Discussão:Mao Tsé-Tung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O governo era do "Mao" (Mal)[editar código-fonte]

Engraçado por ser fatos históricos do início do século XX são escassos e muitos rejeitados por "falta de provas", Mao é um "herói".

Sabe qual a grande ironia? Só porque ele foi bem sucedido a batalha contra nacionalistas e sobreviveu os tempos remotos na China, que ele próprio causara, é cultuado devido a lavagem cerebral do "livro vermelho" e derrubou aqueles que fizeram críticas e opositores contra o governo dele.

Se vocês verem os artigos como Silvio Berlusconi e George W. Bush são alvos de críticas, mas o Mao não. Mao apenas deu a "mãozinha" para se safar desta. Aqueles que defendem o comunismo... Se mudem para oeste da China, Cuba e Coréia do Norte para ver o que é bom para tosse.

by Usuário Anônimo

Ditadura Maoísta[editar código-fonte]

Nenhuma citação sobre os milhões de mortos na ditadura Maoísta? Nenhuma citação que a campanha das 100 flores foi usada posteriormente para pereseguir críticos do partido? Nenhuma citação de que no final dos anos 60 o plano político de Mao se mostrou um dos maiores fracassos econômicos já vistos na história mundial?

Somente 100 flores nesse artigo.

--GuimlBR 16:08, 3 Julho 2005 (UTC)

Uai! Porque não colocas lá? Sabes algo sobre o assunto? Eu não sei... :-( 201.11.83.134 16:55, 3 Julho 2005 (UTC)

É verdade, por que não falar do Grande Salto à Frente, que empobreceu mais a ainda a China?

André A. 16:58, 11 Maio 2007 (UTC)

Não critique, Faça[editar código-fonte]

As críticas construtivas são bem vindas, aliás são bem vindas e necessárias.

A edição de textos é para todos aqueles que possuem informação sobre determinado assunto.

Para editar, basta seguir algumas regrinhas:

Portanto, em vez de criticar um artigo da forma como o fêz GuimlBR, não negue àqueles que precisam, os teus valiosos conhecimentos com dados e editados de tal forma que não firam o Wikipedia:Princípio da imparcialidade. Um abração, bom trabalho e mãos à massa!!! ;))Angeloleithold 22:25, 3 Julho 2005 (UTC)

Tirei a parte de que ele levou a china ao desenvolvimento[editar código-fonte]

No mínimo porque é duvidoso, apesar de eu achar que não.A China de hoje é uma potência devido a abertura ao capital externo combinada com a extrema ignorância do povo(baixo custo de mão de obra)(E isso é assunto de outro wiki).

Revisão[editar código-fonte]

O artigo está fraquíssimo. Fiz uma pequena revisão nele, porém ainda está longe de possuir qualidade... Lord MotaFala Faço 01h15min de 9 de março de 2012 (UTC)

Escrita e informações incorretas[editar código-fonte]

A legenda de uma das fotos do artigo mostra Mao, sua quarta esposa, e a filha, já grande, em 1940. Ora, Li Na nasceu em 1940. Então, a foto não pode ser de 1940. Mais: Quando o artigo fala em suas esposas, ao chegar a última, grafa o nome da filha como Li Na, mas, na legenda da referida, o nome muda, agora para Li Nah. Este é um problema do artigo inteiro. Em vez de escrever os nomes utilizando-se a fonética e as letras e combinações do português, já que se trata de um artigo em português, todos os nomes são escritos utilizando-se de letras e encontros consonantais que não existem quer em português, quer em mandarim (chinês). Tornando, sem necessidade alguma, mais difícil aos usuários da língua de Camões reconhecer-lhes a pronúncia, ainda que aproximada. Em determinado ponto, depois de enumerar uma série de acontecimentos, o texto diz que determinada pessoa, depois deles, "eventualmente", faleceu. Ora, isto não faz sentido algum em português. Em português, o mais comum seria dizer-se que, depois de tudo isto, depois de todos aqueles acontecimentos, a pessoa "acabou" morrendo, ou "por fim", morreu. Parece até uma tradução ruim a partir do inglês, já que, como todos sabem, "eventually", significa, justamente, "por fim", "finalmente" e não "eventualmente".

Obrigado pelos comentários pertinentes. Mas porque não edita o texto? A contribuição na wikipédia é aberta a todos e, desde que obviamente esteja correcta, a sua edição não será revertida. Polyethylen (discussão) 18h43min de 16 de novembro de 2012 (UTC)

Ditadores[editar código-fonte]

Quem lidera uma Ditadura é um ditador. Não conheço outra explicação tão clara para o termo. Assim, nada mais correto que incluir na [[:Categoria:Ditadores]] quem é ditador. Alex Pereirafalaê 13h29min de 13 de maio de 2013 (UTC)

Ver tópico em discussão para centralizar o debate. Polyethylen (discussão) 13h30min de 13 de maio de 2013 (UTC)