Discussão:Música eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


fontes de referências[editar código-fonte]

pessoal apesar de concordar com o usuário leonardo stabile que verifcou e eliniminou VDA nesta página de discussão eu acho importante deixar a referência abaixo. outros usuários, certamente, poderão investigar alguns itens lá colocados e comparar, analogias e mesmo referenciar wikipedicamente...

vamos incrementar o artigo! alexandre abmac 02:37, 1 Janeiro 2007 (UTC)

música eletrônica no brasil[editar código-fonte]

estimado usuário leonardo stabile. parabéns pelo ***achado*** da imagem de música eletrônica em belo horizonte. existe algumas expressões musicais no brasil que recebem influências da música eletrônica, inclusive com no cenário da música pordo nordeste do brasil. precisamos refletir como inserir esta ***influência*** na música brasileira, assim como o rock, blues, country, etc... obviamente extensível a outras expressões musicais contemporêneas em portugal e demais países. aguardo seus comentários. alexandre abmac 22:17, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Não creio que o Brasil tenha influenciado tanto a música eletrônica mas caso existam exemplos eles devem ser citados sem dúvida. Isso difere bastante do rock por exemplo, que produziu bandas como Os Mutantes e Sepultura, referenciadas mundialmente em seus respectivos sub-gêneros. De qualquer forma, pelo que conheço temos uma pequena cena de drum and bass misturada com samba e bossa nova bastante interessante (artistas como Fernanda Porto e DJ Patife, além de remixagens de Seu Jorge). Penso que o DJ brasileiro mais conceituado é o Marky; ele com certeza será citado quando eu iniciar o texto sobre o drum and bass por ter renovado o estilo de forma bastante intensa pela Europa. O texto anterior sobre a música eletrônica no Brasil foi removido pois é muito genérico, não é exclusivo ao país. Atualmente quase todos os países ocidentais desenvolveram uma cena local amplamente baseada na cena européia, contando com DJs e VJs e com gravadoras especializadas. Sds, Leonardo Stabile msg 03:18, 7 Janeiro 2007 (UTC)
perfeito. Leonardo Stabile, concordo com vc plenamente...! o brasil não influenciou, mas alguns músicos podem ter sido influenciados sim. sua cultura musical contemporânea é fantástica. que tal transformar este seu parágrafo em um artigo...? eu supõo que dá. talvez mesmo até certa influência, mesmo que velada, mas há conteúdo em suas observações. vou pesquisar a respeito também e mesmo se podemos verificar em algumas outras influência da ME em expressões em outras partes no brasil. muito bom! alexandre abmac 07:52, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo - Acho estranha a afirmação do fato de que o Brasil não influenciou a Música Eletrônica, e não concordo com esta definição. o comentário precedente não foi assinado por Conta Secundaria Necssaria (discussão • contrib.)

O comentário acima está completamente sem contexto, ele diz respeito a uma edição específica que foi revertida. --Leonardo Stabile msg 07h48min de 3 de julho de 2009 (UTC)

Acho que seria também interessante a observação dos Djs que estão nessa exata década fazendo história com estilos próprios, o caso de Gui Boratto e o grupo Life is a Loop. Ambos apresentam um modo diferente do house, o primeiro seguindo uma vertente mais calma da musica eletronica, ja o segundo compondo junto à musica efeitos visuais extraordinários. Estes Djs tem se destacado e ganhado enorme visibilidade no cenário eletronico nacional, o que é de grande relevancia, visto que mesmo que o Brasil nao possua uma enorme gama de musicos influentes neste setor mundialmente, é notorio que este genero cada vez mais se faz intensamente presente na cultura brasileira, que o adere cada vez mais. Fato que embasa tal argumento é que o Brasil possui a terceira melhor balada do mundo, eleita pela Dj Mag, a mais bem conceituada revista de musica eletronica do mundo, a Green Valley, em Balneario Camboriu, que representa um dos polos brasileiros de musica eletronica. Em apresentaçoes no cenario nacional passam os melhores djs do mundo, como tiesto, david guetta, fatboy slim, armin van buuren,axwell, steve angelo, laidback luke, afrojack, etc. e se faz mister ressaltar que os djs brasileiros citados anteriormente estão sempre presentes junto às estes grandes nomes mundiais. Provavelmente em 10 anos o Brasil terá uma forte tendencia eletronica, pois o crescimento desse genero se da exponencialmente. por Danilo Borges Paulino.

referências e referências adicionais[editar código-fonte]

as referências são webreferências...? e as ***referências adicionais*** são as impressas em papel...? temos de cuidar disto pois podem (poderiam) ser ***notas*** também. alexandre abmac 12:53, 22 Janeiro 2007 (UTC) alexandre

