do pai dele até agora.. mais como é que ele pode ser confirmada? Stigmj 10:25, 2 Agosto 2006 (UTC)

MORTE DE JOSE FERREIRA[editar código-fonte]

BOM DIA!! SOBRE O ASSUNTO DA MORTE DE JOSE FERREIRA PAI DE VIRGULINO FERREIRA (LAMPIÃO), PODE-SE DISSER QUE FOI TRAGICA, POR CONTA DAS MUDANÇAS FEITAS PELA FAMILIA A MÃO DE LAMPIÃO FALECEU E SEGUNDO DOCUMENTOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDO DO CANGAÇO 7 DIAS DEPOIS UMA FORÇA POLICIAL SOB O COMANDO DO TEN.LUCENA A MANDO DE ZÉ SATURNINO VAI ATE A CASA DOS FERREIRAS PARA PRENDER LAMPIÃO E SEUS IRMÃO SOB ACUSSAÇÃO DE SE JUNTAREM AO BANDO DOS PORCINOS, NÃO ENCONTRANDO OS IRMÃOS E UM POUCO NERVOSOS OS POLICIAIS EM ESPECIAL O DELEGADO MATA JOSE FERREIRA. VENDO QUE LAMPIÃO E TODA SUA FAMILIA ERA MUITA CATOLICA E A IGREJA CATOLICA TEM COMO COSTUME FAZER UMA MISSA DE SETIMO DIA E COMO OS DOCUMENTOS REVELAN QUE O PAI FOI MORTO SETE DIAS APOS A MORTE DA MÃE Á GRANDE POSSIBILIDADE DE OS IRMÃOS ESTAREM EM UMA MISSA OU CELEBRAÇÃO DE 7º DIA DA MORTE DA MÃO. Obs. SE VIRGULINO SOBREVIVESSE MAIS UNS 4 ANOS ELE TERIA FEITO MUITO ESTRAGOS, POIS FOI QUANDO EXPLODIU A SEGUNDA GRANDE GUERRA E AS ARMAS ERA NEGOCIADAS MAIS FACILMENTE NESSA EPOCA. ASS.MARCOS (PESQUISADOR AUTONOMO DOS SERTÕES.,#REDIRECT

Virgulino Lampião[editar código-fonte]

  • Muitas referências sobre documentos e entrevistas com pessoas que, direta ou indiretamente, tiveram participação na maioria dos fatos, constam do livro de Billy James Chandler, intitulado "Lampião, o Rei dos Cangaceiros".
  • Para alguns autores de livros sobre o cangaço, as cabeças dos onze cangaceiros foram enterradas no ano de 1970.
  • Na família de Lampião alguns assinavam Santos e outros Silva. Por esse motivo existe divergência entre os nomes de Virgulino e o de seu pai, José Ferreira dos Santos.
  • Arquivo Público de Maceió (AL): Anexo ao processo contra Antônio Matildes - Pacote M-10=E=2 (9 de maio de 1921 - Cartório de Água Branca, Alagoas), consta um documento que comprova a data da morte de José Ferreira, pai de Lampião (nota retirada do livro "Lampião, o Rei dos Cangaceiros", fls. 45 - Chandler, Billy James - Edição: Ano 1981).

Obs.: Lampião foi convocado pelo Governo Vargas para combater a Coluna Prestes e recebeu uma falsa patente de capitão.

Revisionismo[editar código-fonte]

"Guardadas as devidas proporções, após ter passado, praticamente, cento e cinqüenta anos da Revolução Francesa, os brasileiros retrocederam ao século XVIII, decepando cabeças como fizeram com Luís XVI e Maria Antonieta."

A frase acima contém um julgamento de valor, uma crítica, que não deveria estar presente num texto que deve apenas descrever fatos históricos com imparcialidade, isenção e de maneira mais neutra possível, e bem poderia ser retirada do texto.

Reportagem Os óculos de Lampião[editar código-fonte]

Encontrei um reportagem da revista Aventuras na História sobre Os óculos de Lampião e na versão on-line (clique aqui).--201.0.80.88 (discussão) 17h13min de 6 de junho de 2009 (UTC)

Incorreções[editar código-fonte]

Nunca ví tamanha diversidade de informações. Existem várias datas de nascimento - 7 de julho de 1898, 7 de junho de 1897, 4 de junho... - além de várias outras como essa história do pai dele, os filhos, etc. Não dá pra confiar em coisa alguma porque essas informações não estão apenas na wiki, mas em toda a literatura sobre Lampião que encontrei. Um fala uma coisa, outro jura que é outra e por aí vai. Renzo Grosso Parla ! 02h45min de 8 de setembro de 2010 (UTC)

Suspeita de Vandalismo[editar código-fonte]

Prestem atenção a palavra cangaçeiro, no início da página, está escrita errada.Nego verdura (discussão) 23h11min de 10 de setembro de 2011 (UTC)

Uma pena meu avô não ser mais vivo para contar as histórias que ele, criança pobre do interior de Alagoas, viu. Ou talvez seja melhor mesmo que ele não esteja mais presente para ver o homem que ele chamava de facínora e viu matar pessoas das maneiras mais cruéis, ser tratado atualmente como herói. Ele mesmo, pobre, nunca recebeu um tostão desses roubos dos ricos atribuídos a Lampião.