As referências são as mencionadas no texto, as referências adicionais são as que não indicadas diretamente no texto mas utilizadas na construção do artigo. Confesso que ficou confuso mesmo, as referências nada mais são que notas mesmo. Leonardo Stabile msg 22:11, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Olá, artigo "Musica Eletrônica"[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Contato/Linha direta --Lgrave ? 16:32, 31 Março 2007 (UTC)

Olá, estava lendo o artigo sobre música eletronica contida na Wiki, http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_eletr%C3%B4nica, e achei que deveria modificar a parte do inicio pois ela poderia causar uma certa pendencia para o lado dos modernistas, então modifiquei e esta foi remodificada e voltada atrás de minhas modificações! Gostaria de saber o porque isto foi feito, levando em conta que a wiki é uma enciclopédia livre, para todos modificarem e acrescentarem coisas uteis. No caso este artigo não esta com certa imparcialidade que deveria conter, sou universitario do curso de música de uma universidade estadual paulista, durante nosso curso aprendemos a não desvalorizar novos movimentos mas também a dar valor aos antigos movimentos e pensamentos, temos uma lição de neutralidade e imparcialidade sobre a música e acho que seria importante conter este tipo de coisa em uma enciclopédia, para que os leitores não tenham influencias e possam tirar suas próprias conclusões.

Muito Obrigado, Felipe.

Parte deletada ou remodificada, qual havia adcionado ao artigo.

Embora muitas discordias, pois muitos musicos consideram a arte da música apenas aquelas que possam trazer sentimentos de uma forma não sistematica atravez de instrumentos musicais manipulados fisicamente, modificar as batidas do coração e acompanhalas trazendo emoção e vibração atravez do corpo e não apenas dos ouvidos, de uma forma que envolva a mente e o corpo humano tanto na criação como na apreciação.

Acho que seria importante adcionala corrigindo os erros de português que contém. o comentário precedente não foi assinado por 201.43.94.107 (discussão • contrib.) 16:11, 31 Março 2007

Olá Felipe, não fui eu que reverti sua edição no artigo, mas tentarei abordar essa questão. Realmente, para muitos estudiosos a "mecanização" de sons não constitui música, por mais inadequado que isso soe, tendo em vista que até o silêncio é considerado música. Da mesma forma, para muitos apreciar música se faz somente com os ouvidos. Concordo com tua passagem, ela está correta. Creio que o autor da reversão achou inadequado o local onde foi adicionada, logo na introdução. Geralmente a introdução recebe somente um resumo geral, críticas mais profundas são feitas mais adiante. Somente apagar sua passagem não me pareceu a melhor opção, portanto irei retorná-la ao texto com alguma contextualização. Se você puder indicar referências (textos, artigos ou livros) que também citam esse seu texto eu agradeço.
Quanto a introdução do artigo, interessante sua colocação. Escrevi a introdução e me considero mais modernista, mas não pensei que estava tão evidente no texto. Se possível, altere o texto para deixá-lo mais imparcial (no momento não consigo pensar como, eu até falei que as vertentes eruditas ainda existem hehe), lembrando que a introdução somente traz linhas gerais sobre o assunto. Sds, Leonardo Stabile msg 17:15, 31 Março 2007 (UTC)

Olá Leonardo, tudo bom? Minhas informações não possuem nenhuma fonte especifica da internet ou em algum livro porque foram comentários de um professor da univesidade onde estudo, achei interessante e resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto, por conta própria, o contexto geral do texto está muito bem feito! Na verdade, a única coisa que me pareceu parcial foi não ter citado isto, pois na verdade pelo que andei estudando e vendo aos meus redores, existem varios academicos ou estudantes que pensam deste jeito, não que seja o correto, a minha opnião sobre isso é bem contraria pois também me considero um modernista. Quando puder criarei uma conta aqui para poder ajudar o pessoal a postar artigos sobre música ou outros temas (apesar da minha péssima ortografia!), no momento me encontro super ocupado com provas e trabalhos, mas prometo que quando conseguir uma folguinha venho me cadastrar pra tentar ajudar de alguma forma o pessoal!

Um abraço! Felipe.

Retirada de ligação externa[editar código-fonte]

O editor que retirou a ligação externa duas vezes poderia se pronunciar justificando ? o comentário precedente não foi assinado por 201.73.55.246 (discussão • contrib.)

Fui eu o responsável. A ligação externa era para um fórum, o que é proibido pela comunidade. A Wikipédia é uma enciclopédia e não um repositório de links. Você pode obter mais informações em Wikipedia:Ligações externas. --Leonardo Stabile msg 23h35min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)