Parcialidades do artigo[editar código-fonte]

O artigo está mal escrito e possui diversos trechos parciais e inverídicos sobre o biografado como:

Tornou-se um mito em termos de disciplina. Seus métodos de comando eram certas vezes melhores ou idênticos aos do Exercito Brasileiro (EB) - que até hoje guarda em sigilo os registros a respeito das guerrilhas entre militares e o bando de Lampião. O bando chamava os militares do EB de "Macacos".

Para muitos ele é considerado um criminoso. Pudera, depois de desmoralizar o EB dentro do país de atuação das forças por mais de dez vezes, o militarismo o transformou perante a sociedade em um verdadeiro bandido. Adjetivos como ladrão, estuprador, assassino frio, cruel e traiçoeiro foram colocados em seu rótulo. Na verdade, a história é escrita por vencedores e, jamais se lerá ou ouvirá algum derrotado contando a versão própria dos fatos passados.''

No nordeste do Brasil, sua história é contada diferente de todos os outros Estados do País. Lá, Lampião é conhecido como o Robin Hood do agreste brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis da época do coronelismo brasileiro para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias com inúmeros filhos.

O economista Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, em especial, empreendeu muitos esforços para dar um sepultamento aos restos mortais dos cangaceiros e parar, de vez por todas, a macabra exibição pública*

  • Nota: segundo artigo publicado pela Revista O Cruzeiro (6 de junho de 1959), o Dr. Estácio de Lima, professor da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Direito e Diretor do Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues informava que As cabeças não estão expostas em público, nem sofrem qualquer desrespeito.

Um artigo sobre personagem importante de nossa história não pode conservar parágrafos de idolatria.Sorocabano 32 (discussão) 08h25min de 17 de dezembro de 2011 (UTC)

Data de nascimento[editar código-fonte]

Tentei lançar uma luz sobre o tema, visto que as fontes divergem e inclusive frequentemente citam esta divergência, tentei fazer um apanhado das principais datas: a oficial, a mais disseminada (do batsimo) e a supostamente dada por Lampião, além de uma explanação sobre o assunto.

Tem muito mais o que fazer pra esse artigo ficar razoável, ainda mais fazendo parte da Wikipédia:Lista dos 1000 artigos essenciais da Wikipeia lusófona... ZackTheJack msg 20h21min de 12 de janeiro de 2012 (UTC)

Proposta de renomeação do artigo (22 de janeiro de 2018)[editar código-fonte]

{{discordo}} Comentário: 0,99% das pesquisas são pelo nome "Virgulino", sendo que 0,099% sabem o nome completo para pesquisar. Além disso, se for renomear este, tem que renomear também:

PauloMSimoes (discussão) 01h36min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)

Por acaso leu a justificação da proposta? Não parece... O que é que tem a ver as pesquisas?? Isto não é um festival de popularidade. Lampião, para 99,9% dos lusófonos que não se interessa por cangaceiros não é uma pessoa, mas sim um objeto. E em Portugal pode também ser um adepto do Benfica... Não sei de onde vem esse hábito de ocupar títulos com temas cujo nome é uma derivação do tema original. Os exemplos que deu nada têm a ver, exceto dois, que são bons argumentos para que Lampião (lanterna) seja movido para Lampião. O Cartola, que é, e bem, Cartola (compositor), pois o artigo do objeto que lhe deu a alcunha ocupa o seu título: Cartola. Segundo a sua lógica, o artigo sobre o chapéu devia ser movido para "Cartola (chapéu)" para que o artista ocupasse o título. E Tiririca é desambiguação. --Stego (discussão) 02h51min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)

Entendi, Stego. Desculpe não ter avaliado pelo prisma "lusófono". Há algo nas regras que impeça um redirecionamento de "Lampião" para Lampião (desambiguação)? PauloMSimoes (discussão) 03h42min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)
muito bom ! @PauloMSimoes: não há nada que impeça, mas embora seja melhor do que a situação atual, parece-me absurdo, já que todas as ocorrência de "lampião" são derivadas do objeto, pelo que é ele quem deve ocupar o título. PS: acho que a "perspetiva lusófona" não é para aqui chamada, pois se este projeto fosse 100% brasileiro continuaria a não fazer sentido que o título estivesse ocupado por um nome derivado. --Stego (discussão) 12h06min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)
@Stego: se fosse 100% brasileiro, tenho certeza que a quase totalidade das consultas seriam por "Lampião (o cangaceiro)", assunto envolvido em muitos mistérios relativos ao personagem; "lampião (lamparina, candeeiro, etc)", é um objeto bem conhecido, mas não desperta curiosidade quase nenhuma. É apenas um objeto trivial, sem muito o que se pesquisar. Entre os dois, pelo menos aqui no Brasil, é mais do que óbvio que o título deve remeter à figura histórica. PauloMSimoes (discussão) 16h59min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)
@PauloMSimoes: não percebo porque "é mais do que óbvio que o título deve remeter à figura histórica". Não faz sentido a popularidade ou estatística de consultas ser critério, principalmente quando se trata de um caso em que há um tema do qual os outros tomaram o nome. Ou seja, o primordial é o lampião objeto, os outros são derivados. --Stego (discussão) 17h09min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)
@Stego: nem que o apelido dele fosse derivado do objeto "lampião", eu concordaria com você. PauloMSimoes (discussão) 17h19min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)

Concordo consoante ao problema que usar esse título aqui traz. Ele é famoso, verdade, mas apenas aos brasileiros. Não é celebérrimo o suficiente dentro e fora da lusofonia para justificar que o nome de objeto comum, que decerto deu origem a seu nome, fique preso nele. Se muito concordo que não seja usado para nenhum dos dois e se cria uma desambiguação.--Rena (discussão) 15h16min de 2 de março de 2018 (UTC)

Concordo; foi o objeto que deu nome ao cangaceiro, e não o contrário.-- Leon saudanha 14h39min de 3 de março de 2018 (UTC)

Então?--Rena (discussão) 12h35min de 6 de abril de 2018 (UTC)

Discordo renomear o artigo por conta de derivação do objeto é desatencioso, assim como desconsiderar os critérios de popularidade/estatísticas. Lá em cima há um redirecionamento para a desambiguação, é só usá-lo se você quer realmente ler sobre lampiões/candeeiros.comentário não assinado de 177.184.131.14 (discussão • contrib) 01h42min de 20 de abril de 2018 (UTC)


Comentário Ora, o nome mais conhecido desse cangaceiro era Lampião. Por que não movê-la para Lampião (cangaceiro) e deixar Lampião como redirect de Lamparina, tendo um {{{ver desambig}}} no início? Yanguas diz!-fiz 02h32min de 23 de abril de 2018 (UTC)

Concordo com proposta do colega Yanguas. Temos aqui uma "disputa" de notoriedade entre um objeto largamente utilizado no mundo (e tendo esta denominação nos países lusófonos), e o personagem histórico, cuja popularidade parece estar restrita principalmente aos brasileiros. Então, pela abrangência, a prioridade do título deveria ser ao objeto e não ao personagem que, como sugeriu o Yanguas, teria como título Lampião (cangaceiro). Mas a sugestão de redirect de "Lampião" para "Lamparina" me despertou uma dúvida: qual a diferença entre Lâmpada a óleo (que é redirect de "Lamparina") e Lampião (lanterna)? Não seria caso de uma fusão, já que parecem ser o mesmo objeto?--PauloMSimoes (discussão) 03h02min de 23 de abril de 2018 (UTC)
Feito; aplicada a proposta do Yanguas.-- Leon saudanha 16h58min de 29 de abril de 2018 (UTC)

Foto com identificação errada[editar código-fonte]

Com licença,na foto em que aparece,"Lampião, ao centro, e sua esposa, Maria Bonita, à direita, fotografados por Benjamin Abrahão Botto (1936)." Na foto em questão o personagem do centro não é o Lampião mas sim outro cangaçeiro de nome Luiz Pedro,peço que corrija por favor. MOURA SOUSA (discussão) 13h58min de 3 de junho de 2020 (UTC)

Se não apresentar fontes que comprove sua tese, não a erro na legenda. O "R" Aliado 01h11min de 4 de junho de 2020 (UTC)

SEPULTAMENTO[editar código-fonte]

O trecho sobre o sepultamento tardio é mera transcrição do último parágrafo da fonte, que por sua vez usa outras obras como referências e não fontes primárias. O projeto de lei informado não se converteu em lei, logo, não deu causa a entrega das cabeças às famílias, podendo, no máximo, ter ajudado a dar visibilidade ao caso. FelipeCallado (discussão) 12h54min de 26 de abril de 2022 (UTC)